O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Campinarte Saúde / Saiba mais sobre a hanseníase

Doença infecciosa, a hanseníase causa deformidades na pele e nos nervos de braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. A transmissão ocorre pelo contato direto e prolongado entre as pessoas. O doente sem tratamento expele o bacilo ao tossir ou espirrar. Muitas pessoas podem ser infectadas, mas a maioria tem resistência ao bacilo. Ambientes fechados, com pouca ventilação e sem luz solar aumentam as chances de contaminação. A transmissão não ocorre durante contato breve entre as pessoas, como uma caminhada para a escola ou uma conversa no elevador.
A doença não faz distição de sexo ou idade. Os sintomas são manchas brancas, avermelhadas e marrons em qualquer parte do corpo, que ficam dormentes e sem sensibilidade ao calor, frio ou toque, principalmente nas mãos, costas, nádegas, pernas e pés. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos primeiros sinais pode levar de dois a cinco anos.
A hanseníase tem cura. O tratamento, de graça pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é a base de comprimidos. O paciente pode tomar os medicamentos diariamente em casa e procurar o médico uma vez por mês para acompanhamento. O tratamento dura de seis meses a um ano. Assim que começa a tomar os remédios, o doente para de transmitir a hanseníase. E não precisa se afastar do trabalho, nem do convívio familiar, e pode manter relações sexuais.
O diagnóstico é feito pelo médico por meio de exame clínico. Em casos raros, o profissional pode solicitar exames complementares. A identificação e o tratamento precoces são as melhores formas de combater a doença. Outra recomendação é que pessoas que vivem ou que moraram com pacientes de hanseníase procurem um médico.

Segundo país do mundo em casos de hanseníase, Brasil também precisa combater o preconceito

No Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase, celebrado no último domingo de janeiro, autoridades de saúde e organizações da sociedade civil se mobilizam pelo fim da discriminação das pessoas que têm a doença. Apesar de ter cura, muitos brasileiros ainda se escondem e deixam de procurar o tratamento, com medo de sofrer estigma dentro da família, entre os amigos ou no trabalho.

Campinarte Jornal / Bueiro explode no Porto do Rio e deixa um morto e dois feridos | Agência Brasil

Da Agência Brasil - Rio de Janeiro – A explosão em uma galeria de águas pluviais na zona portuária do Rio de Janeiro provocou a morte de um operário e deixou dois feridos, na manhã de hoje (30). Os três estavam trabalhando na soldagem de uma chapa de ferro perto do Armazém 30 do Porto do Rio, no Bairro do Caju, quando houve a explosão. A tampa do bueiro foi arremessada a cerca de 20 metros de altura. Com fraturas e queimaduras, os feridos foram levados para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro da cidade.
De acordo com o presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Jorge de Mello, havia muito óleo dentro da galeria onde ocorreu o acidente. Mello não descartou a hipótese de que um vazamento de combustível que ia para a Refinaria de Manguinhos (também no Rio) tenha atingido a rede de águas pluviais, uma vez que o produto encontrado na galeria apresentava odor muito parecido com o de óleo diesel.
“Nós tivemos durante a noite uma operação de derivados de petróleo para Manguinhos, mas a tubulação de Manguinhos não passa nessa região e a operação já terminou. Mas, de qualquer maneira, essa hipótese não está descartada. Pode, eventualmente, essa tubulação ter rompido em algum ponto e ter chegado até a galeria pluvial”, explicou.
O presidente da CDRJ informou ainda que as atividades no Terminal 30 estão suspensas para facilitar o trabalho de perícia da Polícia Civil e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Se for encontrado óleo em outras galerias do porto, o perómetro de interdição pode ser ampliado.
Edição: Vinicius Doria

Campinarte Fotos e Legendas / Polícia apura descarte irregular de ossada humana - Fotos: Edmilson Muniz

Após denúncia anônima à Secretaria de Meio Ambiente, a Guarda Municipal de Duque de Caxias registrou inquérito na quinta-feira, 26 de janeiro, na 60ª Delegacia de Polícia, de Campos Elíseos, contra o despejo irregular de ossos humanos no bairro Figueira. O material estava num terreno abandonado e foi recolhido pelo Corpo de Bombeiros e levado para o Instituto Médico Legal (IML). A Polícia Civil fará perícia no material.
Os agentes seguiram as pistas e apuraram que as embalagens pertencem a um tipo de caputino, que é comercializado no cemitério Memorial do Carmo, no Caju, localizado no município do Rio de Janeiro. A polícia poderá convocar a direção do cemitério Memorial do Carmo para apurar por que as ossadas foram jogadas na cidade e num local irregular.
FONTE / Antonio Pfister
Subsecretário de Comunicação (9158-3548, 7817-4068)
Prefeitura de Duque de Caxias
Telefones: 2676-2192/2378

Campinarte Saúde / Wando passa por cirurgia no coração e seu estado é grave


Wando foi internado no hospital Biocor, em Nova Lima (MG), na última sexta-feira (27). O cantor passou por uma angioplastia - cirurgia para desobstrução de artéria no coração - na instituição e está internado no Centro de Tratamento Intensivo.
Segundo a assessoria de imprensa do hospital, seu estado é grave e ele respira com ajuda de aparelhos.
Leia a íntegra do boletim médico:
"O paciente Vanderley Alves dos Reis foi internado no Hospital Biocor em 27/01/12 com problemas cardíacos graves.
Foi submetido à angioplastia coronariana em caráter de urgência para desobstrução das artérias do coração.
Encontra-se no momento em tratamento no Centro de Terapia Intensiva, sob efeito de sedativos e respira com ajuda de aparelhos.
Dra. Renata Costa Lana e Souza e Corpo Clínico que atende o paciente." (CONFIRA NA FONTE)

Campinarte Fotos e Legendas / Mestre Ciça prepara jovem diretora da 'Invocada' para ser uma mestra de bateria


Responsável pela bateria da Grande Rio ensina segredos para sua pupila
Foto: André Luiz Mello / Agência O Dia

Campinarte Jornal / Pastora gay Lanna Holder e sua companheira falam sobre seu ministério

“eu não preciso da igreja pra viver o que eu quero viver”


Lanna Holder falou recentemente da igreja inclusiva que lidera, a Cidade Refúgio, e explicou suas opiniões sobre a relação entre a Bíblia e a homossexualidade, em uma entrevista ao Gprime. Junto com sua companheira, Rosania Rocha, falou ainda sobre a visão teológica que as levou a abrir uma igreja que aceita a prática homossexual.
Lanna, que era reconhecida no meio pentecostal, começou falando sobre sua mudança de visão teológica, classificado por ela como disparate: “Esse disparate de visão, saindo de uma visão completamente fundamentalista e indo pra uma visão totalmente inclusiva, na realidade faz menção ao verdadeiro chamando no qual eu me encontro na atualidade”.
Sobre a forma que as igrejas tradicionais abordam a questão da homossexualidade Rosania disse que o assunto é “uma coisa que você tem que estar vivendo na sua pele, pra você conseguir administrar na vida de outra pessoa”. Ela afirmou ainda que os pastores não sabem lidar com o assunto.
Indagadas sobre os trechos da Bíblia que condenam o ato homossexual Lanna afirmou se tratar de uma interpretação fundamentalista e comparou a diferença de interpretação nesses casos com as diferenças que ocorrem na interpretação da grande tribulação.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Campinarte Fotos e Legendas / Novas arquibancadas do Maracanã começam a ser montadas

Segundo o governo do Rio, etapa foi antecipada em um mês (Foto: Divulgação / Governo do Rio de Janeiro)

Novas arquibancadas estão sendo montadas (Foto: Divulgação / Governo do Rio de Janeiro)


Novas arquibancadas estão sendo montadas (Foto: Divulgação / Governo do Rio de Janeiro)

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Campinarte Eventos / Lançamento do blog oficial da Feira Cultural e Artesanal de Santa Cruz da Serra

Feira Cultural e Artesanal de Santa Cruz da Serra: Lançamento do blog oficial...: Num descontraído “café da tarde” nessa quinta-feira (26/01/12), várias artesãs da Feira Cultural e Artesanal de Santa Cruz da Serra se reuni...

G1 - Prédio desaba parcialmente no Centro do Rio, diz prefeitura - notícias em Rio de Janeiro

Um prédio desabou parcialmente na noite desta quarta-feira (25), na Rua Treze de Maio, no Centro do Rio de Janeiro. Segundo informações do Centro de Operações da prefeitura, devido ao acidente, a Avenida Almirante Barroso, entre a Rua Senador Dantas e Avenida Rio Branco, está interditada em ambos os sentidos.
Segundo a Defesa Civil, há informações de vítimas, mas ainda não há um número de pessoas atingidas.
Equipes da prefeitura, do Quartel Central do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal e da Polícia Militar estão no local, que está isolado.
Muitos carros estacionados próximos ao prédio ficaram cobertos de escombros. Imagens mostram muita poeira no local.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Campinarte Fotos e Legendas / Notícias da Prefeitura de Duque de Caxias

Campinarte Fotos e Legendas / ...no céu, no mar, na terra...dane-se o povo!

Sem saída: dia de caos nos trilhos, no ar e no asfalto
Passageiros ficaram 40 minutos trancados no metrô, pico de energia afetou aeroporto e bloqueios deram um nó no trânsito no Centro

Campinarte Fotos e Legendas / Morre Zé Grande, a lenda da crônica policial

Morreu, nesta segunda-feira, aos 80 anos, o jornalista José Cortes dos Santos, o Zé Grande, que atuou no jornal O DIA por quase meio século. Ele morava em Miguel Pereira, na Região Serrana do Rio, e morreu de causas naturais.
Zé Grande era uma lenda do jornalismo policial brasileiro. Numa época em que não existiam celulares e computadores, Zé Grande, apelido dado pelo então governador do Rio Chagas Freitas, ligava a cobrar para a redação de um orelhão descascado, na Rua Gomes Freire, perto da Secretaria de Segurança, para dar o retorno, notícias fresquinhas que geralmente acabariam na primeira página de O DIA...SAIBA MAIS - CLIQUE AQUI

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

TV Campinarte / Canal Carnaval

Campinarte Fotos e Legendas / Moradores conhecem a tão sonhada casa própria

Num clima de muita emoção, os contemplados das 389 casas dos condomínios Santa Lúcia e Santa Helena, localizado em Santa Cruz da Serra, visitaram pela primeira vez os imóveis que eles serão donos. Antes da visita, os contemplados se reuniram no domingo, 22 de janeiro, no CIEP Henfil, em Parque Paulista, com membros da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias. Ao todo, foram três reuniões onde os futuros moradores das casas ficaram cientes de que, além da oportunidade da casa própria, eles estavam recebendo, também, toda a assistência necessária para que possam viver no local com qualidade de vida. A Prefeitura de Duque de Caxias, em parceria com várias secretarias, se comprometeu em orientar os contemplados no que diz respeito a serviços como encaminhamento a emprego, vaga em escolas e transporte nas proximidades.

Campinarte Fotos e Legendas / Procissão de São Sebastião reúne milhares de fiéis

Milhares de fiéis percorreram 12 ruas do Gramacho acompanhando a procissão
Mais de dois mil fiéis participaram na sexta-feira, 20 de janeiro, da procissão em homenagem a São Sebastião, organizado pela paróquia do Gramacho. Apesar do calor do final da tarde, os fiéis tendo à frente a imagem do santo e o padre Benedito Zanobia percorreram 12 ruas do bairro e por onde passavam os moradores que não aderiram à caminhada saudavam São Sebastião. O final de semana fechou a programação festiva. No sábado, 21, após a missa das 1h, foi feito um Tributo a Jesus, apresentado pela cantora Helena Mont. No domingo, no mesmo horário foi a vez da Família Andrade se apresentar. Durante a semana foram realizadas missas e novenas.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Campinarte Eventos / Esperança de Nova Campinas - Carnaval/2012 - Venha participar dos nossos ensaios

Serginho da Ilha / Jurema Gonzaga / Edson Brasil
A direção do Esperança de Nova Campinas (Presidente Jurema Gonzaga) tem o prazer de convidar toda comunidade de Nova Campinas e demais bairros vizinhos para os ensaios aos sábados (a partir das 22 horas) no Carícia Piscina Clube na Avenida A.
SAIBA MAIS - CLIQUE AQUI

sábado, 21 de janeiro de 2012

Campinarte Fotos e Legendas / Igreja de São Sebastião ganha estátua para o Dia do Padroeiro

Igreja de São Sebastião, localizada em Duque de Caxias, no bairro Gramacho, iniciou na véspera as comemorações do Dia do Padroeiro – o Dia de São Sebastião, 20 de janeiro. No último dia da novena – os nove dias anteriores ao evento, marcados com missas e ofertórios para a comemoração – a comunidade de paroquianos foi apresentada a nova estátua de São Sebastião. Confeccionada na Bahia, sobre as orientações das Irmãs do Apostolado Litúrgico, a estátua chegou antes do prazo previsto – no mês de agosto – a tempo de se tornar o destaque do Dia do Padroeiro deste ano.
O padre Benedito Zanobia falou sobre a história da igreja e os preparativos para seu cinquentenário. “Quando esta igreja começou, há 49 anos, ela era de madeira, localizada numa praça próxima daqui que hoje se chama Praça São Sebastião. Hoje, somos uma paróquia que reúne 17 igrejas e conta com mais paroquianos do que moradores de minha cidade natal, Araras, em São Paulo, que tem cerca de 100 mil habitantes. Começamos hoje a nos preparar para os nossos 50 anos”, declarou. SAIBA MAIS - CLIQUE AQUI

Campinarte Fotos e Legendas / Universidade Pública Municipal avança e concorre no COI

Aprovado em todas as visitas técnicas do Comitê Olímpico Internacional, o Campus Universitário Duque de Caxias, que está sendo construído em Santa Cruz da Serra, em parceria entre a Prefeitura e a Petrobras. A obra, acompanhada de perto pela Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais (FUNDEC), é aguardada com ansiedade pelos moradores da cidade. SAIBA MAIS - CLIQUE AQUI


quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Jornal Nacional - Justiça determina que garrafões de água mineral tenham data de validade

A água sem gás tem limite de um ano. Já a água com gás, de três meses, no máximo. Garrafas plásticas não devem ser reaproveitadas.
Os consumidores brasileiros devem ficar atentos. Empresas que não respeitavam a data de validade dos garrafões de água mineral foram derrotadas na Justiça e agora vão ter que aceitar as regras determinadas pelo órgão que regulamenta o setor...
“A partir de um ano podem alguns microorganismos naturais, da própria água, se desenvolver. Não há risco à saúde, mas ela vai perder aquelas características, o paladar que você já está acostumado com sua água”, explica a bioquímica Petra Sanchez.
“Se ficar, durante a lavagem, alguma bactéria ou alguma célula de algas, quando ela vai para o consumidor e o consumidor expõe à luz, essas bactérias se multiplicam e alteram completamente a qualidade do produto”, afirma a especialista Petra Sanchez. Ou seja, é preciso observar bem as datas de fabricação e vencimento do garrafão.
A água dentro deles também deve ter prazo de validade, estabelecido pelo engarrafador. Ele varia de 60 a 90 dias, com o vasilhame lacrado. Depois de aberto, a recomendação é consumir em duas semanas.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Campinarte Fotos e Legendas / Famílias carentes de Caxias recebem cartões do Renda Melhor

Num ginásio com cerca de 2 mil pessoas, o prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito, e o governador Sério Cabral entregaram os primeiros cartões dos programas Renda Melhor e Renda Melhor Jovem, que vão beneficiar 35 mil famílias de Duque de Caxias com uma verba de cerca de R$ 3 milhões. A solenidade aconteceu no Ginásio da Vila Olímpica da Secretaria de Esporte e Lazer e contou com a presença do vice-governador Luiz Fernando Pezão, da deputada federal Andreia Zito e do secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves.

Antonio Pfister
Subsecretário de Comunicação (9158-3548, 7817-4068)
Prefeitura de Duque de Caxias
Telefones: 2676-2192/2378
-- 
Nelson Soares
Prefeitura Municipal de Duque de Caxias
Secretaria de Comunicação e Eventos
nelson.soares08@gmail.com
Tels. 8407-2472 / 2676-2192 

Antônio Pfister
ajpfister@gmail.com
Tels. 2676-3434 / 9158-3548

Paulo Gomes
pgsjornalista@gmail.com
Tels. 2676-2192 / 8579-0998

Vinícius Marins
vinicius.marins1@gmail.com
Tel. 2676-8873 / 8787-2779

www.duquedecaxias.rj.gov.br 

domingo, 15 de janeiro de 2012

Campinarte Fotos e Legendas / Em Campo Grande, uma árvore caiu em um carro...

Campinarte Fotos e Legendas / Transatlântico encalha, vira e mata três na Itália

Itália - Os 53 brasileiros a bordo do Costa Concordia sobreviveram ao naufrágio do navio na noite de sexta-feira, informou a empresa Costa Cruzeiro. Pelo menos três pessoas morreram — dois turistas franceses e um tripulante peruano —, 40 ficaram feridas e 70 estão desaparecidas. <EM>O Costa Concordia se dirigia do porto de Civitavecchia em Savona, Itália, quando, às 21h30, bateu numa rocha, que abriu uma fenda de 70 metros em seu casco, encalhou sobre um banco de areia, próximo à Ilha de Giglio, e tombou. Os passageiros jantavam na hora. Leia

Campinarte Jornal / Esperança de Nova Campinas – Carnaval 2012

A responsável pelo Carnaval/2012 do Esperança de Nova Campinas é a carnavalesca Sandra Braganholo.
ESSE ANO O ESPERANÇA VEM CONTANDO AS LENDAS DE XANGÔ

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Campinarte Educação / CURSOS DA FAETEC LEVAM CANDIDATOS AO CVT DE SANTA CRUZ DA SERRA

Inscrições para cursos profissionalizantes terminam no dia 30 de janeiro

A abertura das inscrições para uma das 112.090 vagas nos cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), no dia 10 de janeiro, atraiu milhares de candidatos. As inscrições que terminam no dia 30 janeiro, podem ser feitas no site da fundação (www.faetec.rj.gov.br) ou em qualquer das unidades da Faetec Digital.
A dona de casa Michele Conceição de Pinho, 31 anos, moradora no bairro de Santa Cruz da Serra, preferiu fazer sua inscrição no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Santa Cruz da Serra, para concorrer a uma vaga no curso de Informática, oferecido naquela unidade.
“Como o site da Faetec estava sobrecarregado pela procura resolvi fazer a inscrição aqui no CVT. Quero fazer o curso de Informática e, quem sabe, conseguir um emprego na área. Moro perto daqui e seria ótimo poder ser sorteada” , conta.
Outra que também quer fazer o curso de Informática é Alessandra Conceição Pinho de Oliveira, 36 anos. “É importante ter uma qualificação. Por isso, aproveitei que estão abertas vagas para me inscrever. Nunca tinha tentado fazer a inscrição em um curso da Faetec, mas desta vez criei coragem e vim. Vamos esperar para ver se sou sorteada”, diz esperançosa.
Já o auxiliar de produção Júlio da Silva Sabino, 41 anos, sonha em fazer o curso de instalação elétrica predial. “Quero aprender mais uma profissão e este é o momento. Afinal, há um número grande de vagas sendo oferecidas”, explica.

Período de inscrição
As inscrições terminam no dia 30 e o sorteio das vagas, aberto ao público, ocorrerá no dia 31. A listagem será divulgada no site da Faetec no dia seguinte, 1º de fevereiro.
A matrícula, para os candidatos sorteados, será realizada de 1º a 17 de fevereiro. O início das aulas está marcado para o dia 27 de fevereiro. Até o dia 6 de março, haverá a reclassificação das vagas remanescentes.
A inscrição deve ser feita somente pela internet, no site www.faetec.rj.gov.br. Quem não tiver acesso à rede pode procurar qualquer unidade da Faetec Digital, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Monitores e funcionários irão auxiliar em todo o processo. É necessário estar com o CPF (do próprio candidato) e com o comprovante de residência para confirmar o CEP para efetivar a inscrição.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER O CVT INAUGURADO EM SANTA CRUZ DA SERRA


Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec)
Tel: (21) 2333-4126/4059 - site: www.faetec.rj.gov.br
e-mail: ascom.imprensa@faetec.rj.gov.br

Campinarte Fotos e Legendas / Duque de Caxias sediará Fórum dos Conselheiros Tutelares

Rolseli destacou a importância da reunião para a realização do Fórum

Texto: Ana Claudia e Nelson Soares / 
Fotos: Antônio Carlos Oliveira 

Representantes da Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro (ACETERJ), dos Conselhos Tutelares de Duque de Caxias e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) se reuniram, no dia 5 de janeiro, no Complexo de Assistência Social Juíza Olímpia Rosa Lemos, no Centenário, para discutir o Plano de Trabalho para a realização do 48º Fórum Estadual dos Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro, que será realizado em março. Leia mais

TV Campinarte - Cambada Mineira e a música de Mário Makaíba

Campinarte Fotos e Legendas / Prefeitura de Duque de Caxias recupera busto de ex-vereadores

Pichado por vândalos, o busto que homenageia o ex-vereador José Barreto na Praça da Mantiquira, em Xerém, foi recuperado nesta terça-feira, 10 de janeiro, pela Prefeitura. Uma equipe destacada pelo secretário municipal de Transporte e Serviços Públicos, Ronaldo Amichi, restaurou a imagem após mais de duas horas de trabalho. Outra ação foi realizada no terceiro distrito, no Parque Equitativa, em que homenageia o ex-vereador Tiba. (Texto: Paulo Gomes Fotos: Edmilson Muniz)

Campinarte Fotos e Legendas / Nove acusados por envolvimento com o jogo do bicho seguem foragidos

O contraventor Aniz Abraão David, o Anísio, 75 anos, presidente de honra da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis, foi preso nesta quarta-feira em Copacabana, Zona Sul. Ele e o policial civil que fazia sua escolta foram presos em flagrante por formação de quadrilha armada. Agentes da Corregedoria da Polícia Civil (Coinpol) prenderam Anísio com base em decisão do desembargador Paulo Rangel no processo que o bicheiro responde com outros 60 réus por contravenção e formação de quadrilha. Com os presos, a polícia apreendeu R$ 7 mil e 180 dólares. (Anísio era escoltado por policial civil quando foi preso | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia / Leia)

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Campinarte Fotos e Legendas / Chuvas no Rio provocam 15 mortes e deixam quase 12 mil fora de casa

Secretaria Estadual de Defesa Civil do Rio de Janeiro informou nesta terça-feira (10) que as chuvas que castigam as regiões norte e noroeste fluminense já provocaram 15 mortes confirmadas e deixaram mais de 11.650 pessoas fora da casa, das quais 8.608 desalojadas e 3.042 desabrigadas. Leia

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Campinarte Fotos e Legendas / Grande Rio ensaia na chuva com muito brilho

Texto: Nelson Soares / Fotos: Márcio Leandro - Nem mesmo a chuva que há dias atinge o estado impediu que uma multidão saisse às ruas para aprticipar do primeiro ensaio da escola de samba Academicos do Grande Rio, realizado neste domingo, dia 8 de janeiro, na Av. Brigadeiro Lima e Silva, na altura da Praça Humaitá, em Duque de Caxias. (A bateria da Grande Rio, como sempre, foi muito aplaudida pela população)
Sob a coordenação do diretor da agremiação, Milton Perácio, foliões e passistas deram uma prévia de como será o desfile da Grande Rio no carnaval deste ano, na Marquês do Sapucaí. 
(Nem mesmo o mau tempo tirou a alegria dos componentes da agremiação)
Para o diretor Milton Perácio, o tema deste ano traz a garra dos mais de quatro mil  componentes da Grande Rio, pessoas do povão, que estão mais do que preparados para conquistar o título do Carnaval 2012.
“Vamos fazer bonito e queremos vencer”, afirmou o diretor. Os ensaios na quadra, que já começaram, acontecem às terças-feiras, a parrtir das 21 horas, com portões abertos. Já os ensaiios técnicos na Marquês de Sapucaí serão realizados nos dias 22 de janeiro e 3 de fevereiro. (
Esta foi a abertura da série de desfiles que serão realizados em pontos distintos da cidade)

Campinarte Jornal / Saiba tudo sobre a Feira Cultural e Artesanal de Santa Cruz da Serra

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Campinarte Saúde / Associação alerta diabéticos sobre necessidade de cuidados com os pés

Carolina Gonçalves, Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro / Cerca de 20% dos casos de feridas nos pés de pessoas diabéticas podem evoluir para a amputação, segundo dados da Associação Médica de Podiatria Americana. A estimativa é que, anualmente, 42 mil pessoas nessas condições têm os membros inferiores amputados.
O problema que leva a esse tipo de cirurgia é conhecido entre os especialistas como pé de diabético. A doença pode afetar nervos e a circulação sanguínea e é caracterizada por feridas que não curam, inchaço local, dormência, falta de sensibilidade, ressecamento e cor azulada.
O presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), Guilherme Pitta, informou que o Brasil mantém as mesmas médias mundiais. Segundo ele, muitos casos de amputação poderiam ser evitados com o diagnóstico precoce e o tratamento adequado.
“Cerca de 50% dos diabéticos não são diagnosticados, prejudicando a prevenção das consequências da doença que englobam o pé diabético, a insuficiência renal com hemodiálise, um risco maior de infarto e até mesmo a cegueira”, alertou o especialista.
Desde o mês passado, a SBACV mantém em sua página na internet um link com um manual de atenção integral ao pé diabético. O texto, distribuído em 40 páginas, também foi entregue a profissionais envolvidos com o tratamento da doença, mas pode ser acessado por qualquer pessoa no endereço www.sbacv.com.br
O manual explica como prevenir lesões e orienta sobre exames e sintomas que devem ser considerados, como a perda da sensibilidade nos pés.
A entidade também está mantendo diálogo com o governo, por meio do Ministério da Saúde, para tentar implantar em toda a rede pública de saúde um programa de profilaxia da doença.
Levantamento apresentado por médicos da instituição mostrou que, no Rio de Janeiro, um programa semelhante, que funcionou entre 2002 e 2003, resultou na redução de 50% das amputações de coxas e pernas.
Edição: Graça Adjuto

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

domingo, 1 de janeiro de 2012

Campinarte Fotos e Legendas / Duque de Caxias - Feliz Ano Novo! Feliz 2012!

Em Duque de Caxias, o show de fogos durou cerca de 15 minutos   Foto: Thiago Lontra - (Todas as fotos Extra Online)



A Praça do Pacificador, em Caxias, ficou lotada   Foto: Thiago Lontra