O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de maio de 2015

DUQUE DE CAXIAS / TRANSPORTE COLETIVO / DE VOLTA NO TEMPO

Auto Viação Jurema em 1960 

Duas propagandas da FNM - a primeira de 1961 e a segunda de 1968Em 23 de Julho de 1971, finalmente os trens elétricos chegaram a Duque de Caxias, região da antiga Leopoldina. Com isso, finalmente estavam realmente unificados os Subúrbios da Leopoldina e da Central, ambos em bitola 1,60m. Posteriormente a Eletrificação foi a Gramacho e finalmente a Saracuna, com a bitola de 1,60m. Os trens elétricos que saíam de Barão de Mauá rumo a Gramacho/Saracuna, foram transferidos para a Estação D. Pedro II, concentrando assim, todas as linhas Suburbanas. Foto publicada na Revista REFESA, década de 70. Cortesia: Christoffer R.Esta foto é de 1965, conforme indica o busófilo Augusto Antônio, responsável pela foto. Este ônibus é da Viação Paredense, hoje extinta, que fazia na ocasião a linha Caxias - Praça da Bandeira.Em meados do século XIX, Meriti representava apenas um porto de escoamento de poucos produtos, dentre os quais a lenha e o carvão vegetal. A recuperação de Meriti começou a insinuar-se com o advento da estrada de ferro que levara tantas localidades ao ocaso – Estrela, Vila de Iguaçu, Porto das Caixas. Sob a égide da “maria-fumaça”, tudo se modificou.
SOL – SOCIEDADE DE ÔNIBUS LTDA – DUQUE DE CAXIAS – RJ / FUNDADA EM 1961, COM SUA TRADICIONAL LINHA ( DUQUE DE CAXIAS X FREGUESIA ), NA ÉPOCA SUA FROTA ERA ATÉ GRANDE PARA ATENDER UMA SÓ LINHA.

O ramal de Xerém foi aberto provavelmente já em 1883, com a linha principal da E. F. Rio D'Ouro. Saía da estação de Belford Roxo e seguia até a localidade de Xerém. Passou a transportar passageiros e fechou sua linha em maio de 1969, quando correu o último trem de passageiros.Trem a diesel em Duque de Caxias, anos 1970
(Autor desconhecido).