O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Queda de energia na Reduc prejudica produção de derivados de petróleo

Uma parada programada para hoje (30) às 5h30, na Unidade Termelétrica Leonel Brizola, que fica ao lado da Refinaria Duque de Caxias (Reduc), provocou uma pane em todo o sistema da refinaria, no momento em que a Reduc se preparaqva para reduzir o consumo elétrico.
A pane ocorreu por volta das 5h45. As chamas da tocha que fica permanente acesa atingiram 30 metros de altura, provocando uma fumaça negra que chegou a encobrir o céu e foi vista por quem passava pela Rodovia Rio-Petrópolis (BR-040) e também pela Avenida Brasil, principal ligação do centro do Rio com bairros da zona norte e oeste da cidade.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Petroleiros de Duque de Caxias (Sindipetro-Caxias), Simão Zanardi, a Reduc tem 30 unidades em funcionamento e produz 240 mil barris de petróleo por dia, além de insumos petroquímicos, óleo lubrificante, parafina, enxofre, gasolina, óleo diesel, nafta, e gás liquefeito de petróleo (GLP), entre outros. Segundo Zanardi, o volume da queima dos gases já diminuiu consideravelmente e não houve feridos durante o desligamento do sistema elétrico.
"O sistema está sendo religado gradativamente, mas para normalizar toda a produção leva três dias", avaliou Zanardi. Ele disse ainda que o mercado não vai ser afetado, porque a empresa tem estoque suficiente para atender a demanda.
Em nota, a Petrobras informou que às 5h45 de hoje (30) ocorreu parada da Refinaria Duque de Caxias (Reduc) em função de queda do sistema elétrico interno. A parada ocorreu de forma segura, garantindo a integridade das pessoas e das instalações. O sistema está sendo restabelecido para normalização das atividades.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Dia do Santo Guerreiro agita Nova Campinas

Alvorada, café da manhã, procissão, missa e feijoada...
Assim foi mantida uma das mais tradicionais festas realizadas pela comunidade de Nova Campinas no terceiro distrito de Duque de Caxias – RJ.

São muitos os devotos de São Jorge no conjunto e toda essa movimentação é preparada com dias de antecedência.

Vários pontos do bairro serviram de palco para as comemorações de São Jorge e mais uma vez o dia 23 de abril foi um dia de muitos agradecimentos ao Santo Guerreiro, novos pedidos, muita festa e confraternização.


NOTA
Desde 2008, o Rio de Janeiro transformou o Dia de São Jorge (23 de abril) em feriado estadual. A enorme devoção popular ao santo acabou por transformá-lo em padroeiro extraoficial da cidade, que atribui o título, oficialmente, a São Sebastião.

Considerado um dos mais proeminentes santos militares, São Jorge era capitão do exército romano. Nascido na Capadócia, na Turquia, o guerreiro chamava atenção por não abandonar a fé católica nem mesmo em meio às guerras. Foi torturado sucessivas vezes a mando do imperador Diocleciano na tentativa de fazê-lo abandonar o cristianismo. Mas o soldado continuava firme em suas crenças. Diante das recusas de São Jorge em adorar aos deuses romanos, no dia 23 de abril de 303, Diocleciano ordenou que ele fosse degolado.

O martírio do soldado romano transformou-o em um dos mais venerados santos no catolicismo. Ele é padroeiro de várias cidades, países e regiões do mundo: Inglaterra, Etiópia, Moscou, Londres, Barcelona e Ilhéus, entre outras.

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Campinarte Jornal / Como atuar em uma Associação de Moradores

A associação de moradores é uma ferramenta que o povo tem a seu favor. É um espaço de luta a serviço do bem comum do bairro e da cidade. Saiba qual é o papel dela e participe da melhoria da sua região.
Passo a passo
1. Reivindique seus direitos como cidadão através da associação de moradores. Saiba que a associação pode ser de uma rua, quarteirão, bairro, distrito, etc.
2. Reúna, convoque, una as forças e organize a população para exigir os seus direitos através da Associação.
3. Use associação como: um instrumento de solidariedade entre os moradores; - um espaço comunitário do povo na base, para trabalhar juntos e unidos por melhores condições de vida; - uma das ferramentas do povo organizado que toma consciência de sua dignidade como ser humano; - uma maneira de organizar as lutas e mobilizar os moradores para enfrentar os problemas concretos que surgem da necessidade do povo; - um espaço privilegiado que faz crescer a consciência da classe oprimida, que deseja construir uma sociedade igualitária e justa, onde se possa realmente exercer a cidadania.
4. Defina, junto com outros moradores, as necessidades mais prioritárias para a região: transporte, água, ônibus, coleta de lixo, posto de saúde, luz, etc. As prioridades e lutas devem ser determinadas em discussão democrática e em assembléia com os moradores.
5. Exija das autoridades a satisfação das necessidades discutidas e acordadas. A Associação de Moradores é um instrumento de todos os moradores do bairro e tem o dever de exigir e reivindicar junto ao poder público e órgãos competentes os direitos do povo que paga seus impostos.
Atenção!!!
Ao reivindicar seus direitos, os moradores não estão pedindo nenhum favor a nenhuma autoridade.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Campinarte - Huayrãn Ribeiro / Ser nacionalista é ser inteligente?


Dizem que o brasileiro só tem amor à pátria em época de Copa do Mundo; canta o hino nacional, se veste de verde e amarelo e tantas outras patacoadas (assim dizia a minha avó). Aliás, o povo brasileiro só incorpora este espírito patriótico quando joga a seleção brasileira de futebol. Quando joga a seleção brasileira de qualquer outro esporte adeus nacionalismo, adeus patriotismo, adeus verde e amarelo.

domingo, 13 de abril de 2014

Aniversário de 15 anos de Luciana (Escola Vinde Meninos com Classe nas Artes)

Veja como foi a festa de aniversário de Luciana (15 anos) dia 12 de abril de 2014...
Primeiro tivemos um Culto de Ação de Graças seguida de uma belíssima comemoração no salão da Escola Vinde Meninos com Classe nas Artes.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Samuel Maia lança livro que mostra a importância do conceito de sustentabilidade na Baixada Fluminense

 
Samuel Maia lança livro que mostra a importância do conceito de sustentabilidade na Baixada Fluminense...
 ...Evento bastante concorrido aconteceu no Shopping UNIGRANRIO em Duque de Caxias (10/04/2014).
 
As poderosas lentes do Campinarte captaram imagens de toda a movimentação deste acontecimento que atraiu uma quantidade enorme de pessoas e entidades ligadas ao meio ambiente não só de Duque de Caxias como também de todo o Estado do Rio de Janeiro, isso sem falar num sem número de instituições e seus respectivos representantes e mais amigos e admiradores do professor Samuel Maia.
 
Tudo foi preparado para que o livro - e seu autor - fossem objeto de atenção por quem realmente importa: o leitor!
 
A noite de autógrafos é do autor. 
 
O Campinarte reconhece tratar-se de um momento único e deseja todo o sucesso do mundo ao Professor Samuel Maia. 


Parabéns pela obra 
(Veja abaixo mais fotos do evento)

domingo, 6 de abril de 2014

NOVA CAMPINAS – GRUPO FAMÍLIA

 
As poderosas lentes do Campinarte captaram domingo, 06/04/2014, 1ª. Feijoada com Roda de Samba do Grupo Família.
Evento aconteceu no Salão do PQD (Rua 17), e contou também com a presença de vários DJs.
A criançada não ficou de fora, pois a organização colocou à disposição da garotada vários brinquedos.
 Evento bastante concorrido que acabou mobilizando boa parte da comunidade de Nova Campinas... 
 ...que espera outras iniciativas do gênero, pois a localidade carece de áreas de lazer e eventos culturais, principalmente nos finais de semana.

 
Em breve mais informações sobre as atividades do GRUPO FAMÍLIA – AGUARDEM!