O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

sábado, 31 de maio de 2014

Morre Edival M. de Souza (O Seu Souza da Farmácia)

*19/05/1943 +21/05/2014

Com extremo pesar comunicamos o falecimento de Edival M. De Souza (O Seu Souza da Farmácia).

O Seu Souza nasceu na cidade de Apiacá (divisa do Estado do Rio com o Espírito Santo), era casado e deixa mulher, três filhos e três netos. Seu Souza era torcedor do América Futebol Clube do Rio de Janeiro.

Um dos mais antigos moradores de Nova Campinas e um velho amigo do Campinarte, desde os seus 14 anos trabalhava no ramo de farmácia o que lhe valeu o respeito e credibilidade de colegas e clientes.

Sério, honesto e profundo conhecedor do seu ofício era também um grande incentivador de iniciativas comunitárias de arte, cultura, esporte, etc.

Aos familiares manifestamos nossos pêsames e nossa solidariedade.

Ladrão entra na fila para assaltar Loteria em Nova Campinas

Fui surpreendido nesse sábado (31/05), com a notícia de mais um assalto a uma loja comercial na Avenida B, local que concentra o maior número de lojas comerciais do bairro e há poucos metros do DPO, pela segunda vez a Loteria foi o alvo.
O que chamou atenção foram alguns relatos de que o assaltante entrou na fila, aliás, ele era o primeiro da fila, e para todos (teoricamente) seria mais um inocente morador da comunidade que talvez estivesse ali para efetuar algum tipo de pagamento: conta de energia elétrica ou telefone, etc.
Que nada, assim que o responsável pelo estabelecimento abriu a porta para dar início aos trabalhos, o assaltante entrou junto com ele e fez a limpa.
Segundo os relatos, ninguém percebeu a ação, pois julgavam tratar-se de um atendimento “personalizado” ou coisa parecida.
A loja passou toda a manhã de sábado com um aviso que dizia: “POR MOTIVO DE ASSALTO, A LOTERIA NÃO ABRIRÁ HOJE...”.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Campinarte Huayrãn Ribeiro / Desordem significa (automaticamente) prejuízo para a prefeitura e toda sociedade

Imagine qualquer setor de fiscalização de qualquer prefeitura que não seja sério, honesto e que também não tenha conhecimento de causa. Sabe qual será o resultado? Desordem, o que significa (automaticamente) prejuízo para a prefeitura e toda sociedade.
Imagine qualquer setor de fiscalização de qualquer prefeitura cujos fiscais sejam desonestos. Sabe qual será o resultado? Desordem, o que significa (automaticamente) prejuízo para a prefeitura e toda sociedade.
Um dos obstáculos para se ter economias mais fortes e justas, bem como comunidades democráticas mais coesas, é a cultura da propina e da corrupção. Muitos fiscais salafrários tentam disfarçar seus atos sórdidos com sua dedicação aos interesses comunitários, ou por sua alta moralidade, ou por fidelidade ao prefeito.
O ato de fiscalizar, fazer com que as leis sejam cumpridas não significa sofrimento e nem prazer, mas todas as tarefas que tem que ser cumpridas e concluídas de forma honesta, até o fim. Se não for dessa forma sabe qual será o resultado? Desordem, o que significa (automaticamente) prejuízo para a prefeitura e toda sociedade.
A responsabilidade é do tamanho do conhecimento. Não se pode governar uma sociedade ou enfrentar seus problemas se as pessoas não forem responsáveis pelo que fazem. Um grande incêndio pode vir depois de uma pequena fagulha; não são as más ervas que sufocam o grão, mas a negligência do cultivador. Imagine qualquer setor de fiscalização de qualquer prefeitura cujos fiscais sejam irresponsáveis. Sabe qual será o resultado? Desordem, o que significa (automaticamente) prejuízo para a prefeitura e toda sociedade.
Resumindo: conhecimento de causa, seriedade e honestidade são fundamentais para qualquer setor de fiscalização de qualquer prefeitura de qualquer cidade de qualquer país do mundo.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Huayrãn Ribeiro / Nota de Esclarecimento

O Campinarte Dicas e Fatos não apóia nenhum candidato a Vereador, Perfeito, Deputado Estadual, Deputado Federal, Governador, Senador e muito menos a Presidência da República.
EU, HUAYRÃN RIBEIRO, COMO ELEITOR, NÃO TENHO NENHUMA OBRIGAÇÃO DE DECLARAR QUEM SERÃO MEUS CANDIDATOS ENTENDENDO QUE ISSO DIZ RESPEITO SOMENTE A MIM [cara pálida]. 
VOU REPETIR O QUE TODO MUNDO ESTÁ CANSADO DE SABER: O VOTO É SECRETO – SE-CRE-TO!!!
Tenho pedido reiteradas vezes que, POR FAVOR, parem de nos enviar propaganda de qualquer candidato a qualquer cargo que seja.
Fui obrigado a restringir nos sites de relacionamento dos quais faço parte um número considerável de contatos [bastante contrariado com o desrespeito de uns e outros] até conseguir dar uma arrumada na casa.
Dirijo um trabalho que está engajado num processo mundial chamado Educação Comunitária – não estou falando de um projetinho qualquer – estou falando de um processo mundial onde a figura do agente governamental é considerada como uma das mais nocivas. Evidentemente que na política [como em todo lugar] tem as suas exceções, mas eu não estou falando das exceções e sim da regra... E pela nossa ótica, eleições no Brasil é uma grande farsa. Estamos vivendo um falso estado democrático – trabalhamos, isso sim, pelo VOTO FACULTATIVO JÁ!
Nós do Campinarte não apoiamos uma “democracia” onde o voto só serve para um - o eleito – enquanto que para o eleitor – os direitos vêm na base do conta-gotas ou na base da esmola, assistencialismo e com um discurso populista.
Não temos nenhum compromisso com “isso que chamam de festa da democracia”. O Campinarte tem compromisso com os fatos e contra fatos não há argumentos. E tem mais:
O Campinarte se orgulha de ter se transformado num produto que vai além de uma simples marca, conseguimos imprimir um conceito...
O Campinarte está aberto a todos os segmentos comunitários...
O Campinarte se orgulha de não receber subvenção de nenhuma prefeitura ou governo estadual e muito menos do governo federal...
O Campinarte não é uma ONG, associação ou fundação...
O Campinarte não é bancado por nenhuma denominação religiosa...
O Campinarte não é bancado por nenhum partido político, milícia ou traficante...
O Campinarte não tem se quer agenciadores ou vendedores de anúncios espalhados por aí – se por um acaso aparecer alguém querendo se passar por agenciador do Campinarte chame a polícia...
O Campinarte circula graças a um grupo de colaboradores que também não tem nenhum vinculo contratual... 

Pessoas [físicas ou jurídicas] que contribuem espontaneamente porque reconhecem a importância de um veículo como o Campinarte para as comunidades.
Quando me refiro ao Campinarte Dicas e Fatos estou automaticamente me referindo a todas as nossas publicações: Campinarte Dicas e Fatos (o blog do jornal) / Rádio Campinarte / TV Campinarte, etc...
Espero ter esclarecido algumas dúvidas... Não vou me alongar... 

Se necessário, voltarei a tocar no assunto (espero que não).
Huayrãn Ribeiro

Campinarte - Huayrãn Ribeiro / Eles estão entre nós

A falta de memória em algumas pessoas chega a ser um absurdo – plantaram pessimismo, desamor, trabalharam incansavelmente pela deseducação, além é claro, de retribuírem com ingratidão a todos que lhes estenderam as mãos.
Estão sofrendo porque estão colhendo os frutos amargos de sementeiras errôneas do passado.
Cada um colhe exatamente aquilo que plantou.
Pessoas assim vivem desassociadas da alegria e da felicidade.
Se essas pessoas não tivessem uma memória tão fraca se lembrariam de que colheremos, infalivelmente, aquilo que houvermos semeado.
Pessoas assim não podem superar dificuldades porque seus corações estão cheios de ciúme, inveja, mágoa e o resultado é sempre uma demonstração de incompetência em tudo que fazem; o resultado é sempre uma demonstração de despreparo em tudo que fazem; o resultado é sempre uma demonstração de falta de seriedade em tudo que fazem; o resultado é sempre uma demonstração de desonestidade em tudo que fazem.
Preste bem atenção - eles estão entre nós!

Campinarte Huayrãn / Jovens bêbados

Estamos produzindo uma nação de bêbados, com os jovens começando a abusar da bebida desde pequenos. Consta que crianças de apenas nove anos aparecem na escola com uma terrível ressaca. E o alcoolismo continua aumentando. Por que esse problema com a bebida? A “propaganda que apresenta um estilo de vida atraente aos adolescentes”. Outras razões? O fácil acesso ao álcool, a aceitação social, a permissividade dos pais e a liberdade e o dinheiro que as crianças têm hoje. Há também falta de controle por parte dos pais e de respeito pela autoridade — basicamente um colapso total da estrutura social.
Um de cada dez jovens que encontramos pelas ruas é viciado em álcool. Existe entre os jovens hoje uma nova cultura de que fim de semana bom é aquele que se passa “bebendo até cair”. Especialistas estão muito alarmados com a crescente indústria publicitária mundial que procura vender álcool aos jovens. Os pesquisadores descobriram que a maioria dos que fazem propaganda de bebidas alcoólicas têm sites na internet visando os jovens. Oferecem ingressos para shows de música ao vivo, críticas de filmes e naturalmente informações sobre o produto. A Organização Mundial da Saúde está preocupada com toda essa campanha de promoção que visa tornar o álcool uma constante na vida dos jovens.
Agora eu pergunto: vamos ficar assistindo a tudo isso sem fazer nada? Será que todo mundo tem cara de palhaço, assim como eu?

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Campinarte Huayrãn Ribeiro / Vamos eliminar tudo o que não é amor

O nosso país apesar de possuir vasto solo e infinitos recursos, quem possui a alma pobre, pobre se torna. A pobreza como a riqueza não dependem da totalidade das reservas naturais, mas sim do estado espiritual de cada indivíduo. Exerce influência, sem dúvida, a boa ou a má política. Mas isso é questão espiritual do indivíduo que administra a política. Seria um erro pensar que a atual política brasileira seja feita pelo próprio povo através de seus representantes. Nas eleições fazem propagandas dizendo que transmitirão o pensamento dos eleitores, mas, uma vez eleitos, são inúmeros os políticos que se movem unicamente pelas vantagens próprias. Sem a mínima vergonha, procuram aumentar os próprios subsídios e as indenizações. Enquanto não melhorar o indivíduo, será impossível melhorar o mundo. Isso me lembra a seguinte história:
Um cientista vivia preocupado com os problemas do mundo e estava resolvido a encontrar meios de minorá-los. Passava dias em seu laboratório em busca de respostas para as suas dúvidas. Certo dia, seu filho de sete anos invadiu o seu santuário decidido a ajudá-lo a trabalhar.
Vendo que seria impossível demovê-lo, o pai procurou algo que pudesse distrair-lhe a atenção. Até que se deparou com o mapa do mundo. Com o auxilio de uma tesoura, recortou-o em vários pedaços e, junto com o rolo de fita adesiva, entregou ao filho:
- Vou lhe dar o mundo para consertar. Veja se consegue. Faça tudo sozinho.
Pensou que, assim, estava se livrando do garoto, pois ele não conhecia a geografia do planeta e certamente levaria dias para montar o quebra-cabeça. Uma hora depois, porém, ouviu a voz do filho:
- Pai, pai, já fiz tudo. Consegui terminar tudinho.
Para surpresa do pai, o mapa estava completo. Todos os pedaços haviam sido colocados nos devidos lugares. Como seria possível? Como o menino havia sido capaz?
- Você não sabia como era o mundo, meu filho, como conseguiu?
- Pai, eu não sabia como era o mundo, mas quando você tirou o papel da revista para recortar, eu vi que do outro lado havia a figura de um homem. Quando você me deu o mundo para consertar, eu tentei, mas não consegui. Foi aí que me lembrei do homem, virei os recortes e comecei a consertar o homem que eu sabia como era. QUANDO CONSEGUI CONSERTAR O HOMEM, VIREI A FOLHA E DESCOBRI QUE HAVIA CONSERTADO O MUNDO.
É muito importante que tenhamos a consciência que fomos enviados a este mundo para realizar uma missão muito especial. Você amigo leitor, está no mundo para cumprir uma missão que só poderá ser cumprida por você. Como não foi você quem escolheu esta situação especial, você não precisa se preocupar, aliás, como não foi ninguém aqui da Terra quem escolheu, você não precisa se preocupar. Talvez exista algo que os outros saibam fazer e que você seja incapaz de fazer aquela coisa, mas você possui a capacidade de realizar a sua missão especial, impossível de ser feita por outra pessoa. Enfrente tudo pensando firmemente: Deus está em mim. Nada temo.
Se para melhorar o mundo é preciso melhorar o homem e para melhorar o homem é preciso que este homem encontre o amor então aqui vai uma dica: vamos começar eliminando tudo o que não é amor. Isso exige investigação, muita calma e tranqüilidade para ficarmos atentos aos movimentos da verdade, sim, a verdade não é uma coisa estática, ela está sempre em movimento, o que nós temos que fazer é observar, sem criticar, sem condenar e principalmente sem se queixar. Só dessa maneira seremos capazes de identificar tudo o que nos causa dor e sofrimento, e a partir daí eliminar da nossa mente esse condicionamento doentio, egoísta, mesquinho, superficial que rege todas as nossas ações. “É tudo uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranqüilo” (já dizia o poeta Walter Franco). Resumo da ópera:
Se o governo é uma extensão do povo, então só teremos um bom governo quando o povo mudar para melhor, certo?
Para o povo mudar para melhor é preciso mudar o homem, certo?
Para mudar o homem se faz necessária uma revolução individual, tudo bem?
O primeiro passo para esta revolução seria a eliminação de tudo o que não é amor, concorda?
Este processo teria que começar dentro de cada um de nós, individualmente falando, certo?
Vamos, responda!
A mudança tem que ser individual para que sejamos um povo melhor?
Afinal de contas, estamos esperando o quê?

sábado, 24 de maio de 2014

Campinarte Huayrãn Ribeiro / Boquinha suja

Para muitos é inquietante a idéia de estarem travando uma batalha perdida para preservar a civilidade. A crescente aceitação do uso de palavrões é o que torna mais evidente essa realidade. O uso de palavrões é tão comum que muitos jovens o encaram como normal, e grande parte dos adultos parece não notar nem ligar. Crianças de apenas um ano já usam palavras obscenas — assim que conseguem assimilar o vocabulário dos pais e da televisão. Um estudo revela que “cerca de 10% do vocabulário de um adulto no local de trabalho, e 13% nas horas de lazer, são palavrões”. Outra estatística citada no artigo mostra que o uso de palavrões aumentou 500% nos programas de televisão”.
É comum ouvir palavrões em muitos locais de trabalho. Alguns especialistas sustentam que esse linguajar torna o ambiente mais estressante para os funcionários. O uso de linguagem de baixo calão para expressar crítica negativa pode ter um efeito prejudicial na produtividade, na auto-estima e na saúde do funcionário. Em geral a tendência é usar a linguagem que o patrão usa. Se os palavrões no emprego o incomodam, comece abordando a pessoa que estiver passando dos limites e lhe peça com muita educação que não use esse tipo de linguagem na sua presença. Do ponto de vista de pais e educadores, a utilização de impropérios em programas de televisão é totalmente inaceitável. A emissora parte do pressuposto equivocado de que goza da intimidade dos telespectadores e, por isso, pode entrar em suas casas disparando as maiores barbaridades. Embora programas de entretenimento possam ser informais, com um pouco de imaginação pode-se evitar a linguagem suja. Se a intenção é produzir cenas realistas, [os palavrões poderiam] ser facilmente [substituídos] por outros recursos dramáticos.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Campinarte Huayrãn Ribeiro / A Copa da Corrupção é nossa, com o brasileiro não há quem possa!!!

Nada melhor que uma Copa do Mundo e uma Olimpíada para arrumar a vida de muita gente boa à custa do suor do trabalhador que no fundo é quem paga toda essa farra.
De uma coisa estou certo – O Brasil já é o grande campeão do Mundo da Copa da Corrupção. Quanto a conquista da Copa do Mundo de Futebol, isso para eles que lucram com esse tipo de evento é irrelevante. O gol é um detalhe, a opinião pública não interessa e blá, blá, blá.
Com certeza, o que não pode faltar é aquela cervejinha pra comemorar, certo?
Será que eles estão pensando que todo mundo tem cara de palhaço, assim como eu?

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Campinarte Huayrãn Ribeiro / Definitivamente não temos segurança, apesar das propagandas do governo

O Rio de Janeiro vive um momento de muitas incertezas nos mais variados segmentos.
A insegurança não é só no que diz respeito a essa (interminável) guerra entre o tráfico e a polícia, não, a coisa é mais profunda.
Hoje, o cidadão do Rio de Janeiro não teme “apenas” a bala perdida, são muitos medos, por exemplo, o cidadão não se sente seguro no deslocamento de sua casa para o trabalho simplesmente porque algumas dúvidas começam a pairar sobre sua cabeça: será que o motorista do coletivo é habilitado? Será que esse mesmo condutor está sóbrio? O veículo está 100% em condições para o transporte de passageiros? A professora do seu filho é de confiança? Ela já deu provas de sua capacidade para exercer uma das profissões de maior responsabilidade do mundo?
Vivemos no reino do faz de conta onde o que impera é a incompetência. A má formação profissional tem levado e elevado muitas pessoas desqualificadas a cargos vitais para toda a sociedade.
Veja o exemplo da política. Repare bem na câmara de vereadores de sua cidade que eu considero a MECA dos delinqüentes, criminosos, desqualificados e incompetentes.
Você deve se lembrar perfeitamente em quem você votou nas últimas eleições para a câmara de sua cidade, certo?
Se você é um eleitor “consciente” e acompanha a vida política da sua região veja se aquele pobrezinho que você ajudou a eleger, veja se o crescimento patrimonial dele é compatível com o seu salário de vereador. Compare o que ele tinha antes com o que ele tem agora, será que bate?
Outra coisa: se vivemos uma democracia, aquele voto teria que ser bom tanto para o eleitor como para o eleito, certo? Mas, é assim na prática? Claro que não!
Isso porque eu citei apenas a câmara municipal de sua cidade, agora eu pergunto: e quanto as demais câmaras pelo Brasil e quanto aos governos estaduais e o federal?
O leitor já percebeu que o noticiário político mais parece um noticiário policial?
O leitor já percebeu que o noticiário policial dá conta da polícia ter que prender policiais por uma série de crimes?
É ou não é uma total inversão de valores?
Quem deveria legislar, quando legisla, legisla em causa própria; quem deveria ensinar na verdade precisa aprender; quem deveria zelar pela segurança do cidadão é o primeiro a transgredir; os assassinos de ontem, hoje estão no poder e tome desmando e tome corrupção. E o que é pior: a população assiste passivamente a naturalização dessas barbaridades graças a essas propagandas enganosas e a esse processo de desinformação promovido pela grande mídia conivente com essa promiscuidade e tantas imoralidades que são empurradas goela abaixo do povão.
Afirmo categoricamente que estamos assistindo a um festival de falsidade ideológica. O noticiário não se cansa de dar conta de falsos médicos, falsos advogados, policiais, juízes, tivemos até um falso delegado, falsas empresas disso e daquilo, falsos padres, pastores, falsos jornalistas, isso sem falar na pirataria que come solto por aí a fora.
E preste bem atenção: É TUDO CONTRA O POVO!
A nova modalidade de tortura (com requintes de crueldade) é fazer o povo voar pelos ares com esses bueiros explosivos, o carioca vive numa cidade minada.

Repare bem – a coisa está do jeito que o Diabo gosta!
Nada melhor que uma Copa do Mundo e uma Olimpíada para arrumar a vida de muita gente boa à custa do suor do trabalhador que no fundo é quem paga toda essa farra.
De uma coisa estou certo – O Brasil já é o grande campeão do Mundo da Copa da Corrupção. Quanto a conquista da Copa do Mundo de Futebol, isso para eles que lucram com esse tipo de evento é irrelevante. O gol é um detalhe, a opinião pública não interessa e blá, blá, blá.
Você deve estar pensando: grandes coisas! Estou cansado de ler muitos textos com esse mesmo teor (e muito melhor escrito) e não adiantou nada, está tudo de mal a pior.
Façamos o seguinte – eu paro de escrever textos como esse e você pára de ler textos como esse e vamos juntos, nós dois, começar uma transformação?

domingo, 18 de maio de 2014

Grisalhos de Nova Campinas – Festa em homenagem ao Dia das Mães

(Maria de Lourdes e Carlos Castilho)
Aconteceu no Espaço Cultural em Nova Campinas dia 17 de maio a Festa em homenagem ao Dia das Mães organizada pelo Grupo Grisalhos de Nova Campinas dirigido pela competente Maria de Lourdes  que mais uma vez se superou dando um verdadeiro show de organização.
O evento atraiu vários grupos de terceira idade dos municípios de Duque de Caxias, Magé, Rio de Janeiro...
Com o apoio do comércio local e mais entidades e instituições do Estado do Rio de Janeiro o evento apresentou várias atrações:

 seresta, sorteio de brindes, 
Flash Back (Jonny Som) e uma série de agradecimentos e homenagens emocionadas a todas as mães.
A decoração do ambiente e os comes e bebes mais uma vez ficou a cargo do Buffet Art Elegance.

sábado, 17 de maio de 2014

Grupo de Capoeira Raimundo Filho – 33 Anos

As poderosas lentes do Campinarte captaram em Nova Campinas, dia 17 de maio, a festa de trigésimo terceiro aniversário do Grupo de Capoeira Raimundo Filho [Fundado pelo [hoje] Grã-Mestre Raimundo Filho.
Na programação tivemos vários batizados e promoções de cordéis.
Um dos destaques do evento foi a promoção do agora Mestre Zumbi.
A organização ficou por conta dos Mestres Boto e Serginho.
Com o apoio de um sem número de empresas, instituições e entidades, o evento, repetindo edições anteriores, foi bastante concorrido e prestigiado por representantes de grupos, associações, etc., de capoeira de Estado do Rio de Janeiro e de muitos estados do Brasil.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Morre aos 103 anos o último fundador da Lira de Ouro

A cultura de Duque de Caxias está de luto. A Sociedade Artística e Musical Lira de Ouro perdeu neste sábado (10/5), seu último fundador. Acácio de Araújo faleceu aos 103 anos. Neto de escravos da região açucareira de Campos, o trombonista se transferiu para cidade aos 22 anos e em 1957, junto com outros 18 músicos, fundou a Lira de Ouro, na Rua Sebastião Oliveira, onde foi diretor musical por vários anos. Durante muitos anos ela foi a banda oficial do município.