O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Endividamento de famílias brasileiras é o maior em sete anos

O endividamento das famílias brasileiras mais que dobrou nos últimos sete anos e atingiu um nível recorde. Isso, basicamente, foi consequência de dois fatores: o primeiro foi o aumento da oferta de crédito no país, o que foi muito bom, mas o outro fator foi um certo descuido nas contas.

Uma fatia cada vez maior da renda das famílias está comprometida com o pagamento de financiamentos, de parcelamento de cartão de crédito e de empréstimos.
Segundo o último levantamento do Banco Central, essas dívidas consomem quase 43% do que o brasileiro ganha em 12 meses. É o índice mais alto desde 2005.
O nível de endividamento do brasileiro também pode ser medido pelo movimento de lugares como o Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública. Muitas pessoas vão nele em busca de orientação e de ajuda para tentar pagar o cartão de crédito, o financiamento, o empréstimo, e na maioria dos casos são dívidas que comprometem mais da metade da renda.
O Núcleo de Defesa do Consumidor recomenda que as dívidas nunca ultrapassem 30% do salário, mas o especialista em finanças Roberto Zentgraf faz outro cálculo para saber qual o máximo que se deve gastar com prestações.
“Você pega o valor do seu salário, da sua renda, desconta todas as suas despesas que são fixas e aí você tem o conceito da sobra, quanto sobrou da sua renda. Essa sobra eu diria para você usar metade, no máximo, no máximo”, orienta o economista.
É a fórmula para não entrar na lista dos devedores. (Fonte / Jornal Nacional)

terça-feira, 19 de junho de 2012

Concurso Caxias em 1 minuto (vídeos)


Abrindo as comemorações de seus dez anos de atividade, o cineclube Mate Com Angu acaba de lançar o concurso Caxias em 1 Minuto, aberto a quem quiser inscrever filmes que abordem esteticamente a cidade de Duque de Caxias dentro de sessenta segundos.

As inscrições vão de 15 de junho a 15 de julho de 2012 podendo participar qualquer pessoa residente na cidade ou não. Os vídeos podem ser captados em qualquer formato desde que seja possível disponibilizá-los nas condições técnicas necessárias para compartilhamento via serviços de vídeo pela Internet (youtube, vimeo, iteia, videolog etc).
O vídeos inscritos no Caxias 1 Minuto concorrerão a prêmios em dinheiro e brindes audiovisuais, e serão escolhidos através de voto aberto a partir do dia 16 de julho.

A premiação acontecerá no dia 25 de julho na festa de comemoração dos dez anos do coletivo audiovisual.



O regulamento e as inscrições estão no endereço www.matecomangu.org

terça-feira, 5 de junho de 2012

5 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

No dia 05 de junho como acontece todos os anos estará sendo comemorado o dia mundial do meio ambiente, data extremamente importante para a conservação da natureza. A preocupação com a conservação da natureza vem se acentuando nos dias atuais em função das atividades humanas, as quais têm ocasionado seríssimos problemas de degradação ambiental, a ponto de comprometer, caso não sejam tomadas medidas emergenciais, os recursos naturais, as condições de vida e consequentemente, toda a vida futura no planeta. O amor à natureza e o desejo de que ela seja preservada ou utilizada racionalmente pelo homem já podem ser verificados nos primeiros livros sagrados. Praticamente todos eles mencionam a vida das plantas, dos animais silvestres e do homem, como elementos integrantes do meio ambiente.