O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de março de 2013

Instituto Zeca Pagodinho

" O Instituto Zeca Pagodinho está em festa com a primeira participação de um aluno no novo espetáculo do Projeto Bem Me Quer Paquetá. Gabriel Areia, aluno do Instituto, está voando alto e estará se apresentando com a turma de Paquetá em seu novo espetáculo: Orquestra Jovem Paquetá em Concerto, que estará em cartaz no Teatro do Bennett, dias 27 e 28 de março às 19:00 e no Paquetá Iate Clube no dia 29 de março às 12:00.

Sucesso, Gabriel!"

segunda-feira, 25 de março de 2013

Ônibus bate em poste e complica trânsito em Duque de Caxias


Õnibus atinge poste na Avenida Presidente Kennedy, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. (Foto: Reprodução / TV Globo)
Um ônibus da viação Limousine Carioca bateu em um poste, na manhã desta segunda-feira (25), na Avenida Presidente Kennedy, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, próximo ao acesso à Linha Vermelha, no sentido Rio de Janeiro.
Por causa do acidente, o trânsito estava complicado na região em torno de 7h40. Por volta deste horário, não havia informações sobre feridos.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Idosos e doentes são resgatados de barco em bairro de Duque de Caxias


Idosos e doentes são resgatados de barco em Caxias (Foto: Alba Valéria Mendonça / G1)
O Corpo de Bombeiros utilizou barcos nesta segunda-feira (18) para resgatar moradores idosos e doentes de áreas alagadas no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A chuva forte que caiu na madrugada fez com que os rios Roncador e Saracuruna transbordarem, inundando ruas, casas e lojas da região.
Segundo o comandante da Defesa Civil de Duque de Caxias, coronel Silva Costa, os locais mais afetados foram os 3º e 4º distritos do município. Os bairros Parque Paulista, Santa Cruz da Serra, Bossa Nova, Jardim Anhangá e Chácara do Arcano foram os que mais tiveram problemas com as enchentes.
Segundo a Defesa Civil do município, 12 famílias, totalizando 54 pessoas, estavam desalojadas até as 15h30 desta segunda. Elas tiveram as casas invadidas por até um metro de água.... Foi o caso de Penha Luzia Duarte, que abrigada no terraço do imóvel de uma irmã, no Parque Paulista, precisou da ajuda dos bombeiros para tirar de sua casa inundada a mãe Luzia Aristotelina, de 93 anos, e a irmã Terezinha Rodrigues dos Santos, de 76 anos, que não consegue andar por sofrer de artrite reumatóide.

Água invade casas do 'Minha Casa, Minha Vida'/ No abrigo montado pela prefeitura de Duque de Caxias, no pátio da Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz da Serra, foram levadas 56 pessoas. Em balanço divulgado por volta das 15h30, o número havia caído para 54.
Ponte foi destruída pela chuva em Duque de Caxias da madrugada desta segunda-feira (18) (Foto: Alba Valéria Mendonça / G1)
A dona de casa Cátia Cilene Costa contou que a água chegou a um metro de altura dentro de sua casa. Ela é uma das 193 famílias que moram no Condomínio Santa Lúcia, no bairro Parque Paulista, construído pelo programa "Minha Casa, Minha Vida"... "A água inundou tudo. Perdemos tudo outra vez. Ganhamos as casas há dez meses, no Dia das Mães, como presente. Quase todos os moradores de lá vieram de áreas de risco, de lugares onde a chuva já tinha arrasado tudo", disse Cátia, que mora no imóvel com o marido e cinco filhos... "Agora que tinha montado minha casa de novo, perdi tudo outra vez. Por causa do forro do teto, não tivemos como erguer os móveis. Está tudo embaixo d'água. Saímos de madrugada com a roupa do corpo"... A vizinha Helena Rosa de Souza, técnica em enfermagem e que dividia a casa com mais seis pessoas entre filhos e netos, contou que esta foi a primeira grande enchente que viveu no local. Ela contou que começou a chover forte por volta das 4h e que, às 5h, sua casa já estava alagada... "Ainda salvei duas sacolas de roupas e alguns documentos. O resto está debaixo d'água. Meu filho voltou lá pela manhã para pegar o cachorro e disse que a água já estava baixando, estava na altura dos joelhos. Mas não teremos como dormir lá. Os colchões ficaram ensopados", lamentou Helena... Fonte - G1

ENCHENTE (Março de 2013) DUQUE DE CAXIAS

ENCHENTE EM NOVA CAMPINAS 2013 DUQUE DE CAXIAS

Comerciante de Caxias usa trator de entregas para resgatar moradores ilhados pela chuva

O comerciante Derli fechou as portas de seu comércio para ajudar no resgate de moradores ilhados
Moradores do condomínio Santa Helena, em Santa Cruz da Serra, bairro de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, ilhados por causa da chuva que atinge o Rio desde a madrugada desta segunda-feira, contam com a ajuda de um comerciante local para serem resgatados. A bordo de um trator, no qual faz entregas, Derly Luis da Fonseca, de 37 anos, já fez mais de 20 viagens, desde o início da manhã, para ajudar no salvamento.
Derly, que fechou as portas de seu comércio para ajudar, sai da Rua dos Coqueiros, e anda cerca de 800 metros de trator até a Rua da Ponte, onde fica o condomínio, que tem cerca de 195 apartamentos. No caminho, em alguns locais, a água está acima da cintura.

Uma idosa é retirada do condomínio Santa Helena, em Duque de Caxias
Uma idosa é retirada do condomínio Santa Helena, em Duque de Caxias Foto: Cléber Júnior / Extra

Andrea Barbosa Barcelos, de 40 anos, foi uma das moradoras resgatadas.
- A água chegou na altura da minha geladeira. Acordei com a água dentro de casa. Perdi tudo - disse, chorando.
No início da tarde desta segunda, os bombeiros chegaram ao local para ajudar no resgate

Chuva deixa abrigo debaixo d’água em Duque de Caxias

A forte chuva que atingiu o Rio, na noite desse domingo e madrugada desta segunda-feira, deixou um abrigo que cuida de 20 crianças, em Santa Cruz da Serra, bairro em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, debaixo d’água.
De acordo com Simone Hilário, de 42 anos, a diretora do Lar Beneficente Arco-Íris, que fica na Rua dos Coqueiros, a água invadiu o local por volta das 3h desta segunda. Às pressas, as crianças foram retiradas do primeiro andar, e levadas para o segundo pavimento do abrigo. A água chegou a meio metro de altura.
Ainda segundo a diretora, as camas do abrigo ficaram destruídas. Um parquinho onde ficam os brinquedos, e a área do campo de futebol estão debaixo d’água.
Simone Hilário faz um apelo por doações.
- Estamos precisando de água potável e produtos de limpeza - pede.

Moradores que se preparavam para voltar para casa em Xerém voltam a perder tudo


A rua da localidade Café Torrado, em Xerém, foi completamente tomada pela água
Quase três meses depois da tragédia de janeiro, Xerém, distrito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, ainda sofre com as chuvas. A água que caiu na madrugada desta segunda-feira encheu o rio Capivari e carregou casas que não tinham sido derrubadas da última vez. Segundo o prefeito Alexandre Cardoso, que esteve no local esta manhã, não há desabrigados. Até o momento, 30 pessoas estão desalojadas em Xerém e Santa Cruz da Serra.
A via virou praticamente um rio
A via virou praticamente um rio Foto: Fábio Guimarães / Extra
Os moradores contaram que a Rua Hilarino Souza Bastos desabou. Letícia e Eliel Muniz, que se preparavam para voltar para casa após as chuvas de janeiro, perderam tudo.
- Nossa casa ficou interditada na época, mas não recebemos aluguel social porque a nossa residência tinha ficado de pé. Passamos dois meses pagando aluguel do nosso bolso. No dia que voltaríamos para casa, ela caiu. - contou Letícia, mãe de Caio, de seis anos.
Alexandre Cardoso afirmou que 294 aluguéis sociais já estão sendo pagos para a população e que 30 ainda estão em análise. Ele disse que 80 casas foram demolidas em Xerém após a tragédia de janeiro. Um sistema de alerta com sirenes deve entrar em funcionamento até o final do ano.

Duque de Caxias, RJ, tem 60 famílias desalojadas pelas chuvas

Cerca de 60 famílias estão desalojadas no distrito de Xerém e no bairro de Santa Cruz da Serra, em Duque de Caxias, cidade da Baixada Fluminense, conforme a Prefeitura de Duque de Caxias informou à Globo News, por volta das 11h desta segunda-feira (18). Não há notícia de vítimas nem de desabrigados (pessoas que perdem definitivamente suas casas).
As famílias desalojadas moram em cerca de 60 casas que ficaram ilhadas devido às chuvas fortes que caíram na noite de domingo (17) e na madrugada de segunda-feira, causando transtornos e alagamentos no Estado do Rio de Janeiro, principalmente na Região Metropolitana e na Região Serrana.
Na chegada a Xerém, era possível ver muitas casas ilhadas, conforme mostrou o Bom Dia Rio desta segunda-feira (18). Segundo o prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, desde janeiro havia de 150 a 160 casas em áreas de risco, das quais de 80 a 90 foram esvaziadas mas ainda faltam cerca de 60 ocupados, que, de acordo com ele, a prefeitura pretende esvaziar até o fim desta semana.
A área rural do distrito foi a mais atingida pelas chuvas nesta madrugada. O Rio Saracuruna, também em Duque de Caxias, que transbordou em janeiro, estava cheio nesta segunda por volta de 7h. O Rio Capivari, cuja transbordamento em janeiro causou três mortes, também estava com o nível de água alto.
A Defesa Civil montou dois postos de apoio em Xerém: na Praça da Mantiqueira  e na Rua Herculano.
Em Santa Cruz da Serra foram montados dois pontos de apoio: um na Igreja Assembleia de Deus, na Rua Paranaguá, 19, e o outro na Igreja Católica Nossa Senhora da Conceição.

Casas do distrito de Xerém, RJ, ficam ilhadas após temporal


As ruas de Xerém, distrito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, ficaram alagadas com o temporal que atinge a região desde a noite de domingo (17). Já na chegada ao distrito, é possível ver muitas casas ilhadas, conforme mostrou o Bom Dia Rio desta segunda-feira (18).
A área rural de Xerém foi a mais atingida pelas chuvas nesta madrugada. O Rio Saracuruna, no centro de Duque de Caxias, que transbordou em janeiro, estava cheio nesta segunda por volta de 7h.