O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Campinarte Fotos e Legendas / Ministra quer mudar Constituição para CNJ punir juízes corruptos

A corregedora nacional Eliana Calmon participa na CCJ do Senado de audiência pública para orientar a votação de proposta de emenda à Constituição que explicita e amplia as competências do CNJ e da Corregedoria Nacional de Justiça - Foto: José Cruz/Agência Brasil
Segundo Eliana Calmon, "todos sabem quem são os maus juízes", mas aqueles que agem corretamente se calam para não se indispor com os colegas. "A magistratura séria, decente, não pode ser misturada com meia dúzia de vagabundos que se infiltraram na magistratura." CLIQUE AQUI E LEIA MAIS

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Campinarte Jornal / “Nós somos jovens” estréia em Abril no Campinarte

Essa será a grande novidade do Campinarte, uma seção dedica ao público jovem.
O objetivo é facilitar o acesso às informações e oportunidades para a nossa juventude.
Essa seção é norteada por estudos e pesquisas relacionados às informações juvenis no Brasil, America Latina e o Mundo, realizados pela equipe do Campinarte Dicas e Fatos.
Essa nova seção oferecerá serviços específicos, disponibilizando links para organizações e parcerias, espaços de interatividade, notícias e oportunidades (trabalho, cursos, bolsas, programas).
Você pode contribuir enviando informações ou divulgando essa nossa proposta utilizando o Campinarte como referência para trabalhos e ações que envolvam Informação Juvenil.
Grato pela atenção – Huayrãn Ribeiro

Campinarte Jormal / Quem disse que ninguém protesta?


Protesto contra tarifa de ônibus causa confronto em Porto Alegre

Último Segundo - iG - 
protesto começou em frente ao colégio Júlio de Castilhos, no bairro Santana. Quando chegaram no prédio da prefeitura, os estudantes entraram em confronto com a polícia. Um dos manifestantes chegou a sofrer um ferimento na cabeça.

Protesto na internet reúne 5 mil pessoas

Correio do Estado - 
Mais de cinco mil pessoas participaram de um protesto nas redes sociais organizado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e pela Organização Terra de Direitos, nesta segunda-feira, contra a possível aprovação da proposta.

Protesto contra aumento de tarifa de ônibus deixa feridos no RS

Jornal do Brasil - 
Um grupo de cerca de 200 estudantes, militantes políticos e sindicalistas se reuniu no fim da tarde desta segunda-feira à frente da prefeitura de Porto Alegre para protestar contra o aumento da passagem de ônibus de R$ 2,70 para R$ 2,85.

Em protesto, moradores de Santo Amaro bloqueiam Viaduto João de Barros

JC OnLine - 
Moradores do bairro de Santo Amaro, Zona Norte do Recife, fecharam o trânsito na descida do Viaduto João de Barros, no sentido Olinda, na noite desta segunda-feira (27), para protestar contra a morte do ex-presidiário Jorge Antônio Romão, de 30 anos, ...

Manifestantes fazem protesto em Luís Eduardo Magalhães pela morte ...

Nova Fronteira - 
Amanhã, os sindicatos dos professores, dos funcionários públicos eo Conselho Comunitário de Apoio à Segurança farão outra passeata. Na quarta-feira, um grupo de acadêmicos de direito se reunirá na Praça da Matriz para também realizar um protesto.

Carroceiros realizam protesto contra projeto do Executivo

odiario.com - 
Carroceiros de Londrina vão realizar nesta terça-feira (28) um protesto na Concha Acústica, na região central, contra o projeto de lei de autoria do Executivo. A proposta cria normas para a circulação de carroças e charretes nas ruas da cidade.

Milhares dão as mãos em protesto contra Putin

BBC Brasil - 
Milhares de pessoas deram as mãos neste domingo em uma das principais ruas da capital russa, Moscou, em protestocontra Vladimir Putin, o candidato favorito para vencer as próximas eleições presidenciais do país. O atual premiê pode conquistar no...

Protestos nos postes contra a poluição visual

Diário do Nordeste - 
Um protesto em alguns pontes da Capital, especificamente nas avenidas Santos Dumont, Desembargador Moreira e adjacências, tem chamado a atenção de quem passa: cartazes de protestos contra a poluição visual nas vias de Fortaleza estão sendo colocados, ...

PM acusado de matar jovem é expulso de bairro por população revoltada

Correio da Bahia - 
Assim foi a mudança realizada no final da tarde de ontem pelo soldado da Polícia Militar Luís Silva Xavier, que morava na localidade do Brongo, no IAPI, depois que vizinhos fizeram um protesto, acusando o PM de ter cometido um homicídio na região.

Atriz de 'Xena' é presa após protesto ambiental de 77 horas em navio

Portal A Crítica - 
Eles foram indiciados por roubo, mas o Greenpeace insiste que nenhuma propriedade foi roubada ou danificada durante oprotesto. “Esse capítulo terminou, mas a história da batalha para salvar o Ártico apenas começou,” disse a atriz à publicação.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Campinarte Educação / Escola Vinde Meninos Com Classe nas Artes - 4ª ANIVERSÁRIO

As poderosas lentes do nosso Campinarte captaram sábado (25/02/2012), a inauguração do primeiro piso da Escola Vinde Meninos com Classe nas Artes em Irajá, Rio de Janeiro.
Saiba como foi o evento - clique aqui

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Campinarte Eventos / Esperança de Nova Campinas fica em 7.º Lugar no Grupo 3 (Blocos de Enredo)

Sandra Braganholo - Enredo Nota 10
O Esperança de Nova Campinas ficou em 7.º Lugar na classificação geral (Grupo 3) no desfile de blocos de enredo (Federação de Blocos Carnavalescos do Estado do Rio de Janeiro) realizado dia 18/02/12 na Cardoso de Moraes em Bonsucesso.
A agremiação perdeu 5 pontos importantíssimos simplesmente porque não desfilou com o número mínimo de componentes (250).

Veja as notas do Esperança:
BATERIA - 10
SAMBA ENREDO - 9
EVOLUÇÃO - 9
FANTASIA - 10
ABRE-ALAS - 9
ENREDO - 10
ESTANDARTE - 10 
MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA - 10
CRONOMETRAGEM - 5
N.º DE COMPONENTES - 130
CONCENTRAÇÃO - 5
BONIFICAÇÃO - 9

TOTAL DE PONTOS - 96
CLASSIFICAÇÃO - 7.º LUGAR

CLASSIFICAÇÃO GERAL DO GRUPO 3


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Campinarte Jornal / Unidos da Tijuca - A Grande Campeã do Carnaval/2012

Campinarte Jornal / Carlinhos [do Hot-dog] e Cristóvão Promoções garantem o Carnaval/2012 de Santa Cruz da Serra

Contrariando todas as expectativas do povão de Santa Cruz da Serra que dava como favas contadas de que não haveria Carnaval este ano no bairro [já que segundo informações] a prefeitura teria alegado falta de verba para a promoção dos festejos de Momo no município, Carlinhos do Hot-dog e Cristóvão, chamaram para si a responsabilidade de organizar aquele que foi considerado [pela própria Polícia Militar de Duque de Caxias] o Carnaval mais tranqüilo e mais organizado da cidade.

Com uma semana de antecedência, Carlinhos do Hot-dog e Cristóvão já estavam com tudo providenciado: papelada do Corpo de Bombeiro, 62.º DP, 15.º Batalhão, etc.
A organização declarou também que nem a entidade máxima do bairro (Associação de Moradores de Santa Cruz da Serra – ASCOM) teve o mínimo de participação nessa empreitada, ficando todas as providências e despesas do evento por conta dos organizadores e os barraqueiros.
Durante todas as noites desse Carnaval/2012, a Praça da Matriz ficou repleta de foliões de Santa Cruz da Serra e bairros vizinhos.
A organização ficou muito satisfeita com o resultado e não se cansava de elogiar o comportamento dos foliões, a colaboração dos ambulantes, o apoio do 15.º Batalhão de Polícia Militar de Duque de Caxias e o empenho de todos os profissionais contratados que não mediram esforços para que o Carnaval/2012 (na Praça da Matriz) em Santa Cruz da Serra mais uma vez se superasse mantendo a tradição do melhor Carnaval de Duque de Caxias. 

CLIQUE AQUI E ASSISTA O VÍDEO

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Campinarte Fotos e Legendas / Samba-enredo emociona: Portela volta a brilhar no Carnaval

Campinarte Jornal / Grupo dos 20 / Carnaval 2012

Pelo segundo ano consecutivo o Grupo dos 20 botou o seu bloco na rua.... 
Apesar do forte calor dia 19/02 [Domingo de Carnaval], a turma devidamente fantasiada depois de uma breve concentração na Avenida B em Nova Campinas, saiu pelas ruas do bairro mostrando que o bloco do Grupo dos 20 veio para ficar.... 


O GRUPO DOS 20 foi fundado no dia 20 de Julho de 2004... 
A idéia surgiu na festa de aniversário de um de seus fundadores (Waltinho, morador da Rua G) que comemorava cinqüenta anos... 
De lá pra cá, muitas reuniões, festas, futebol... 
Até que em 2011, o grupo resolveu botar o bloco na rua: mandou confeccionar camisas  e outras cosas mais... 
O que surpreendeu toda diretora do GRUPO DOS 20 foi o interesse da comunidade... 
Este é segundo desfile do Grupo dos 20 e esperamos muitos e muitos outros daqui pra frente...

Saiba como surgiu o “Grupo dos 20”
As poderosas lentes do nosso Observatório Comunitário captaram Domingo (27/02) o GRUPO DOS 20 que se prepara para o seu primeiro desfile carnavalesco na comunidade de Nova Campinas.
O GRUPO DOS 20 foi fundado no dia 20 de Julho de 2004. A idéia surgiu na festa de aniversário de um de seus fundadores (Waltinho [foto], morador da Rua G) que comemorava cinqüenta anos de vida. De lá pra cá, muitas reuniões, festas, futebol... até que agora, em 2011, o grupo resolveu botar o bloco na rua: mandou confeccionar camisas para brincar esse Carnaval, tem música própria e a organização não está medindo esforços para fazer bonito pelas ruas do bairro.
O que surpreendeu toda diretora do GRUPO DOS 20 foi o interesse da comunidade em adquirir a camisa oficial do GRUPO DOS 20 para o Carnaval 2011. Mais de 100 camisas foram vendidas em menos de uma semana, tem muita gente (ainda) querendo participar desse desfile e a diretoria já mandou providenciar a confecção de mais camisas.
O Observatório Comunitário conversou com um dos fundadores do GRUPO DOS 20 - Carlito do Sal – acompanhe na sonora (abaixo) um pouco da história do GRUPO DOS 20, confira: 

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Campinarte Jornal / Christiane Torloni vai desfilar pela escola de samba Grande Rio...


Christiane Torloni vai comemorar seu aniversário, neste sábado, 18, em clima de folia. A atriz demorou a decidir como festejar os 55 anos, mas acabou batendo o  martelo pelo tradicional baile de gala do hotel Copacabana Palace, no Rio.
Bem no estilo glamour de sua Tereza Cristina, de "Fina Estampa", Torloni já escolheu o figurino, um vestido assinado pelo badalado e saudoso estilista Markito. "Vou com este vestido em homenagem ao meu amigo", contou Torloni.

 Christiane Torloni vai desfilar no abre-alas da escola de samba carioca Grande Rio. A informação é do colunista Ancelmo Gois, do jornal "O Globo". (Foto: Alex Palarea/AgNews)

18 de fevereiro, dia das Artes e de recordar António Aleixo / AUTOR: JOANA TELES

O poeta António Aleixo nasceu a 18 de fevereiro de 1899. Hoje, recorda-se Aleixo e outros homens das artes: Mark Twain, porque neste dia lançou a primeira edição de ‘As Aventuras de Huckleberry Finn’. E recorda-se Yoko Ono e John Travolta, que também nasceram neste dia.
A história da Ciência diz-nos que a 18 de fevereiro de 1930 foi descoberto Plutão (o nono planeta do Sistema Solar), por Clyde Tombaugh.
No campo da política, regressa-se ao ano de 934, em que a Noruega promulga uma lei que concede às mulheres o direito de exercer quaisquer cargos oficiais do Estado e da Igreja. Em 1665, Portugal cede Bombaim, na Índia, aos ingleses.
No ano de 1841, é proclamada a República de El Salvador. A adesão de Grécia e Turquia à NATO ocorre também a 18 de fevereiro, mas em 1952. E 10 anos mais tarde é fundado o Partido Comunista do Brasil.
A Gâmbia torna-se independente do Reino Unido em 1965. No dia em que cai neve no deserto do Saara, em 1979, cerca de mil pessoas morrem num naufrágio no Caribe, em 1993.
De regresso às Artes, é lançada em 1885 a primeira edição de ‘As Aventuras de Huckleberry Finn’, de Mark Twain. Destaque ainda para um dos maiores concertos de música de todos os tempos: os ingleses Rolling Stones atuam no Rio de Janeiro, Brasil, perante cerca de 1,5 milhões de pessoas, que se juntaram na Praia de Copacabana.
Nasceram neste dia a Maria I, Rainha de Inglaterra (1516), Alessandro Volta, físico italiano (1745), António Alves Martins, político português (1808), Enzo Ferrari, ex-piloto e fundador da Ferrari (1898), António Aleixo, poeta português (1899), Hans Asperger, médico austríaco que aprofundou conhecimentos sobre o autismo (1906), Jack Palance, ator norte-americano (1919), Toni Morrison, escritora americana vencedora do Prémio Nobel da Literatura (1931), Yoko Ono, cantora e viúva do ex-Beatle John Lennon (1933), Bobby Robson, ex-treinador de futebol (1933), Paco Rabane, estilista (1934), Carlos Lopes, ex-atleta português (1947), Cybill Shepherd, atriz norte-americana (1950) e John Travolta, ator norte-americano (1954).
Morreram a 18 de fevereiro o Duque de Clarence, executado na Torre de Londres por afogamento num barril de vinho (1478), Martinho Lutero, teólogo alemão que desafiou a Igreja Católica ao divulgar, em 1517, teses contra os abusos e práticas do clero (1546). Morreu também Leonor de Áustria, rainha de Portugal e França (1558) e Robert Oppenheimer, físico americano e diretor do Projeto Manhattan (1967).

Aniversários famosos em 18 de Fevereiro

  • Maiara Walsh (1988)
  • Alessandro Volta (1745)
  • Shane Lyons (1988)
  • Vanna White (1957)
  • Edir Macedo (1945)
  • Douglas (1982)
  • Andrea Dromm (1941)
  • Cybill Shepherd (1950)
  • Mestre DeRose (1944)
  • Dr. Dre (1965)
  • Regina Spektor (1980)
  • Molly Ringwald (1968)
  • John Hughes (1950)
  • Helen Gurley Brown (1922)
  • Yoko Ono (1933)
  • Christiane Torloni (1957)
  • Bill Cullen (1920)
  • Sholem Aleichem (1859)
  • Priscila Fantin (1983)
  • Jillian Michaels (1974)
  • John Travolta (1954)
  • Toni Morrison (1931)
  • Milos Forman (1932)
  • George Kennedy (1925)
  • Gahan Wilson (1930)
  • Louis Comfort Tiffany (1848)
  • Matt Dillon (1964)
  • Enzo Ferrari (1898)
  • Jack Palance (1919)
  • Nikos Kazantzakis (1883)