O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

sábado, 31 de janeiro de 2015

TJ do Rio instala processo eletrônico no fórum de Caxias

A tramitação dos processos nas varas cíveis da comarca de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, passará a ser eletrônica. O Tribunal de Justiça daquele estado vai instalar o novo modelo na próxima segunda-feira (2/2). A medida, contudo, não extinguirá de imediato as ações em papel. Nesse primeiro momento, as serventias contarão com ações virtuais e físicas.
A instalação do Processo Judicial Eletrônico no fórum de Caxias consta no Ato Normativo 4/2015, assinado pela presidente do TJ-RJ, desembargadora Leila Mariano, e pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Valmir de Oliveira Silva. O ato foi publicado nesta quinta-feira (29/1) no Diário da Justiça Eletrônico. Com informações da assessoria de imprensa do TJ-RJ.

Campinarte comunica: teremos novidades em março!

A partir de março, estaremos lançando uma novidade no Campinarte (impresso).
A página 16, seção – Observatório Comunitário – estará apontando suas poderosas lentes para os grandes problemas ...que afligem nossas comunidades, como por exemplo, ruas esburacadas, lixo acumulado, calçadas ocupadas por ambulantes, carros, etc., o descaso com o meio ambiente, o descaso com o patrimônio público (praças, escolas...), e muitas outras coisas mais.
A novidade é que o Campinarte publicará as fotos sem legendas, sem comentários, sem a crítica, sem a condenação e sem a queixa.
Deixaremos para você, leitor, decidir qual seria (em sua opinião) a legenda mais adequada àquela determinada imagem.
Vale a pena esperar... Estreia em março!

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

A popularidade do atual governo municipal de Duque de Caxias vem numa descendente sem precedentes

A popularidade do atual governo municipal de Duque de Caxias vem numa descendente sem precedentes na história desse município...
Por exemplo, andando pelas ruas de Nova Campinas (Terceiro Distrito), o Coelhinho do Campinarte quando "ameaçava" tocar no nome do prefeito para saber qual era a opinião do morador sobre a atuação do mesmo, não conseguia se quer terminar de formular a pergunta. Era interrompido, muitas vezes, aos gritos e xingamentos ao prefeito...
São muitas queixas, muitos se dizendo arrependidos por ter votado no atual chefe do executivo...
Senhoras, muitas senhoras se dizendo decepcionadas...
Alguns dos principais pontos de tanto descontentamento é a falta d'água, o alto preços das passagens de ônibus (incluindo a péssima qualidade do transporte coletivo), a falta de segurança no bairro e a educação que não vai nada bem na opinião dos moradores daquela comunidade...
Outros pontos também foram citados: ruas esburacadas, algumas mal iluminadas, o trânsito local precisa de uma organização, as calçadas ocupadas por ambulantes e outras coisas mais....
Acho muito difícil (no momento) o governo municipal reverter essa situação, pelo contrário, a tendência é piorar no conceito da comunidade...
Bem, nós avisamos - "Com esse governo, quem viver chorará"!

domingo, 25 de janeiro de 2015

Grande Rio é do baralho: simbologia das cartas é o enredo da escola

Com a história do baralho, a Acadêmicos do Grande Rio sonha com o primeiro campeonato no Grupo Especial. Fundada há apenas 26 anos, a escola de Duque de Caxias aposta pelo segundo ano consecutivo no talento do carnavalesco Fábio Ricardo.
 
Confira também outras edições de "Os Bastidores do Carnaval"
O artista contou alguns detalhes do enredo "A Grande Rio é do baralho" no quadro "Nos Bastidores do Carnaval", apresentado por Tiago Alves. "Eu tive o prazer de desenvolver todo esse enredo. Na verdade, o baralho se divide em duas formas: uma é a da adivinhação; e a outra é a da diversão, do jogo, que nós conhecemos. A gente não tem ao certo de onde surgiu o baralho. Ficaria muito óbvio contar a história do baralho, então nós vamos falar da simbologia do baralho e dos naipes", disse Fábio.Salvo o ano de 2011, quando a agremiação ficou de fora do sábado das campeãs, a Grande Rio vem se destacando nos últimos carnavais. Desde 2005, a escola está entre as seis primeiras colocadas do Carnaval do Rio de Janeiro. 

Vocês lembram dos nossos alertas? "Com esse governo, quem viver chorará

Parece que a população de Duque de Caxias está começando a perceber que está abandonada...
Não pode contar com as lideranças comunitárias, porque elas não existem...
Não pode contar com o legislativo que ajudou a eleger porque são omissos, coniventes com o erro e muito bem pagos pra fazer o papel de marionetes do executivo...
O executivo (como sempre) de costas para as reais necessidades da população e a cada dia que passa se contradizendo mais e mais em relação as promessas de campanha...
O ruim disso tudo é que a população está começando a se armar para cobrar direitos básicos...
A população está começando a perder a paciência...
E quando a população perder de vez a paciência e partir pra cima desses falsos líderes comunitários, vereadores e principalmente o prefeito, a coisa vai ficar feia pro lado deles...
O Campinarte em relação a esse governo sempre alertou e (infelizmente) vem tudo sendo confirmado, vocês lembram dos nossos alertas?
"Com esse governo, quem viver chorará"!

domingo, 18 de janeiro de 2015

Nova Campinas entrada do Loteamento Sem-terra

Quando o Coelhinho do Campinarte por lá passou nesse domingo (18/01) captou essas imagens.
 
Na Rua j em frente a Rua 11 (área 2) em Nova Campinas na entrada dos Sem-terra, alguns moradores querem transformar aquele trecho num lixão, apesar de um aviso da PMDC da proibição de se jogar lixo naquele local. 


Os denunciantes afirmam que a coleta está regular - as segundas, quartas e sextas - e mesmo assim, alguns moradores, tanto os de Nova Campinas, como os moradores do Sem-terra, fazem questão de ignorar o aviso e sem nenhum constrangimento depositam ali, além do lixo, entulhos e outras coisas mais.
 

Esperança de Nova Campinas / O Fantástico Mundo de Ilusões - Carnaval/2015 - Final de samba enredo

G.R.B.C. ESPERANÇA DE NOVA CAMPINAS
Agremiação vai para a avenida com o samba dos compositores: Cezinha 7 cordas, Suel Paiva, Carlito do Sal e Rafael da Portela. Interprete: Pezinho.
A grande final de samba enredo aconteceu dia 17 de janeiro no salão de festas da Associação d...
e moradores de Nova Campinas.
O Esperança está no Grupo 3 e será a nona agremiação a desfilar na Cardoso de Morais (Bonsucesso) dia 14/02/2015 (sábado).
O casal de mestre-sala e porta-estandarte é formado por Rafael e Renata; o enredo é de autoria da Comissão de Carnaval do Esperança;
Tio Leleo fará a sua estreia como o novo diretor de bateria.
A nova rainha de bateria, Joyce, recebeu a faixa de Aline Gonzaga que se despediu após 9 anos à frente da bateria do verde e branco de Nova Campinas.
A presidente do Esperança de Nova Campinas, Jurema Gonzaga, convida os moradores de Nova Campinas e bairros vizinhos a participar dos ensaios aos sábados sempre a partir da 22 horas - Local: Ass. de Moradores de Nova Campinas.
Saiba mais

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Em relação a falta d'água em Duque de Caxias

Esses desgraçados não disseram na campanha que se a CEDAE não tomasse uma providência em relação ao abastecimento de água em Duque de Caxias que a nossa água seria privatizada?... Então, cadê?... Nem uma coisa e nem outra...!
Vou repetir...
O povo ainda vai perder a paciência e de uma coisa eu tenho certeza: não vai ficar pedra sobre pedra... 
Teremos muitos políticos com a cara quebrada.... 
Não se brinca com a paciência do povo...!

domingo, 4 de janeiro de 2015

NOTA DE FALECIMENTO / Morre Luiza S. Araújo (NOVA CAMPINAS)

* 06/08/1949 / + 04/01/2015
Com extremo pesar comunicamos o falecimento de Luiza S. de Araújo, antiga moradora de Nova Campinas (morava há aproximadamente 29 anos – Rua 12).
Luiza era divorciada, deixa cinco filhos e sete netos.
Luiza era contratada como Agente Comunitária de Saúde pela PMDC.
Aos familiares manifestamos nossos pêsames e nossa solidariedade.