O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Campinarte Fotos e Legendas / Greve da UFRJ


Tânia Rêgo/ABr
Agencia Brasil / Rio de Janeiro - Professores e técnicos administrativos em educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em greve há mais de 30 dias, realizam ato conjunto com estudantes em frente ao prédio da reitoria 

terça-feira, 24 de julho de 2012

Morre Sally Ride, a primeira americana a viajar para o espaço



Estados Unidos - A astronauta Sally Ride, a primeira mulher americana a viajar ao espaço, morreu nesta segunda-feira aos 61 anos em sua casa em La Jolla (Califórnia, EUA.) devido a um câncer, quase três décadas após sua primeira viagem espacial e depois de anos dedicados à pesquisa e à divulgação científica. Sua primeira missão no espaço durou 147 horas, serviu para realizar uma dezena de trabalhos em satélites e outros aparatos, e entraria para a história por ser a primeira viagem para fora do planeta de uma mulher dos Estados Unidos.
A agência espacial Nasa ressaltou nesta segunda em comunicado que Ride "rompeu a barreira do gênero há 29 anos, quando chegou ao espaço a bordo da nave espacial Challenger para se transformar na primeira mulher americana no espaço". "A nação perdeu uma de seus melhores líderes, professores e exploradores", lamentou o administrador da Nasa, Charles Bolden. 
"Sally foi uma heroína nacional e um modelo a seguir", afirmou em comunicado o presidente dos EUA, Barack Obama, que lembrou que a astronauta "inspirou uma geração de jovens meninas para a alcançar as estrelas, e mais tarde lutou incansavelmente para ajudá-las". A primeira viagem aconteceu em 18 de junho de 1983, quando Sally integrou a tripulação da nave Challenger, com a qual também completaria sua segunda missão no espaço, em 1984. 
A façanha de Ride aconteceu duas décadas depois que a russa Valentina Vladimirovna Tereshkova se tornou a primeira mulher a viajar ao espaço, quando a União Soviética e os Estados Unidos travavam uma dura luta nos avanços aeronáuticos. A companhia Sally Ride Science, especializada na divulgação da aeronáutica, destacou em comunicado que a astronauta, já aposentada, se esforçou durante décadas para "inspirar jovens, especialmente as mulheres, para que mantivessem seu interesse pela ciência, o transformassem em conhecimento científico e explorassem carreiras ligadas à ciência e à engenharia". 
Ride deixou a agência espacial em 1987, mas continuou conectada ao espaço no o mundo acadêmico e na pesquisa e, mais tarde, em 2001, fundando sua própria empresa para divulgar a ciência, a tecnologia, a matemática e a engenharia entre os jovens, especialmente entre as meninas. 
 As informações são da EFE

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Mulher morre após 13 dias de peregrinação por hospitais no Rio


A saúde é um direito do cidadão. Está na Constituição. Mas, no Rio de Janeiro, uma mulher de 49 anos morreu depois de peregrinar de hospital em hospital, em busca de atendimento. Nem uma decisão judicial ajudou a salvá-la.
Tristeza, revolta. Parentes mal conseguem acreditar que há duas semanas Solange Maria Dias Alves de Souza estava aparentemente com saúde. Nos últimos momentos de vida, a pensionista ficou irreconhecível.
“Era muita dor que ela reclamava, ela pedia ajuda, para levantar ela, mas não respondia. O rosto dela todo torto, um olho fechado e outro aberto”, conta a irmã, Maria Silvania.
Foram 13 dias de peregrinação por unidades de saúde em busca de atendimento adequado. A família reclama que houve descaso.
“Nenhum hospital da rede pública tinha vaga para a minha mãe”, lamenta a filha da vítima, Cintia Alves de Souza.
Solange começou a sentir fortes dores de cabeça no dia 5 de julho. Na Unidade de Pronto Atendimento de São João de Meriti, o diagnóstico foi sinusite. Quatro dias depois, ainda com muitas dores na região da nuca e já sem reconhecer as pessoas, procurou atendimento na unidade de Sarapuí, também na Baixada Fluminense.
No dia seguinte, a paciente buscou assistência no Hospital Moacir do Carmo, no município vizinho de Duque de Caxias. Segundo a família, com o exame de sangue normal e sem vagas, Solange foi liberada.
No sábado, 14 de julho, nove dias depois de começar a passar mal, Solange voltou à unidade onde recebeu o primeiro atendimento. Dessa vez, médicos suspeitaram que ela poderia ter tido um AVC - Acidente Vascular Cerebral - ou meningite. Solange passou a noite na unidade, isolada.
No domingo, a família, desesperada, recorreu à justiça. E conseguiu um mandado de segurança que determinava a internação em qualquer hospital da rede pública ou particular.
Mesmo com a decisão, os parentes de Solange só conseguiram a transferência depois de procurar a Secretaria Estadual de Saúde, que informou sobre uma vaga no Instituto São Sebastião no Iaserj, que está sendo desativado.
Mas, segundo a família, a demora foi tanta que Solange não resistiu a três paradas cardíacas e morreu no início da noite.
“As pessoas omitem o socorro, não ajudam, e está aí o que aconteceu. Eu fico perguntando quanto vale uma vida”, lamenta Cláudio Luiz Alves de Souza, filho da vítima.
A Secretaria de Saúde de São João de Meriti informou que Solange morreu de acidente vascular encefálico e que não tinha quadro de sinusite e nem de meningite.
Já a Secretaria Estadual de Saúde disse que a paciente foi diagnosticada com sinusite na Unidade de Pronto Atendimento de Sarapuí. Ela foi medicada e liberada depois que apresentou melhora, com a prescrição de um antibiótico.
A Secretaria de Saúde de Duque de Caxias não retornou as ligações da nossa produção.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Arraiá de Santa Cruz da Serra

Mais uma vez a dupla “Carlinhos do Hot-dog e Cristóvão”, chamou para si a responsabilidade da produção e realização de mais um grande evento na Praça da Matriz em Santa Cruz da Serra – Duque de Caxias.
Nos dias 13, 14 e 15 de Julho foi realizada uma sensacional festa julina que reuniu uma série de atrações: Quadrilhas da Federação do Rio de Janeiro, Grupos de Pagode, Bandas de Forró, Vários MC’s, Barracas com comidas e bebidas típicas tudo isso e muito mais no MEGA ARRAIÁ SHOW – O BAIXADÃO.
Moradores de Santa Cruz da Serra e demais bairros vizinhos prestigiaram uma das mais espetaculares festas julinas de Duque de Caxias que contou com o apoio Cultural da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, Campinarte Dicas e Fatos (O Informativo) e mais a colaboração da nata do comércio local.
Nossas poderosas lentes captaram algumas imagens do evento, confira:

domingo, 1 de julho de 2012

Campinarte Dicas e Fatos / Edição de Julho de 2012

clique na imagem

O QUE TEMOS NESSA EDIÇÃO???

CAPA
O ÁLCOOL E SEUS MALEFÍCIOS
PÁGINA 2
PAINEL CAMPINARTE DE POESIA - CORRENTE POÉTICA - DESTAQUE PARA A POESIA DE MARCOS VALERIO DE SOUZA
PÁGINA 3
NÓS SOMOS JOVENS - TEMA: JUVENTUDE E LIBERDADE
CARA DE PALHAÇO
PÁGINA 4
DESTAQUES DO BLOG RÁDIO CAMPINARTE

E MAIS:
ESPIRITISMO
NO CAMINHO DA VERDADE
CULINÁRIA
MEIO AMBIENTE
ALMANAQUE CAMPINARTE
PIADAS
HÁ SEMPRE UM OÁSIS NO DESERTO - MISSIONÁRIA MARIA DA GLORIA
SAÚDE É VITAL - DRA. SANDRA BORGES
ESPAÇO SAÚDE - GISELLE MIRANDA - (RPG, ACUPUNTURA, PILATES...)
CAMPINARTE E OS DIREITOS DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
EDUCAÇÃO - PROFESSOR LUCIANO DA SILVA (É HORA DE PENSAR)
CAMPINARTE SÓ PARA MULHERES
MINHA PÁTRIA É MINHA LÍNGUA (NOTÍCIAS DE PORTUGAL)
ÁFRICA, DICA E FATOS - (NOTÍCIAS DOS PAÍSES AFRICANOS DE LÍNGUA PORTUGUESA)
TORTURA HOJE
TODO DIA É DIA DE ÍNDIO
CAMPINARTE ESPORTE
MUITO PRAZER, EU SOU DE DUQUE DE CAXIAS - (DESTACANDO A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE DUQUE DE CAXIAS)