O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de março de 2015

Arco Metropolitano, RJ, tem falta de fiscalização e ocupações irregulares

Inaugurado há apenas nove meses, o trecho do Arco Metropolitano, entre Itaguaí e Duque de Caxias, no Grande Rio, sofre com a falta de fiscalização. No lugar onde se esperava a instalação de empresas e indústrias, o que se vê é o crescimento de ocupações irregulares.
O RJTV flagrou nesta terça-feira (31) um caminhão com o símbolo da prefeitura do Rio descarregando entulho em um terreno vazio. Nas imagens, o motorista do veículo agia com tanta naturalidade que parece ser uma prática comum mas, sem fiscalização, o lixo e o entulho jogados às margens da estrada, não são os únicos problemas. Também começam a aparecer ocupações irregulares como mostraram os jornais "O Globo" e "Extra".
 É na direção do Arco que crescem os bairros dos municípios da Baixada Fluminense, principalmente Duque de Caxias e Nova Iguaçu. Pequenos terrenos já estão cercados com arame farpado, prontos para virarem residência de alguém.

Construções irregulares
Na altura do km 67, é possível ver exemplos claros do aumento da ocupação de terrenos que ficam ao longo do Arco Metropolitano e há vários lotes que já estão preparados para o surgimento de novas casas.
Por todo lado, também há montes de tijolos e terra esperando o início das construções. Edson contou para a equipe do RJTV que mora à margem da rodovia há dois anos. Ele chegou depois do início das obras, que começaram em 2009, e diz que o número de vizinhos vem crescendo.
Comparando uma imagem aérea com as fotos mostradas na reportagem, tiradas em dezembro do ano passado, nem a casa do filho de seu Edson, nem as casas vizinhas aparecem, só a casa mais distante. 
Em locais onde há muitas casas, os próprios moradores fizeram o acesso para a rodovia, enchendo a canaleta de escoamento de água com terra e madeira, para facilitar a passagem dos veículos. Em um dos pontos visitados pela equipe do RJTV, chegaram a quebrar a defensa metálica da pista, para abrir mais um acesso.
"Não se percebe a fiscalização no Arco Metropolitano. Nenhuma percepção da nossa parte e dos empresários da região que esta fiscalização existe", disse o presidente regional da Firjan em Nova Iguaçu, Carlos Erane de Aguiar.
"Está na hora do estado assumir, não só o estado, mas as prefeituras também, cuidar do Arco Metropolitano, porque foi um ganho extraordinário para a Região Metropolitana", explicou o presidente da Firjan, Com a presença do presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.
A Prefeitura de Nova Iguaçu informou que faz fiscalizações constantes na região. Sobre o caminhão mostrado no início da reportagem, a prefeitura do Rio disse que o veículo é terceirizado e que se a empresa responsável for identificada, será notificada.

CAPA DA EDIÇÃO DE ABRIL/2015 DO CAMPINARTE

http://issuu.com/campinarte/docs/campinarte_grafica_212
CLIQUE NA IMAGEM PARA LER A EDIÇÃO DE ABRIL


domingo, 29 de março de 2015

Mamógrafo móvel chega a Duque de Caxias, no RJ, nesta segunda-feira

O serviço de mamografia móvel do Governo do Estado do Rio de Janeiro chega ao município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, pela segunda vez nesta segunda-feira (30), informou a Secretaria de Estado de Saúde, neste domingo (29).
A unidade itinerante ficará na cidade até o dia 22 de abril e realizará na Rua Nóbrega Ribeiro, S/N, os serviços de mamografias, ultrassonografias e biópsias na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Xerém, caso o médico detecte alguma alteração no procedimento, evitando perda de tempo entre o diagnóstico e o tratamento.
O serviço é destinado a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Os agendamentos de mamografia e ultrassonografia são feitos pelas secretarias municipais de Saúde, que recebem o pedido médico do paciente, encaminham a planilha com as demandas para o serviço da SES e informam os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento.
Segundo a secretaria, também serão beneficiados moradores de Magé, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Japeri, Queimados, Seropédica, Itaguaí, Mesquita, Nilópolis e São João de Meriti.

Moradores de Nova Campinas denunciam: “ambulantes não respeitam a fiscalização da PMDC”

É por isso que o Coelhinho afirma: quem provoca essa desordem em nossas comunidades é o poder público que não fiscaliza não cobra, não organiza e fica Nova Campinas (por exemplo) parecendo que é uma terra de ninguém.
Domingo / 29 de março de 2015 -
Mais ou menos às 11 horas, as poderosas lentes do Campinarte flagraram mais uma transgressão promovida por ambulantes em Nova Campinas, isso tudo acontecendo nas barbas da fiscalização da PMDC que como sempre omissa e permissiva não colabora com a comunidade.
Essa imagem é da Avenida B (Rua da Feira), esquina com a Rua H, em frente ao DPO.
Os ambulantes vão avançando e se posicionando quase que no meio da Rua H.
Essa Rua H é uma rua de muito movimento, logo ali, mais adiante, todos os veículos para acessar a área 1 do conjunto ou mesmo para entrar ou sair de Nova Campinas precisam daquele trecho completamente livre, caso contrário, qualquer coisinha causa uma baita confusão no trânsito.
Reparem como eles avançam sem o menor constrangimento e a fiscalização da PMDC não está nem aí.
Aquela perguntinha: até quando?

sábado, 28 de março de 2015

Incêndio atinge fábrica em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense - Notícias - R7 Rio de Janeiro

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma fábrica de bolsas em Jardim Gramacho, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, na noite desta sexta-feira (27). O fogo teria começado num depósito de plásticos para reciclagem. Bombeiros dos quartéis de Duque de Caxias e Nova Iguaçu controlaram as chamas no início da manhã deste sábado (28). Ninguém ficou ferido.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo destruiu 80% da fábrica e 50% do depósito. As altas labaredas assustaram os moradores da região. Seis casas vizinhas foram desocupadas pela Defesa Civil por risco de desabamento.  
A causa do incêndio ainda será investigada, mas, por enquanto, a principal hipótese é de curto circuito.

terça-feira, 24 de março de 2015

Piquenique reúne amantes da natureza para troca de sementes e mudas em Duque de Caxias

A chegada do outono será celebrada em Duque de Caxias, neste domingo (29/03), com um piquenique colaborativo de troca de sementes e mudas. O encontro, aberto a quem quiser participar, ocorrerá a partir das 10h, na Praça da Pedreira, no bairro Jardim 25 de Agosto. Atividades de educação ambiental, exposição e oficinas também fazem parte da programação.
O PicNic de Troca de Sementes e Mudas das Estações acontece há cerca de 5 anos em São Paulo e já está ganhando o Brasil. Cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Independência (RS), Amparo (SP), Suzano (SP) e agora Duque de Caxias (RJ) abriram as portas para essa iniciativa do Instituto Árvores Vivas.
Os encontros organizados pelos representantes do instituto buscam disseminar a cultura de preservação do meio ambiente, do cultivo em áreas urbanas e estimular o senso de colaboração mútua e a troca coletiva de conhecimento entre os participantes. “O foco é estimular a troca entre as pessoas, todos seus conhecimentos e sabedorias sobre a natureza. Honrar as tradições e memórias sobre cultivo e promover a conservação da biodiversidade e patrimônio ambiental brasileiro. Em um encontro como este a quantidade de conhecimento transmitido oralmente possui valor e volume inestimáveis”, afirma Juliana Gatti Pereira, idealizadora da iniciativa e presidente do Instituto Árvores Vivas.
Pela primeira vez na Baixada Fluminense, o encontro em Duque de Caxias vai promover oficina de compostagem, palestras sobre reflorestamento nas cidades, ecologia urbana, permacultura, além de atividades para as crianças. O piquenique contará ainda com a participação de Regina Tchelly, fundadora da Favela Orgânica, que vai falar sobre alimentação orgânica, cultivo e aproveitamento total dos alimentos. No final do encontro, a praça vai ganhar duas novas árvores que serão plantadas pelos participantes.
“Esse é um encontro de pessoas para pessoas, que desperta na sociedade o senso de colaboração e responsabilidade com o espaço público. Todas as participações e apoios são voluntários e todos presentes podem enriquecer o encontro com suas vivências e trocar conhecimentos sobre cultivo, meio ambiente e qualidade de vida”, diz Luciana Reigada, representante da iniciativa na cidade.
O setor de educação ambiental e biodiversidade da Secretaria de Meio Ambiente de Duque de Caxias vai realizar atividades artísticas e oficinas com as crianças. Além disso, haverá contação de estórias realizada por voluntários e exposição do artista plástico caxiense Paullo Ramos, na tenda 'Arte e Natureza'.
O encontro é gratuito e aberto ao público em geral. Mesmo quem não tem sementes, mudas ou livros para trocar, mas se interessa pelo tema, pode participar colaborando com uma bebida e comida para o piquenique coletivo.

Serviço:
1ª edição do PicNic de Trocas de Sementes e Mudas das Estações
Data: 29 de março (domingo)
Horário: 10h
Local: Praça da Pedreira – Rua Mariz de Barros, s/ nº, Jardim 25 de Agosto
Colaboração: Alimento e bebida para o piquenique
Confirmar presença na página do Facebook:

 1º PicNic de Troca de Sementes e Mudas das Estações – Outono – Duque de Caxias https://www.facebook.com/events/1553892571540183/?ref=notif&notif_t=plan_user_invited#!/events/764567063617907/?fref=ts

Confira a programação:10:00 – 10:30 Boas vindas
10:30 – 11:30 Roda de apresentações. Dinâmica de grupo
11:30 – 11:50 Bate Papo: Amor e alimento. Regina Tchelly da Favela Orgânica vai compartilhar saberes sobre alimentação orgânica e aproveitamento total dos alimentos
11:50 – 12:10 Bate Papo: Ecologia urbana e a criação de um sonho com Helio Vanderley, da ONG Onda Verde
12:10 – 12:30 Bate Papo: Permacultura e educação Livre com Leandro Gomes, Permacultor e morador da Ecovila El Nagual
12:30 – 12:50 Bate Papo: Reflorestamento urbano com Cila Dias, do Vista Alegre + Verde
12:50 – 13:10 Oficina de compostagem com Fabio Pereira
13:10 – 13:40 Trocas de sementes, mudas e livros
13:40 – 14:00 Reflorestamento urbano na prática: Plantio de duas novas árvores na Praça da Pedreira com o apoio e orientação da ONG Onda verde e Vista Alegre+Verde. Durante toda a manhã terá atividades de educação ambiental, arte e brincadeiras para as crianças.

Ruas do Jd. Barro Branco constam como asfaltadas, mas a realidade é bem diferente

O Coelhinho do Campinarte recebeu mais um e-mail de moradores do Jardim Barro Branco indignados com a PMDC, explico: segundo o e-mail, as ruas Augusto Sergio Botelho e Rui Barbosa, constam na PMDC como asfaltadas, a denuncia é do morador Michel Cunha.
O sr. Michel Cunha relata que está pagando o seu IPTU, mas as ruas continuam "cheias de buracos, esgotos a céu aberto, quando chove alaga tudo".
Não é de hoje que moradores do Barro Branco reclamam do descaso do poder público em relação aquela comunidade.
O executivo não faz o seu dever de casa, o legislativo não fiscaliza e o bairro não tem uma liderança comunitária e/ou uma associação de moradores atuante que os represente, resultado - a população do Barro Branco está abandonada e jogada literalmente na lama, vejam essas imagens e tirem suas próprias conclusões.






Abaixo, reprodução do e-mail enviado para o Coelhinho do Campinarte pelo sr. Michel Cunha, morador daquela localidade:

(..."rua augusto sergio botelho, e rua rui barbosa ambas constam na prefeitura como asfaltadas, mas na realidade estão assim cheia de buracos esgotos a céu aberto, chove alaga a rua toda, ... agora eu pergunto a prefeitura de caxias cade onde foi apara a verba para o saneamento e asfalto dessas ruas citadas?- so para lembrar o iptu ja foi mandando apara minha casa e eu estou pagando o iptu... cade o retorno desse iptu que pagamos? - será que eu antes de morre vou ver essa rua feita pela prefeitura?"...)

sexta-feira, 13 de março de 2015

Autoridades se reúnem em busca de soluções sobre Pólo de Campos Elíseos



Na última terça-feira, o Conselho Empresarial da Representação Regional da Firjan na Baixada Fluminense área II, reuniu no auditório da Braskem em Duque de Caxias, autoridades estaduais e municipais, para requerer ações imediatas de melhorias estruturais da rota de fuga do Pólo Petroquímico de Campos Elíseos. O objetivo é garantir a segurança dos usuários das Avenidas Fabor e Actura, principais vias do polo.
Foram apresentados números que comprovam a saturação da Av. Fabor. Ela foi construída em 1960 e já não suporta o tráfego de 10 mil veículos ­ entre carros, caminhões e ônibus - que circulam diariamente pelo local. Levantamento feito pela Firjan, alerta que, em 2025, com o crescimento da produção industrial das empresas e a chegada de novas indústrias, esse número pode chegar a 14 mil veículos/dia. Esse volume é 250% maior do que o que a via suporta hoje, que são 4 mil veículos/dia.
Preocupados com a segurança dos mais de 20 mil trabalhadores e moradores da região, os empresários apresentaram soluções e destacaram para as autoridades a importância da construção de uma rota de fuga nas Avenidas Fabor e Actura. Outros assuntos foram debatidos: como a melhoria na sinalização e a pavimentação das vias Fabor e Actura, que se encontram em péssimas condições, além da criação de um Truck Center para evitar que as vias fiquem bloqueadas com o estacionamento irregular dos caminhões.
Durante a reunião, foi criado o Grupo de Governança do Pólo Petroquímico de Campos Elíseos, formado pela Firjan, a Associação das Empresas de Campos Elíseos (Assecampe), as indústrias Braskem, a Lanxess, a Nitriflex, e a Prefeitura de Duque de Caxias, através das Secretarias, de Obras, de Serviços públicos, de Defesa Civil, de Trabalho e Renda, Desenvolvimento Econômico e Trânsito. O objetivo do grupo é solucionar problemas imediatos das avenidas Fabor e Actura, e assim, aumentar a segurança e melhorar o quadro atual das vias de acesso do Pólo Petroquímico.
A reunião contou com a presença do diretor executivo da Câmara Metropolitana, Vicente Loureiro; a assessora especial de Planejamento do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Elizabeth Paiva; o secretário de Defesa Civil do Município de Duque de Caxias, coronel Marcello Silva; o secretário de Obras do Município de Duque de Caxias, Luiz Felipe Carneiro Leão; e o comandante do Grupamento de Operações de Produtos Perigosos do Corpo de Bombeiro, coronel Alexandre Diniz Pereira; de empresários de grandes indústrias da Baixada Fluminense.


terça-feira, 10 de março de 2015

Jovem cai de ônibus em movimento e tem traumatismo craniano; ‘Não consigo acreditar’, diz marido

Uma jovem de 25 anos está internada em estado grave no CTI do Hospital municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. A recepcionista Jessica Ferri caiu de um ônibus da Viação Vera Cruz, da linha 562 (Duque de Caxias X Pau Ferro), em movimento no último domingo. Segundo o marido dela, o analista de TI Maxwell do Carmo Souza, de 23 anos, o coletivo circulava de portas abertas e, ao frear bruscamente na Rua Cândido Benício, na Praça Seca, também na Zona Oeste, Jessica não conseguiu se segurar. Enquanto ela aguardava socorro, a bolsa da jovem, que estava caída a seu lado, foi furtada.
- Não tem justificativa para o erro deles (da empresa de ônibus). Se tivesse com a porta fechada, não teria acontecido o acidente. E até agora a empresa não nos procurou. Não consigo acreditar - disse Maxwell, nesta terça-feira.
Jessica está internada em estado grave
Jessica está internada em estado grave Foto: Álbum de família

Segundo ele, Jessica sofreu traumatismo craniano, fraturou duas costelas e teve uma lesão no rim, além de estar com ferimentos por todo o corpo provocados pelo atrito com o asfalto. O jovem contou que ele e a mulher, com que está casado há um ano, iam para a igreja evangélica na Praça Seca que costumam frequentar. Eles moram no bairro de Colégio, na Zona Norte.
- O ponto em que teríamos que saltar estava perto e tocamos o sinal. Mas, antes de chegar, o motorista freou e a Jessica não conseguiu se segurar. Como a porta estava aberta, caiu. Na hora, fiquei tão apavorado que não consegui falar com o motorista - disse Maxwell.
O caso foi registrado na 28ª DP (Campinho). Segundo a Polícia Civil, o motorista deve ser chamado para depor ainda esta semana. As imagens das câmeras do ônibus já foram solicitadas à empresa. Ninguém na Viação Vera Cruz, que tem sede em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, foi encontrado para falar sobre o ocorrido.
Autor: extra.globo.com

segunda-feira, 9 de março de 2015

A cidade de Duque de Caxias permanece calada...

Mesmo diante de tanta roubalheira, um escândalo atrás do outro, os políticos de Duque de Caxias continuam, todos, calados...
O povo se preparando pra ir as ruas protestar contra a atual situação do país e os políticos de Duque de Caxias não se manifestam...
Aumento das tarifas de energia elétrica, combustível, passagens de ônibus, trens, barcas e metrô, mesmo assim a famigerada classe política de Duque de Caxias não se manifesta...
, todos calados...
E essa falta d'água?... Fala sério...!
A saúde, educação, segurança, deixando e muito a desejar, mesmo assim, apesar de tudo isso estar acontecendo aqui e agora, mesmo assim, não se ouve uma palavra dos políticos de Duque de Caxias...
O povo está sozinho, esquecido, abandonado, entregue a própria sorte...
Até agora o povão só viu dessa classe política - covardia, permissividades, omissões e muita roubalheira...!
Agora eu pergunto - Até quando?

Procon interdita clínica veterinária em Duque de Caxias

Em vistoria às clínicas veterinárias nesta segunda-feira, 9, agentes do Procon Estadual interditaram um dos estabelecimentos - a clínica Preserve, no bairro 25 de Agosto em Duque de Caxias - por ausência de licença sanitária e do Certificado do Corpo de Bombeiros. Além disso, a clínica está com péssimas condições de higiene, armazenava medicamentos vencidos e abrigava cachorros em local exposto ao calor e ao frio. Alguns dos cães estavam sem água ou comida.
Procon interdita clínica. Foto: Divulgação
Mais cedo, a fiscalização encaminhou à 74ª DP, em Alcântara, o dono de outros dos estabelecimentos vistoriados - a Clínica Bom Pastor, no bairro de Jardim Catarina, em São Gonçalo - Na clínica quase todo medicamento encontrado estava fora do prazo de validade.
A Operação Victória e Gucci está vistoriando clínicas veterinárias no Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Niterói e São Gonçalo. O nome da operação é uma homenagem as cadelas Victória e Gucci, as buldogues francesas da Barra da Tijuca que foram filmadas com uma câmara escondida, em janeiro deste ano, sendo agredidas pelo noivo da dona delas. A operação prossegue até o fim da tarde.

quinta-feira, 5 de março de 2015

Morre José L. da Silva – o Campeão - (NOVA CAMPINAS)


* 01/08/1946 - + 04/03/2015
Com extremo pesar comunicamos o falecimento de José Lopo da Silva, conhecido como Campeão, antigo morador de Nova Campinas, comerciante estabilizado à Rua H, ultimamente trabalhava com frete.
Enterro dia 5 de março no Cemitério da Taquara – Duque de Caxias.
Natural do Rio Grande do Norte, Campeão deixa mulher e uma filha.
Considerado em Nova Campinas uma figura folclórica, tudo por causa de seu temperamento expansivo.
Era muito querido pelo Coelhinho do Campinarte.
Aos familiares manifestamos nossos pêsames e nossa solidariedade.
Foto do Campeão em família dias ante de sua morte (Nova Campinas)

Campeão também gostava de compor
e esse vídeo é o único registro que o Campinarte postou na Internet...