O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Parabéns pra Katiane (3 aninhos)... E o Coelhinho do Campinarte estava lá, confira...

O tempo passa... E não é que a Katiane já está aqui para mais uma festinha de aniversário...?
Isso mesmo, 3 aninhos, comemorados nesse dia 29 de julho de 2014...
E as poderosas lentes do Campinarte marcaram presença para registar mais esse acontecimento e (claro) que o coelhinho não poderia perder a festinha da Katiane....

Bolo, doces, salgadinhos, refrigerantes e muitas crianças... Você acha que ele iria perder..?
 E a Katiane comandando aquela bagunça pra lá de gostosa...
Corre pra cá, corre pra lá... E o coelhinho do Campinarte no meio...
Foi muito legal participar pelo terceiro ano consecutivo dessa data querida...

O Campinarte deseja a Katiane muitas felicidades e muitos anos de vida...

terça-feira, 29 de julho de 2014

Festival reúne produção independente em Duque de Caxias

Favela 247 – Segue até a próxima quarta-feira (dia 30) o Festival Curta Caxias – promovido pelo cineclube Mate com Angu –, que procura apresentar a produção independente de audiovisual e das artes em geral. A ideia é dialogar com diversos espaços culturais da cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. “Para fazer cultura tem que se fazer em rede. Queremos fazer o Mate com Angu presente na cena da cidade e do Rio de Janeiro. Pra isso, sempre precisamos nos movimentar, em amplos sentidos”, explica Tadeu Lima, integrante do cineclube, em matéria do site da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro. “Buscamos um recorte mais atual da produção audiovisual da Baixada Fluminense. Aliás, um problema ótimo de se ter ultimamente é ter que selecionar filmes para exibir… Sinal de que a quantidade de filmes da região tem aumentado significativamente”, avalia Lima. Hoje (dia 28) será dia de sessões relâmpagos em pontos do centro da cidade e amanhã (dia 29) acontece uma sessão especial no Teatro Raul Cortez, com a exibição do longa-metragem Amuleto de Ogum, de Nelson Pereira dos Santos, em comemoração aos 40 anos de produção do filme, que foi integralmente rodado na cidade de Duque de Caxias. No encerramento, na quarta (dia 28), haverá a festa Junkie Session, com show da banda Bambino e os Asteróides, na Sociedade Musical e Artística Lira de Ouro. O cineclube Mate com Angu está completando 12 anos em 2014 e promove sessões gratuitas de cinema sempre na última quarta-feira do mês, na Lira de Ouro.
 
Por Renata Saavedra, para o cultura.rj
Mais que uma festa de aniversário
Cineclube Mate com Angu comemora 12 anos com festival itinerante em Duque de Caxias
São 12 anos de cinema, ativismo e “se-virismo” na Baixada. Completando mais um aniversário, o Mate com Angu promove a partir deste sábado o Festival Curta Caxias, que acontece até o dia 30. Por maior que seja a Sociedade Artística e Musical Lira de Ouro, espaço onde acontecem as sessões regulares do Mate e que guarda grande parte de sua história, a comemoração não coube só ali. O Curta Caxias vai ocupar a cidade toda com filmes, shows, festa e exposição.
A ideia é dialogar com diversos espaços culturais da cidade, apresentando a produção independente de parceiros artísticos da região. “Para fazer cultura tem que se fazer em rede. A Lira de Ouro é um importante ponto de encontro em Duque de Caxias, mas não pode ser o único. Pensamos em potencializar e aproveitar outros espaços da Cidade - e ainda é pouco. Queremos fazer o Mate com Angu presente na cena da cidade e do Rio de Janeiro. Pra isso, sempre precisamos nos movimentar, em amplos sentidos”, explica Tadeu Lima, integrante do cineclube.
A abertura acontece no sábado, dia 26/07, no Bar Republika, em Jardim Primavera, com uma sessão de filmes realizados na região, a sessão “Panorama Baixada”.  Tem Praça do Skate – A Primeira Pista da América Latina, de Paulo China; Prum Santo, de Gordack Baixadiano, os videoclipes Baixada, de Cacau Amaral (para a música da Slow Dadf) e Baixada em Cena, de Marcão Baixada, e outros. A trilha sonora da noite fica por conta da MPB – “música popular da Baixada” – de Marcelo Peregrino e Galove, da Pirão Discos.
Tadeu conta que seleção de filmes deu trabalho: “Buscamos um recorte mais atual da produção audiovisual da Baixada Fluminense. Aliás, um problema ótimo de se ter ultimamente é ter que selecionar filmes para exibir… Sinal de que a quantidade de filmes da região tem aumentado significativamente”.
No domingo a programação é online: acontece a estreia do novo webprograma do cineclube, o ABC – América do Bem Comum. “É um programa de webtv, com base nas experiências do Buraco Cavernoso e do Pureza Show, que vai receber convidados, com o objetivo de discutir a vida aqui na Terra. E uma ideia de misturar conteúdo atual com intervenções multimídia ao vivo”, explica Tadeu.
Segunda-feira vai ser dia de sessões relâmpagos realizadas em pontos do centro da cidade e na terça acontece uma sessão especial no Teatro Raul Cortez: será exibido o clássico longa-metragem Amuleto de Ogum, do cineasta Nelson Pereira dos Santos, em comemoração aos 40 anos de produção do filme, que foi integralmente rodado na cidade de Duque de Caxias.
O Festival Curta Caxias termina na quarta-feira, dia 30/07, com a tradicional sessão festiva que acontece na Lira de Ouro, com a festa Junkie Session e show da banda Bambino e os Asteróides. Assim o Mate com Angu fecha o aniversário com chave de ouro e entra com o pé direito em mais um ano de muito cinema e trabalho: “Ainda há muitos filmes pra serem vistos e principalmente, muitos filmes para serem feitos. E falta maior apoio, tanto do poder público quanto da iniciativa privada. Tivemos a sorte de ter a ajuda de algumas empresas em momentos pontuais, mas nunca tivemos um patrocínio de verdade. Hoje em dia, vários coletivos optaram por conseguir ajuda junto ao público, por meio das campanhas virtuais. Até então, o público foi nosso maior incentivador. Mas queremos, junto de outros coletivos e quaisquer pessoas incentivadoras da cultura na Baixada, fazer com que a arte e cultura sejam vistas com a devida importância na constituição de nossos cidadãos”.
Confira aqui a programação.

domingo, 27 de julho de 2014

PREÇOS DAS PASSAGENS DE ÔNIBUS EM DUQUE DE CAXIAS CONTINUAM AS MAIS CARAS DO BRASIL

segunda-feira, 21 de julho de 2014

PACATOS E CONFORMADOS CIDADÃOS DE DUQUE DE CAXIAS

PELO BRASIL A FORA O QUE SE VÊ?... 

MANIFESTAÇÕES CONTRA O AMENTO DAS PASSAGENS DE ÔNIBUS...
COMO TODOS ESTÃO ACOMPANHANDO PELA IMPRENSA... 
CERTO?

OS PACATOS E CONFORMADOS CIDADÃOS DE DUQUE DE CAXIAS PAGAM A TARIFA MAIS CARA DO BRASIL E NÃO ESBOÇAM NENHUM TIPO DE REAÇÃO...

DAQUI A POUCO SE EU QUISER CHEGAR AO CENTRO DO MUNICÍPIO, SAINDO DE SANTA CRUZ DA SERRA (POR EXEMPLO) TEREI QUE DESEMBOLSAR APENAS R$, 4,35 (SÓ DE IDA)...

A PREFEITURA, NÃO ESTÁ NEM AÍ...
A CÂMARA, COMO SEMPRE, OMISSA (EM RELAÇÃO AO POVO) E CONIVENTE COM AS EMPRESAS DE ÔNIBUS...
LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS...?... 
ISSO NÃO EXISTE EM DUQUE DE CAXIAS...!

RESUMO: A POPULAÇÃO ESTÁ ABANDONADA...TENDO QUE ASSISTIR A UM FESTIVAL DE ÔBA, ÔBA E BLÁ, BLA, BLÁ...

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Duque de Caxias / Pedágio muda na BR-040

O Dia
Rio - A BR - 040 (Rio - Petrópolis) terá alteração da estação de pedágio, em Duque de Caxias, a partir da 0h de sexta-feira. A nova praça está localizada no Km 102 da rodovia e substitui outra existente no km 104 . A mudança faz parte das obras de construção de uma pista com 20 quilômetros de extensão que irá substituir a atual subida da serra. No trecho Petrópolis-Caxias, está prevista a duplicação de 15 quilômetros da atual descida da serra e a abertura de um túnel de cinco quilômetros. As obras foram iniciadas há um ano.
A autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres foi publicada no Diário Oficial da União de ontem. O posto de pedágio que será desativado permanecerá sinalizado, com vias abertas à passagem do tráfego. A principal alteração para quem segue do Rio para Petrópolis será o ponto de acesso à subida da serra, que deverá ser feito pelo km 101, através do antigo retorno do trecho, em direção a Minas Gerais.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Refinaria Reduc da Petrobras sofre explosão; produção não é afetada

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Refinaria Duque de Caxias (Reduc), no Estado do Rio de Janeiro, da Petrobras, sofreu uma explosão na manhã desta quinta-feira, deixando um operário ferido, mas a produção não foi afetada, informou o diretor do Sindicato dos Petroleiros de Duque de Caxias (Sindipetro Caxias), Simão Zanardi.

A explosão ocorreu por volta das 11 horas em uma linha de vapor em unidade que faz parte do setor de geração de energia elétrica da refinaria. A Reduc tem capacidade para processar cerca de 240 mil barris de petróleo por dia.


"A produção continua normal", afirmou Zanardi. Entretanto, ele destacou que os funcionários sofreram um "abalo emocional". Além disso, o sindicalista também afirmou que a refinaria enfrenta falta de manutenção e de efetivo.


Procurada, a Petrobras não se manifestou imediatamente.





(Por Marta Nogueira)