O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Vacina universal para a gripe a caminho

Ainda falta confirmar a eficácia nos humanos, mas os testes em animais já começaram. Se tudo correr bem, dentro de três anos haverá uma vacina universal contra todos os tipos da gripe.
Até agora, as duas equipas de investigadores norte-americanos (cujos trabalhos foram publicados nas revistas ‘Science’ e ‘Nature’) conseguiram provar a eficácia da vacina, prevenir mortes e reduzir os sintomas em ratos e macacos. Para os investigadores, a vacina poderá ainda ajudar a prevenir pandemias de vírus de gripe capazes de passar de porcos ou pássaros para o ser humano.
A atual vacina, criada anualmente, não dá uma proteção a longo prazo, uma vez que o vírus muda constantemente. Para a nova vacina, os cientistas centram-se numa parte da molécula do vírus que sofre menos alterações.