O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

domingo, 29 de abril de 2012

Campinarte Educação / As mentiras convencionais de nossa educação

por Lincoln Secco (09/04/2012)
No final do século XIX o escritor Max Nordau publicou uma obra chamada As mentiras convencionais de nossa civilização. Uma adaptação deste título tão feliz pode ser feita para a educação brasileira a partir de duas notícias salvacionistas para a escola.
Primeira notícia: o Governo do Estado de São Paulo vai investir em lousas digitais. Dessa forma, afirmam os especialistas, o aluno terá mais interesse nas aulas. De acordo com as pesquisas sobre uso de tecnologia na educação (Folha de São Paulo, 5 de abril de 2012), a modernização tecnológica não melhora o aprendizado.
Segunda notícia: o governo paulista não está só. O MEC prometeu distribuir 600 mil tabletspara professores. Trata-se de uma prancheta eletrônica que permite acesso à internet, entre outras coisas (como desenhos, jogos e entretenimentos). É possível que a maioria dos professores sequer saiba o que é isto e talvez fosse mais fácil o governo ter usado o termo português “tablete”. Outra ideia do ministro da Educação (Veja, 19 de março de 2012) é alfabetizar as crianças mais cedo e aplicar uma prova aos oito anos de idade para observar seu grau de alfabetização.
Bem, escolhi duas notícias ao acaso já que todo mundo apresenta ideias para a escola. Mas a maioria delas está ancorada numa das mentiras convencionais desmentidas abaixo:
1. Não é verdade que alfabetização até os oito anos seja indispensável. Várias pesquisas (mas a história também) mostram que alfabetizar mais cedo pode até ser prejudicial e que é preferível brincar a estudar antes daquela idade. Cada criança tem um ritmo próprio de aprendizado e a escola deveria respeitar isso.
2. Não é verdade que tecnologia facilite o aprendizado por torná-lo mais atraente. Ninguém deseja que a escola volte aos padrões rígidos de um século atrás. Mas jogar pedra na casa do vizinho ou fazer sexo sempre será mais atraente do que fazer análise sintática ou resolver equações de segundo grau. A escola tem uma dimensão disciplinar inescapável e sem ela não podemos aprender.
3. Não é verdade que a escola pública era boa porque era para poucos e hoje é ruim porque atende a todos. Ela se tornou ruim porque o Estado preferiu investir somente na sua expansão física e passou a gastar proporcionalmente menos com professores e equipamentos tradicionais (livros, laboratórios, bibliotecas, piscinas e anfiteatros). Massificação com ampliação de recursos não seria problema algum. E de onde viriam os recursos? Bem, o Estado optou por construir Brasília, sustentar a corrupção da Ditadura Militar e gastar com pagamento de juros.
4. Não é verdade que a redução da idade de ingresso na escola atendeu critérios pedagógicos. Como as creches se tornaram um direito reivindicado pelas mães e custa mais barato abrir um turno na escola fundamental, os governos reduziram a demanda por creches fazendo as crianças saírem mais cedo delas.
5. Não é verdade que aumento salarial substancial não melhora a educação. O problema é que um professor carece de salário e status. A relação pedagógica é baseada principalmente na autoridade conferida ao docente pela avaliação, idade, conhecimento e respeito social. Como vivemos numa sociedade capitalista, é claro que a maior parte desses atributos depende da renda. Ou seja: do salário!
6. Não é verdade que o investimento dos governos em tecnologia educacional tenha por escopo melhorar a educação. Na verdade este tipo de investimento é adotado porque é mais barato eaparece mais.
7. Não é verdade que determinar novos conteúdos para o currículo escolar melhore a cidadania. Mas é verdade que pode piorar o estudo de conteúdos já tradicionais como Matemática, História ou Língua Portuguesa. O problema do trânsito, a religião, atividade sexual, prevenção de doenças, ecologia, direitos humanos, criminalidade, drogas etc., são sempre problemas que os políticos deixam para a escola resolver. Basta um congressista ter uma ideia e já temos uma nova obrigação para os professores. Perguntar se uma lei é exequível em função do orçamento é algo comum, mas ninguém se pergunta se os novos conteúdos obrigatórios “cabem” no currículo e no tempo de aula. É que todos esquecem que a educação não se dá apenas na escola. Só uma parte da educação juvenil é escolarizada porque na maior parte do tempo o aluno está submetido a outros educadores: amigos, família, polícia, deputados, más ou boas companhias, namorados etc. Por isso, pouco adianta ensinar ética se o Congresso Nacional perdoa seus parlamentares corrompidos.
É preciso dizer que a instituição escolar está em crise (como a família, as Forças Armadas, a Igreja e os partidos). As relações entre jovens e velhos, filhos e pais, chefes e subordinados mudaram. Impotentes, todos esperam que a escola seja a única a resolver uma crise civilizacional. É possível que a escola não exista mais num futuro longínquo. Afinal, a escolarização em massa é muito recente na história.
Mas por enquanto precisaremos dela. Quando um ministro diz que os alunos estão no século XXI e a escola no século XIX, esquece que em alguns lugares (como o Brasil) nós passamos diretamente de um país ágrafo para outro que assiste televisão e manipula ícones no computador. Não tivemos (como no Velho Mundo) a fase do livro e da leitura. Ainda precisamos um pouco de século XIX: professores respeitados, giz, quadro negro, alunos na sala de aula e livros à mão cheia.

sábado, 28 de abril de 2012

Campinarte Jornal / FIM DA IMUNIDADE TRIBUTÁRIA RELIGIOSA

Dai A César O Que É De Cesar
Então, retirando-se os fariseus, projetaram entre si comprometê-lo no que falasse. E enviaram-lhe seus discípulos, juntamente com os herodianos, que lhe disseram: Mestre, sabemos que és verdadeiro, e não se te dá de ninguém, porque não levas em conta a pessoa dos homens; dize-nos, pois, qual é o teu parecer: é lícito dar tributo a César ou não? Porém Jesus, conhecendo a sua malícia, disse-lhes: Por que me tentais, hipócritas? Mostrai-me cá a moeda do censo. E eles lhes apresentaram um dinheiro. E Jesus lhes disse: De quem é esta imagem e inscrição? Responderam-lhe eles: De César. Então lhes disse Jesus: Pois daí a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. E quando ouviram isto, admiraram-se, e deixando-o se retiraram. (Mateus, XXII: 15-22; Marcos, XII: 13-17)... 

 - Esta máxima: “Daí a César o que é de César” não deve ser entendida de maneira restritiva e absoluta. Como todos os ensinamentos de Jesus, é um princípio geral, resumido numa forma prática e usual, e deduzido de uma circunstância particular. Esse princípio é uma conseqüência daquele que manda agir com os outros como quereríamos que os outros agissem conosco. Condena todo prejuízo moral e material causado aos outros, toda violação dos seus interesses, e prescreve o respeito aos direitos de cada um, como cada um deseja ver os seus respeitados. Estende-se ao cumprimento dos deveres contraídos para com a família, a sociedade, a autoridade, bem como para os indivíduos.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Campinarte Jornal / Morre, aos 66 anos, o sambista Dicró - O Globo


Nascido em Mesquita, em 14 de fevereiro de 1946, Carlos Roberto de Oliveira, o Dicró, se especializou em sambas satíricos e com letras de duplo sentido, que retratavam de forma irônica o dia a dia do subúrbio e da Baixada.
Filho de uma conhecida mãe de santo da região, passou a infância na favela do bairro do Jacutinga. Seu apelido vem do tempo em que integrava a ala de compositores de um bloco de Nilópolis: ele assinava as músicas com as iniciais do nome C.R.O. Com o tempo, “De C.R.O.” virou Dicró.
Junto com Moreira da Silva e Bezerra da Silva, foi um dos principais sambistas da linha humorística. São dele títulos como “A vaca da minha sogra”, “Botei minha nega no seguro”, “Funeral do Ricardão” , “Olha a rima” e “Chatuba”.
O enterro de Dicró será nesta quinta-feira às 14h, no Cemitério Jardim da Saudade, em Mesquita.

domingo, 22 de abril de 2012

Campinarte - Huayrãn Ribeiro / Calma Violência

Os moradores de comunidades carentes do Rio de Janeiro vivem sob uma pressão terrível. De um lado são vítimas de agressões freqüentes devido ao domínio do crime organizado, de outro sofrem as conseqüências de sucessivas incursões policiais que trazem sempre a violência e a discriminação racial e social contra inocentes.

O comércio ilegal de drogas é um negócio capitalista, internacional e muito lucrativo. A venda das drogas chamadas de ilícitas tem por trás grandes empresários, policiais, políticos, membros do judiciário, enfim, uma grande empresa cujas ramificações são dentro do próprio Estado.
Para os trabalhadores e o povo pobre, o crime organizado não é nenhuma alternativa de uma vida melhor. Entretanto, para de fato acabar com o tráfico ilegal não basta invadir favelas, é necessário a prisão e confisco dos bens daqueles que patrocinam este comércio, dos corruptos e corruptores.
Propomos que o Estado ocupe estas comunidades com políticas públicas gratuitas e de qualidade. O que estas populações precisam é de empregos, saúde, educação, habitação e saneamento básico. Não precisam da presença da polícia e das forças armadas de um estado que não defende ou garante seus direitos.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Campinarte Educação / Alerj aprova incorporação integral do Nova Escola, mas derruba emenda que concede 36% de reajuste


Alerj aprova incorporação integral do Nova Escola, mas derruba emenda que concede 36% de reajuste

A Assembleia Legislativa aprovou no início da noite desta terça (dia 17) o projeto de Lei nº 1.423, que incorpora as duas parcelas restantes da gratificação “Nova Escola” nos salários dos profissionais das escolas estaduais. Esta incorporação faz parte da pauta de reivindicações da educação e sua implementação é uma conquista da categoria, que luta por ela desde 2009, quando o governador Cabral aprovou uma lei que criou a incorporação da gratificação em parcelas anuais, a “perder de vista”, como brincava a categoria, com a previsão para terminar de ser incorporada apenas em 2015.

Graça à mobilização da educação, que ano passado realizou uma greve de mais de 60 dias, a gratificação será paga integralmente a partir de maio, como está anunciado no site da Assembleia Legislativa: “os reajustes concedidos terão efeito a contar de maio, assim como a antecipação das duas últimas parcelas da incorporação da gratificação do Nova Escola – referentes aos meses de julho de 2012 e 2013”.

Não há dúvida de que a luta dos profissionais de educação, que realizaram pelo menos duas grandes greves no período, foi fundamental para que a gratificação Nova Escola tenha sido incorporada hoje.

No entanto, a Alerj não aprovou a emenda que continha a proposta de reajuste salarial de 36% para toda a educação, um dos itens da campanha salarial da educação. Foi aprovada uma emenda da bancada do governo de reajuste de 4,5% para a Faetec, Degase, funcionários da Secretaria de Cultura e funcionários administrativos da Secretaria de Educação - os professores ficaram de fora deste reajuste, o que pode configurar que o setor terá 0% de reajuste este ano.

O reajuste de 4,5% dos funcionários administrativos, que não receberão mais nenhuma parcela do Nova Escola em 2012, diferentemente dos professores, que ainda têm duas parcelas a receber, apesar de muito rebaixado, também reflete a pressão da categoria e do Sepe para que este segmento não ficasse sem reajuste. Mas, como dissemos, ainda é muito pouco - os 4,5% nem recuperam a inflação do período!

A categoria não vai aceitar um índice zero de reajuste este ano para os professores, já que a incorporação do Nova Escola não é um reajuste, como o governo vem alardeando. Também não podemos aceitar este índice tão rebaixado para os funcionários. Desta forma, nesta quinta-feira, dia 19, os profissionais de educação da rede estadual vão paralisar suas atividades por 24 horas, com assembleia às 14h na ABI. O Sepe convoca a categoria a comparecer! Não aceitaremos zero por cento de reajuste!

Redemunicipal de Nova Iguaçu fará paralisação de 24 horas no dia 18 de abril

O Sepe Nova Iguaçu convoca os profissionais da rede municipal para a paralisação de 24 horas no dia 18 de abril (quinta-feira). Neste dia, a categoria realiza uma assembleia geral, às 8h30m, na Associação Médica de Nova Iguaçu (Rua Venina Correa, 140, Centro, próximo ao prédio da UNIMED).

Criminalização dos movimentos sociais: Professor é condenado por apoio à ato de Sem-Teto

O professor Filipe Proença, da rede estadual e do GEP, foi condenado por participar do ato de apoio à Ocupação Sem-teto Guerreiros Urbanos em dezembro de 2010, que foi violentamente despejada. O professor ainda pode recorrer, mas conhecendo as limitações do Poder Judiciário e a disposição dos governos e autoridades para criminalizar os movimentos sociais, é necessária a mobilização de todos para impedir que seja cometida mais uma injustiça contra aqueles que ousam lutar contra a arbitrariedade e a violência contra os direitos dos cidadãos.

Ultimamente, as medidas judiciais e repressoras do Estado estão cada vez piores: na mesma semana da condenação do professor, o advogado das ocupações André de Paula também foi condenado a pagar uma indenização de mais de mil reais. Em breve estará valendo a "lei do terrorismo" para o Rio+20 e a Copa que proíbe qualquer manifestação ou greve com penas absurdas. O número de remoções aumenta junto com a repressão policial, os casos não são poucos, Pinheirinho (São Paulo), a repressão no ato contra os militares, entre muitos outros.

Entrevista - Absalão Freire fala sobre informação incorreta e propaganda enganosa

O Campinarte entrevistou (em 2008 - vale a pena ler de novo) Absalão Freire de Alencar, Sindicalista e Ex-militante do Movimento de Emancipação do Proletariado.
(Obs: Campinarte Dicas e Fatos é um informativo comunitário fundado em 27/09/1996 - Nova Campinas - Duque de Caxias - Rio de Janeiro)

As informações incorretas e a propaganda enganosa têm levado muitas pessoas a um beco sem saída. A publicidade agressiva deslumbra muitos pobres, fazendo-os crer que através da jogatina (por exemplo), vão se livrar da pobreza. Muitas igrejas prometem aos crentes recompensas imediatas pelas suas contribuições financeiras e os políticos, principalmente esses, sabem muito bem usar e abusar dessa mesma tática quando em época de eleição.

Campinarte: O povo demonstra pouco (ou quase nenhum) interesse pela informação. Como despertar o interesse da população pela informação?
Absalão: É dar informação correta. Sabemos que isso não é de agora, temos 500 anos de informação totalmente incorreta. E a maneira de dar informação correta, de fazer com que o povo tenha interesse pela informação é justamente democratizando as informações.

Campinarte: As Associações de Moradores, não teriam aí uma parcela de culpa por esse desinteresse das comunidades pela informação?
Absalão: É claro que sim! A culpa é quase que total. Até porque os seus dirigentes quando fundam uma associação ou quando vão para a direção de uma associação de moradores eles também não tem interesse em passar informações corretas, porque eles têm interesse, isso sim, é de se auto promover, de sair o próximo candidato a vereador ou usar aquilo para ganhar dinheiro, para tomar dinheiro de algum político qualquer. A mentira dita e repetida não desmentida por alguém, principalmente pelos dirigentes, passa a ser verdade.

Campinarte: Qual deveria ser o papel dos partidos políticos no que diz respeito à informação?
Absalão: O papel dos partidos políticos deveria ser politizar. Só que infelizmente os partidos políticos no Brasil foram quase todos formados de cima para baixo. Apenas três foram formados de baixo para cima, mas assim mesmo no decorrer dos tempos perderam suas características: PC, Pc do B e PT. Só que hoje todos os partidos políticos se tornaram totalmente fisiológicos, para eles o que interessa é arrumar dinheiro em cima disso. A própria militância desses partidos, não tem nenhuma informação sobre o que existe dentro dos partidos, não sabem nem como é que o partido arrecada, de onde vem o fundo partidário, (nós sabemos que existe um fundo partidário que todo partido tem direito), mas pergunte a esses militantes, que praticamente são a vida desses partidos, o que existe por dentro dos partidos. Só os cabeças sabem o que existe por dentro desses partidos.

Campinarte: As pequenas e médias empresas de comunicação recebem o devido apoio?
Absalão: Não existe apoio nenhum apesar da grande propaganda, da fantasia que fazem. Pequenas e médias empresas de comunicação estão aí apenas para dar respaldo às grandes para fazer com que as grandes ganhem, recebam e mais nada. Se as pequenas e médias empresas de comunicação tiverem apoio, as grandes empresas não vão poder mais manipular o povo.

Campinarte: Muitas informações incorretas são passadas para o povo, principalmente em época de campanha. Quais os cuidados que o povo tem que tomar para não cair nessa armadilha?
Absalão: É buscando informação, estudando, lendo bastante para saber a origem principalmente dessas empresas. No caso específico dos sindicatos: a grande maioria de trabalhadores desse país pensa que os sindicatos foram criados para ajudá los. Os sindicatos foram criados para controlar e manipular. O sistema sindical brasileiro é fascista. A própria legislação trabalhista brasileira tem como modelo a carta de Mussolini. O primeiro sindicato surgiu na Inglaterra regulamentando o trabalho mas, para garantir os direitos do patrão, dos trabalhadores não.

Campinarte: Se por um acaso um desses veículos estiver vinculado a qualquer órgão público (municipal, estadual ou federal), ou sendo custeado por algum político, ou qualquer segmento, ele não corre o risco de fazer exatamente como a grande mídia: levar um volume imenso de informações desnecessárias e/ou incorretas; superficiais, enganosas?
Absalão: No meu entender se algum veículo de comunicação comunitário estiver vinculado a qualquer político ou órgão público, deixa de ser comunitário.

Campinarte: Como o senhor vê o fato de o povo escolher um dirigente com base na plataforma defendida na campanha, e esse líder impor uma política contrária à prometida?
Isso também seria conseqüência da informação incorreta e da propaganda enganosa?
Absalão: Sim. Esses dirigentes que defendem uma coisa no palanque, nunca falam a verdade, porque já estão comprometidos com grandes bancos, grandes empresas que financiam suas campanhas. Por isso é muito importante ter cuidado com as informações.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Campinarte Jornal / Os Três Patetas e uma história sem sorrisos

A história dos Três Patetas tem uma área escura. Nos bastidores do sucesso se esconde a vida sofrida dos protagonistas, que jamais foram reconhecidos enquanto vivos, foram explorados e jogados fora pelos Estúdios Columbia. A supervivência do trabalho deles só faz maior o hiato entre o que eles significaram na história da comédia e o troco que a indústria do entretenimento lhes deu.
Os irmãos Moe e Curly Howard e Larry Fine eram uns garotos da classe operária quando começaram a trabalhar no gênero do vaudeville, na década de vinte. Nas duas décadas seguintes e no começo dos anos cinqüenta, eles filmaram uns duzentos curtas para a Columbia Pictures, mas foram objeto de uma exploração selvagem pelo empresário deles, Harry Romm, e pelo estúdio, que na época era dirigido por Harry Cohn.
Se bem The Three Stooges não tinham o prestígio de outros cômicos -os curtas deles eram exibidos nos cinemas como complemento de outros filmes-, a Columbia faturou uma fortuna com eles.
A realidade é que a vida dos reis do pastelão não tinha nada de engraçado. Curly era alcoólatra, vivia submetido a paixões que só lhe traziam sofrimento e padecia uma apoplexia que o levou à morte aos 48 anos. No seriado foi substituído por Shemp Howard, irmão mais velho de Moe e Larry, que também morreu cedo; Joe e, no final, por Curly-Joe.
Larry era viciado em jogo. Essa doença fez com que vivesse endividado. E Moe, que era o mais estável, jamais conseguiu superar o destrato dos empresários.
Eles não ganhavam bem, mas tinham trabalho e isso já era muito bom para quem havia atravessado a grande depressão dos anos vinte. Jamais foram cientes da dimensão da popularidade deles.
Em 1958, a Columbia decidiu cancelar as filmagens e eles foram demitidos. Moe chegou a trabalhar como mensageiro dos estúdios e anos depois foi até barrado na porta um dia em que foi visitar velhos colegas.
Na década de sesenta os curtas resurgiram na televisão e Os Três Patetas ganharam uma nova fama que até hoje continua, pois o seriado é ainda exibido em dezenas de países.
Os herdeiros deles se deram bem: a marca The Three Stooges tem mais de cem franquias para roupa, brinquedos, guloseimas e merchandising.
Os outros herdeiros estão aí, de Steve Martin a Jim Carrey, muitos comediantes beberam nas fontes dos Patetas. Até Mel Gibson disse que vários gags de Máquina Mortífera foram inspirados pelas velhas trapalhadas deles.
No entanto, a MGM anunciou a filmação de um longa dos Três Patetas dirigido pelos irmãos Bobby e Peter Farrelly, com Sean Penn, Jim Carrey e Benicio del Toro nos protagónicos.
A história de Os Três Patetas, outro paradoxo entre o público e o privado, só parece confirmar a velha lenda da indústria que diz que em cada cômico se esconde um homem com o coração quebrado. Fonte / Não vem que não tem

domingo, 15 de abril de 2012

Campinarte Cultura / CINEMA CAMPINARTE - CINECOMUNITÁRIO

VÁRIOS VÍDEOS SOBRE NOVA CAMPINAS: ESPORTE, COMÉRCIO, POLÍTICA, TERCEIRA IDADE, ARTE, CULTURA, EVENTOS, CURIOSIDADES E MUITO MAIS..CLIQUE AQUI

terça-feira, 10 de abril de 2012

Campinarte Jornal / Passageiros de Duque de Caxias reclamam do preço dos ônibus municipais

ESSA MATÉRIA FOI AO AR EM JANEIRO... HOJE A SITUAÇÃO PIOROU!


RJ-TV, da Globo, pauta luta contra o aumento das passagens em Duque de Caxias.
Tem linha que cobra um valor mais caro dentro do município do que para a Central do Brasil. O gasto no transporte público pesa no bolso da população. Além disso, muito veículos estão com pneus carecas e mau conservados. A matéria foi exibida no RJ-TV 1ª edição de 17/01/2012.

LEIA ALGUNS COMENTÁRIOS:
Sou estudante e gasto por dia R$17,40 até a UERJ.....a passagem de Duque de Caxias é a mais cara de todas......acho que os estudantes tinham que se unir! biarabelorj

Verdadeiro absurdo! Duque de Caxias é um dos municípios mais ricos e no entanto sem nenhum investimento! Nosso querido prefeito parece que só sabe fazer reformar praça e em seu último mandato nem isso tem feito! E muito bom ser prefeito de Caxias, vc pode ate comprar sua própria ilha particular!!! biarabelorj

A minha revolta é tão grande!!! além de ter que aguentar tudo isso ainda sou obrigada a ouvir que sou mentirosa! que é impossível eu gastar R$ 18 reais por dia com a passagem.....para quem sabe calcular por favor me tire a dúvida! quanto é que dá R$ 5,60( Caxias, pegando na rio magé X Central) + metrô R$3,10 indo e voltando é claro!?
ihhhh karakaaaaaa é verdade sou uma mentirosa!! eu não gasto R$18 com a passagem na verdade é R$17,40!!!
MUITO REVOLTADA!!!! RESPIRANDO FUNDO!!! biarabelorj

Vamos usar todos os canais p criticar também a falta de respeito que temos sofrido por parte dessas empresas. Nós temos a mania de reclamar e não fazer nada à respeito. Temos que nos mobilizar p q ñ sejamos + massacrados pelas empresas de ônibus do nosso município.Vamos GITAR POVO DE CAXIAS!!! VAMOS FAZER BARULHO!!!! compartilhevideos    

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Campinarte Saúde / Caixa d'água mais limpa

Veja como fazer a faxina

Não basta manter a caixa tampada. Ela precisa estar sempre limpa. Do contrário, a saúde de sua família corre riscos. O acúmulo de sujeira contamina a água que sai das torneiras e é usada, por exemplo, para encher o filtro e dar banho nas crianças. Sem falar no perigo de o reservatório virar criadouro do mosquito AEDES AEGYPTI, transmissor da dengue. Limpar a caixa periodicamente sem se esquecer de manter a tampa no lugar é a única maneira de evitar esses e outros problemas, como a toxoplasmose, que aparece quando existem gatos nas redondezas. Por isso os especialistas recomendam um belo banho na caixa duas vezes por ano. Não há segredos no processo de limpeza. Escolha um fim de semana no qual não tenha compromissos, arrume uma luva de borra e mãos à obra.

Certifique-se de que a escada que dá acesso à caixa está firme e não há risco de escorregar.

Para impedir a entrada da água, feche o registro ou amarre a bóia. Esvazie devagar, até deixar um palmo de líquido no fundo da caixa (você irá usá-lo na limpeza). Só então tampe a saída. Isso impedirá também que a sujeira desça pelo ralo.
As paredes e o fundo da caixa devem ser esfregados com escova macia ou pano umedecido. Esponjas de aço, sabão e detergente ficam de fora da limpeza. Retire os restos de água e sujeira com uma pá de plástico, um balde e panos. Seque o fundo com tecidos limpos, mas evite pasasá-los nas paredes.
Ainda com a saída fechada, permita entrar um palmo de água e adicione 2 litros de água sanitária. Deixe a solução agir por 2 horas. Enquanto isso, mãos à obra: use o líquido para molhar as paredes com a ajuda de uma caneca de plástico.
Passadas as 2 horas, ainda com a bóia amarrada ou o registro fechado, libere a saída da caixa e esvazie. Abra todas as torneiras da casa e acione as descargas para desinfetar as tubulações.
Agora abra o registro e deixe a água limpa entrar. Utilize a primeira leva de água para lavar o quintal, o banheiro e o piso.
Lave bem a tampa antes de fechar a caixa. Cole nela uma etiqueta com a data da limpeza.
Repita a operação em seis meses.

domingo, 8 de abril de 2012

Campinarte Jornal / Artesão vende 'Judas' em semáforo para malhação do sábado de Aleluia

A um mês da Semana Santa, o artesão Jean Carlos Alves, o Zé do Judas, já começa a vender os bonecos que são malhados e queimados tradicionalmente no sábado de Aleluia em referência ao discípulo Judas Iscariotes, que, segundo a história do cristianismo, traiu Jesus Cristo. Quem passa pelo cruzamento das avenidas Raul Barbosa com Murilo Borges, em Fortaleza, pode encontrar Judas caracterizados de políticos, jogadores e outras personalidades a preços de R$ 100 a R$ 150.

“A procura aumentou. Preparei 70 bonecos para vender neste ano”, afirma Zé do Judas. Entre os campeões de venda, o artesão lista os bonecos do ex-presidente Lula, da atual presidente, Dilma Rousseff, do terrorista Osama Bin Laden e do ex-presidente dos EUA, George W. Bush. Neste ano, segundo o artesão, o mais vendido é o jogador de futebol Geraldo, ex-meia do time Ceará que veste agora a camisa do Fortaleza. O atleta foi um dos maiores ídolos do time Ceará e afirmou em entrevista que jamais vestiria a camisa do time rival no estado.
Zé do Judas, 36 anos, vende os bonecos no mesmo lugar há 12 anos e aceita encomendas. Para ficar pronto a tempo, o boneco precisa ser confeccionado com dois meses de antecedência. “As cabeças são de papel machê e demoram um mês para secar”, explica o artesão que aprendeu a fazer judas com os pais e avós.
Os bonecos de Zé do Judas são da altura de um homem, feitos com estrutura de arame e revestidos de madeira e tecidos. O enchimento contém pregos para fazer a queima durar por até duas horas. “Damos a credibilidade da queima”, diz o artesão. Zé do Judas conta que os preços variam por causa da qualidade do vestuário. “Alguns têm um paletó mais velhinho e outros são mais arrumados”, afirma.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Campinarte Santa Cruz da Serra mostra a sua cara - Parte 03

AVENIDA AUTOMÓVEL CLUB

PROFESSOR SIDNEY DA ESCOLINHA DE FUTEBOL DO FLUMINENSE
-  CRAQUE DA BOLA AMIGOS FLU - SILVESTRE PARQUE CLUBE
PRAÇA BAHIA 
PROFESSOR JOACIL DA ACADEMIA JOALON - 2012

Campinarte Santa Cruz da Serra - a idéia é mostrar através de algumas imagens do bairro, aspectos do seu dia-a-dia: pessoas, lugares, curiosidades, etc. Uma forma interessante de apresentar Santa Cruz da Serra aos nossos leitores e internautas de todo o planeta.

Campinarte Santa Cruz da Serra mostra a sua cara - Parte 02

BANCA DE JORNAIS NA PRAÇA BAHIA - 2011
DIAMANTINO'S BAR - 2011 - RUA DA FEIRA
ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE SANTA CRUZ DA SERRA - 2011
Campinarte Santa Cruz da Serra - a idéia é mostrar através de algumas imagens do bairro, aspectos do seu dia-a-dia: pessoas, lugares, curiosidades, etc. Uma forma interessante de apresentar Santa Cruz da Serra aos nossos leitores e internautas de todo o planeta.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Campinarte Santa Cruz da Serra mostra a sua cara - Parte 01

Mais uma novidade: Campinarte Santa Cruz da Serra - a idéia é mostrar através de algumas imagens do bairro, aspectos do seu dia-a-dia: pessoas, lugares, curiosidades, etc. Uma forma interessante de apresentar Santa Cruz da Serra aos nossos leitores e internautas de todo o planeta.
VIADUTO EM SANTA CRUZ DA SERRA - WASHINGTON LUIS

IGREJA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO - CENTRO DE SANTA CRUZ DA SERRA

RUA DA FEIRA - (CELITA MELO DE ABREU)


O ano era 2007

terça-feira, 3 de abril de 2012

CAMPINARTE DICAS E FATOS LANÇA A SEÇÃO - "TORTURA HOJE" -

AS PODEROSAS LENTES DO NOSSO OBSERVATÓRIO COMUNITÁRIO ESTARÃO A PARTIR DE AGORA VOLTADAS PARA ESTE TEMA NO BRASIL E NO MUNDO.
DENUNCIANDO, DIVULGANDO, AO INVÉS DE JOGAR PARA DEBAIXO DO TAPETE COMO TEM FEITO, POR EXEMPLO, O GOVERNO BRASILEIRO...
NO FACEBOOK COMEÇAMOS AGORA...
NO CAMPINARTE (TABLOIDE) A SEÇÃO ESTRÉIA EM MAIO...

Campinarte Jornal / PRIMEIRO PAINEL CAMPINARTE DE POESIA – CORRENTE POÉTICA


PRIMEIRO PAINEL CAMPINARTE DE POESIA
A poesia é um caminho que nos leva a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.
Baseado nesse pensamento o Campinarte orgulhosamente anuncia o seu - PRIMEIRO PAINEL CAMPINARTE DE POESIA – CORRENTE POÉTICA.

PRINCIPAIS OBJETIVOS: Promover, divulgar e principalmente dar visibilidade aos nossos poetas.

PREMIAÇÃO: A maior e melhor de todas as premiações; aquilo que o poeta mais almeja, ou seja, ver a sua obra publicada.
Essa é a premiação. Publicação no Campinarte Dicas e Fatos (informativo) com dados sobre o poeta e algumas de suas poesias que serão previamente selecionadas.

TAXA DE INSCRIÇÃO: O pagamento também é diferenciado. Ao invés de dinheiro o poeta interessado deverá mandar junto com a sua inscrição a inscrição de outro poeta.
Resumindo: Para a realização do Primeiro Painel Campinarte de Poesia, vamos precisar (apenas) de um poeta mais um poeta... Isso, claro, para justificar o tema: CORRENTE POÉTICA.

DETALHE: INSCRIÇÕES ATÉ 15 DE MAIO

COMO PARTICIPAR: Os interessados terão que preencher um breve questionário, muito simples, apenas, três perguntas:
1 – Quem sou?
2 – De onde venho?
3 – Por que venho?
Enviar no máximo 10 poesias que serão selecionadas pela organização do evento.
Umas três fotos, SÓ O ROSTO (ARQUIVO JPEG).

Para maiores esclarecimentos (em caso de dúvida) contato pelo e-mail campinarte@gmail.com