O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

domingo, 26 de maio de 2013

Santa Cruz da Serra pede mais sinalização para a Av. Automóvel Club

 Moradores e comerciantes de Santa Cruz da Serra (Duque de Caxias – RJ) há muito vem reivindicando melhorias na sinalização ao longo da Avenida Automóvel Club.
Os redutores de velocidade precisam ser urgentemente repintados e a população pede que o órgão responsável coloque mais placas de sinalização não só por causa desses redutores como também para outras situações que seriam de grande ajuda para (pelo menos) diminuir o número de acidentes.
Moradores e comerciantes de Santa Cruz da Serra reivindicam também que sinalizem o limite de velocidade nessa Avenida Automóvel Club e que essa sinalização seja bem visível!
Já falamos aqui reiteradas vezes que em frente ao Shopping Família não deveria ser permitida a presença de fiscais dessas empresas de transporte coletivo. Eles atravancam o trânsito no local e o que é pior – enfrente ao Shopping, no ponto de ônibus, onde passageiros precisam embarcar e desembarcar para vários bairros do terceiro distrito existe um terminal de uma linha da TREL – 
Isso, força uma fila dupla bem próxima a curva e acaba provocando engarrafamentos quilométricos de quem sai da Washington Luiz para pegar a Avenida Club na altura de Santa Cruz da Serra.
O que moradores e comerciantes de Santa Cruz da Serra esperam é que o poder público faça apenas e tão somente o seu dever de casa. Basta fazer o dever de casa, o resto é conversa fiada e blá, blá, blá.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Incêndio em Duque de Caxias deixa mais de 100 casas interditadas


Da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A Defesa Civil de Duque de Caxias informou que 114 casas foram interditadas e 12 foram diretamente afetadas pelo incêndio em depósito da distribuidora de combustíveis Petrogold. Segundo os engenheirosdo órgão, os imóveis atingidos pelas chamas passarão por uma avaliação. Dependendo da vistoria, as casas terão de passar por reforma ou serão demolidas.
Cerca de 16 pessoas passaram a noite de ontem (23) em um abrigo, montado em uma igreja da cidade, que fica na Baixada Fluminense. No entanto, a maioria das famílias foi para casa de parentes ou amigos. Na manhã de hoje (24), os moradores foram autorizados a retirar das casas os pertences mais importantes. Foi o caso da dona de casa, Fermínia de Souza, que teve a casa parcialmente destruída pelo fogo.
"Eu não tive tempo de fazer nada. Foi tudo muito rápido. Só agora tive a chance de trocar de roupa e pegar meu dinheirinho que estava guardado lá em casa. Por enquanto, eu estou na casa do meu irmão. Vamos ver quando eu poderei voltar para a minha casinha", disse.
Uma equipe de assistentes sociais está prestando auxílio às famílias que moram próximas ao depósito. De acordo com o Corpo de Bombeiros, antes do anoitecer de hoje (24), os moradores que vivem na área isolada poderão retornar para suas casas.
Após 24 horas, os bombeiros fazem um rescaldo no local do incêndio. As chamas foram contidas e a situação está sob controle. Técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) também estão no local averiguando possíveis vazamentos de combustíveis para rios  do município. Um funcionário do depósito morreu e pelo menos sete ficaram feridos.

Pela manhã desta sexta-feira, uma explosão voltou a assustar os moradores da região. Segundo o coronel Ricardo Alcântara, coordenador do Grupamento de Combate a Produtos Perigosos, a explosão foi ocasionada pela combustão do diesel. Além de água, os bombeiros estão utilizando uma espuma de resfriamento, que ajuda a baixar a temperatura do ambiente.
"Houve uma pequena explosão por conta do aumento de calor no local. Essa espuma, que nós estamos trabalhando, produz uma camada de proteção que resfria o ambiente fazendo com que não haja mais o calor que provoca o fogo", disse o coronel, afastando risco de novas explosões.
Durante a madrugada, cerca de 50 homens de sete quartéis trabalharam para controlar as chamas. Quinze viaturas da Defesa Civil e dez carros-pipa auxiliaram no combate ao fogo.
Segundo o secretário Estadual do Meio Ambiente, Carlos Minc, a empresa Petrogold, responsável por administrar o depósito, não tinha licença ambiental do Inea para funcionar. O local foi embargado em julho do ano passado pelo instituto e pela Polícia Federal.
Minc ainda informou que uma operação será feita, em conjunto com a Polícia Federal e com o Ministério Público, para investigar crimes ambientais e fiscais na região onde ficava o depósito. "Vamos averiguar agora através de um inquérito, quem, e em que circunstâncias, autorizou esse depósito a funcionar sem uma licença ambiental do estado", disse.
Edição: Carolina Pimentel
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Incêndio em depósito de combustíveis em Duque de Caxias é controlado

Há 24 horas bombeiros tentam controlar incêndio em depósito de combustíveis em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas já foram controladas. Durante a madrugada, cerca de 50 homens trabalharam no combate às chamas. Uma pessoa morreu e sete ficaram feridas no incêndio que começou nesta quinta-feira (23).

Incêndio em depósito de combustíveis mata 1 funcionário no RJ

O incêndio de grandes proporções que atingiu um depósito de combustíveis em Duque de Caxias (RJ) nesta quinta-feira matou um funcionário da empresa Petrogold, responsável pelo local. A morte do empregado foi confirmada pelo advogado da companhia, Fabio Calil, que não informou o nome da vítima.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Após incêndio, moradores de Caxias abandonam casas e aguardam informações às margens de rodovia

Os moradores do entorno da empresa de combustíveis de Duque de Caxias que pegou fogo na manhã desta quinta-feira se aglomeram às margens da Rodovia Rio-Magé, aguardando informações sobre seus imóveis. A área foi completamente isolada e até o momento não há informações sobre feridos ou outros imóveis atingidos.
- Minha mãe está com 80 anos e acabou de perder o marido. Não sei se ela aguentaria perder a casa também. Até agora não sabemos o que foi atingido - conta o pedreiro Edimar Nunes, de 54 anos, que mora em um imóvel ao lado da distribuidora.
A vice-diretora da Escola Municipal Anton Dworsak, Celia Loureiro, nas proximidades da distribuidora, afirmou que foi possível retirar todas as pessoas de dentro da unidade pois, devido à greve, a escola estava vazia. Apenas alguns funcionários e 12 alunos precisaram correr do local.
- A sorte foi que devido ao início da paralisação, a escola estava vazia, foi fácil retirar todo mundo e estamos todos bem. Meu carro ficou abandonado, ainda aberto lá dentro - explica.
Segundo o morador Dario Ferreira, de 56 anos, o incêndio ocorreu por volta das 10h da manhã e todos os moradores começaram a correr de suas casas, provocando um tumulto na região. Ele conta que teve tempo apenas para sair de casa e socorrer a mulher, deixando a casa ainda aberta e todo o resto dentro.
- Nesta hora não podemos pensar em bens materiais, o mais importante é a vida - conta, apreensivo ao lado da mulher.
Muitos moradores deixaram suas casas abertas e saíram apenas com a roupa do corpo. Alguns conseguiram salvar os animais de estimação, mas outros moradores estão na área de isolamento desesperados em busca de seus animaizinhos.

Incêndio de grandes proporções
O incêndio atingiu uma distribuidora de lubrificantes e combustíveis na Rua Geraldo Rocha, no Jardim Primavera, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Bombeiros do Grupamento Operacional de Produtos Perigosos estão no local para combater as chamas. Já foram ouvidas três explosões no local. Ainda há risco de novas explosões, por isso a área foi completamente isolada. Equipes de outros quartéis também foram acionadas para ajudar no trabalho.

Defesa Civil isola quatro quarteirões próximo ao incêndio em Duque de Caxias

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Pelos menos seis tanques continuam queimando no depósito de combustíveis e lubrificantes da distribuidora Petrogold, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O incêndio destruiu casas próximas ao local. Uma área de aproximadamente quatro quarteirões foi isolada pela Defesa Civil do estado do Rio de Janeiro. Os moradores retirados foram enviados para abrigos.
A vendedora Marinelza de Oliveira saiu de casa às pressas, pouco antes da moradia ser consumida pelo fogo. “Nunca tinha visto algo desse tipo em três anos que moro aqui. O cheiro de combustível era muito forte e minha filha passou mal. Os vizinhos me avisaram que estava pegando fogo, em seguida. Deixei tudo para trás. Minha casa está completamente destruída,” declarou, emocionada.
Os bombeiros do Grupamento Operacional com Produtos Perigosos estão combatendo o incêndio, com o apoio de bombeiros de outros quarteis da região.
De acordo com o corpo de bombeiros, não foram identificados feridos nem a causa do incêndio. As labaredas atingiram a fiação elétrica e a concessionária de energia Ampla cortou o fornecimento por medida de segurança.
A fumaça negra pode ser vista a quilômetros de distância, mas a Infraero informou que o incêndio não prejudicou o tráfego aéreo pelo fato de a região não fazer parte da rota de aviões.
Edição: Denise Griesinger
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Incêndio de grandes proporções em Duque de Caxias

Um incêndio de grandes proporções atinge uma empresa de combustível na Rua Geraldo Rocha, número 298, na localidade de Jardim Primavera, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, na manhã desta quinta-feira. Bombeiros do Grupamento Operacional com Produtos Perigosos estão no local. Não há informações sobre feridos.
A empresa fica às margens da Rodovia Rio-Teresópolis. Apesar da ocorrência, o trânsito ainda não está sendo prejudicado. As primeiras informações dão conta de que as chamas ultrapassam a altura de casas.

Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/incendio-atinge-empresa-de-combustivel-em-duque-de-caxias-8474914.html#ixzz2U87Tj2GF
Um incêndio de grandes proporções atinge uma empresa de combustível na Rua Geraldo Rocha, número 298, na localidade de Jardim Primavera, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, na manhã desta quinta-feira. Bombeiros do Grupamento Operacional com Produtos Perigosos estão no local. Não há informações sobre feridos.
A empresa fica às margens da Rodovia Rio-Teresópolis. Apesar da ocorrência, o trânsito ainda não está sendo prejudicado. As primeiras informações dão conta de que as chamas ultrapassam a altura de casas.


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/incendio-atinge-empresa-de-combustivel-em-duque-de-caxias-8474914.html#ixzz2U87Tj2GF

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Capoeira em Duque de Caxias / Formação de Mestres e Troca de Cordéis


Associação de Capoeira Raimundo Filho realizou dia 19/05 em Nova Campinas (Salão de Festas do Carícia Piscina Clube - Espaço esse que foi batizado com o nome "ESPAÇO DE TREINAMENTO EU E MEUS AMIGOS GRAN MESTRE JOSIAS DA SILVA) evento que teve como foco central a Formação de Mestres: 
Mestre Serginho – 1º Grau,  Mestre Zumba 2º Grau e Mestre Tempestade
(e Troca de Cordéis).
A realização ficou por conta do Grã-Mestre Raimundo 
e dos Mestres Jeremias e Boca.
A organização preparou uma surpreendente e deliciosa “vaca atolada” para todos os convidados: mestres, contramestres, instrutores, alunos e familiares.
Confira algumas imagens:

 

 

 

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Campinarte Jornal (em vídeo)

O Campinarte está se reestruturando para em breve voltar com o Jornal Campinarte (em vídeo)...
A direção pensa numa única edição (diária) com um resumo do dia...
Notícias da Política (municipal, estadual e federal)... Arte / Meio ambiente / Educação / Esporte / Economia, etc...
A proposta é dar destaque para as notícias mais relevantes do dia....
Também faz parte do projeto: postagem do Jornal Campinarte (em vídeo) sempre às 22 horas...!
Campinarte Jornal (em vídeo) - dinâmico, simples e objetivo...Aguardem....!

Grato pela atenção / Huayrãn Ribeiro

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Campinarte dá a dica / Conheça nossas publicações


campinarte edição de maio

CAMPINARTE EDIÇ...

Informação e análise das realidades e as...
Impressions: 1203
Campinarte (188) Edição de Abril / 2013

CAMPINARTE (188...

Informação e análise das realidades e as...
Impressions: 2336
Campinarte Março 2013

CAMPINARTE MARÇ...

Informativo Comunitário de Duque de Caxi...
Impressions: 3211
Campinate Fev 2013

CAMPINATE FEV 2...

Informativo Comunitário
Impressions: 3784
O Que Há de Melhor Pelas Comunidades

O QUE HÁ DE MEL...

Destaque para artistas do Terceiro Distr...
Impressions: 7541
Lixo em Nova Campinas

LIXO EM NOVA CA...

O retrato de uma população humilhada
Impressions: 7430
Campinarte edição de Janeiro

CAMPINARTE EDIÇ...

Edição n.º 185 - Janeiro de 2013
Impressions: 2814
Observatório Comunitário

OBSERVATÓRIO CO...

Artigos de Huayrãn Ribeiro publicados no...
Impressions: 7661



domingo, 5 de maio de 2013

Milton Perácio toma posse com grande festa na Grande Rio

 Rio - O feriado do Dia do Trabalho foi um tanto especial para Milton Perácio. Além de ser empossado presidente da Acadêmicos do Grande Rio, o baluarte da tricolor de Duque de Caxias ainda aproveitou a tarde da última quarta-feira para festejar, na quadra da escola, seu aniversário de 64 anos. 
Um dos fundadores da Grande Rio, Perácio subiu ao palco do evento para agradecer pela festa organizada pela agremiação - regada a feijão e ao samba dos meninos do Quintal do Zeca Pagodinho -, e também para prometer que, em sua gestão, fará o possível para que a escola, que este ano completa 25 anos, conquiste o tão sonhado título de campeã do Carnaval. 
Milton Perácio tomou posse e ganhou festa | Foto: Divulgação
Milton Perácio tomou posse e ganhou festa | Foto: Divulgação

 "Respiro Grande Rio há 25 carnavais e farei de tudo, juntamente com os diretores da Grande Rio, com nossos artistas e a nossa comunidade, para propiciar isso", declarou, bastante emocionado.

sábado, 4 de maio de 2013

De Duque de Caxias a Cannes

O Cineclube Mate com Angu já enviou representantes à França, no Festival de Cannes, um dos mais tradicionais festivais de cinema do mundo. Foi Cacau Amaral, diretor do filme “Arroz com Feijão” do filme “5x Favela, agora por nós mesmos”, produzido por Cacá Diegues. 
Formado há uma década por um grupo de jovens cinéfilos, o cineclube Mate com Angu batizou o espaço com este nome em referência à Escola Proletária de Meriti, em Caxias, a primeira do país a servir merenda escolar. A unidade, depois, ficou conhecida pelo apelido de Mate com Angu. 
O cineclube tem foco em produção de curtas-metragens, sempre procurando divulgar o trabalho de diretores e artistas da região. As sessões nem sempre acontecem na sede do cineclube, mas também em espaços itinerantes, de acordo com a programação, que pode incluir até shows e exposições.