O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de junho de 2015

Preso homem por homicídio de farmacêutica em Duque de Caxias

Policiais da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) prenderam, nesta segunda-feira (29/06), no bairro Piedade, zona norte do Rio, José Alfredo Santos Neto, 42 anos. Ele é autor do homicídio da farmacêutica Dominique Coutinho Barbosa Rosa, 29 anos, ocorrido em 17/04/2014, no Parque Paulista, Duque de Caxias. 
O crime foi praticado com um tiro na nuca da vítima, que era ex-namorada do autor, que não se conformava com o término do namoro. A prisão temporária do autor foi decretada pela Justiça de Caxias.

Light informa locais com manutenção programada na Baixada Fluminense

Ao contrário da interrupção emergencial, o serviço de manutenção programada é avisado com antecedência e tem o objetivo de assegurar mais qualidade no fornecimento de energia. Companhia de energia disponibiliza o Light Informa, para avisar sobre manutenção ou cancelamento de serviço.
A Light informa os locais onde ocorrerá manutenção programada, serviço diário que tem o objetivo de assegurar maior qualidade na distribuição de energia.
Ao contrário da interrupção emergencial, o serviço de manutenção, onde há o desligamento da energia, é avisado aos moradores com prazo mínimo de antecedência de 72h, a fim de evitar transtornos aos clientes e para que os técnicos da companhia atuem com segurança e eficiência.
Além das correspondências enviadas aos clientes, a Light também disponibiliza o Light Informa, que consiste no envio de informações, por SMS (mensagens de texto para o celular), com as manutenções programadas que interromperão o fornecimento para o consumidor. O serviço também permite avisar, previamente, se a manutenção será cancelada. A adesão pode ser feita por meio da Agência Virtual, no site www.light.com.br ou pelo Disque-Light Comercial, no tel: 0800-282-0120.
A Light também disponibiliza no site www.light.com.br/manutencaoprogramada as informações completas sobre todos os bairros onde serão realizadas Manutenções Programadas.
Veja abaixo alguns locais que terão manutenção programada nos dias 30 de junho, 01 e 02 de julho de 2015:
30 DE JUNHO
BELFORD ROXO - Heliópolis: Das 9h às 17h, Ruas Cipriano, Flávio Pereira, Palmeiras, Patricio, Pereira, Santana, Sergio e João Pereira (partes). Vila Pauline: Das 9h às 17h, Estradas Conde e São Severino Moreira de Araújo (partes).
DUQUE DE CAXIAS - Centro: Das 8h às 12h, Avenida Nilo Peçanha (parte). Engenho do Porto: Das 8h às 12h, João Montilho (parte). Parque Lafaiete: Das 8h às 12h, Avenida Nilo Peçanha (parte).

SÃO JOÃO DE MERITI - Agostinho Porto: Das 8h às 12h, Avenida Roberto da Silveira, Ruas Carminda e José Antônio Nohra (partes). Coelho da Rocha: Das 8h às 12h, Rua José Antônio Nohra (parte).
01 DE JULHO
BELFORD ROXO - Heliópolis: Das 8h às 17h, Avenida José Henrique Melo Lima e Rua Turiana (partes). Parque Santa Amélia: Das 8h às 17h, Avenida Taperoa (parte). São Martinho: Das 8h às 17h, Avenida Joaquim da Costa Lima (parte).
DUQUE DE CAXIAS - Gramacho: Das 8h às 17h, Avenidas Darcy Vargas, Rio Branco, Rio Preto e Rua Pedro Lessa (partes). Jardim Leal: Das 8h às 17h, Avenida Perimetral Pedro Lessa (parte). Jardim Olavo Bilac: Das 8h às 17h, Avenida Perimetral Pedro Lessa (parte).
JAPERI - Engenheiro Pedreira: Das 9h às 17h, Rua Estação (parte).
NOVA IGUAÇU - Austin: Das 9h às 17h, Estrada Colonia, Ruas Mario Carvalho, Trinta e Vinte e Cinco (partes). Jaceruba: Das 9h às 17h, Estradas da Represa e Jaceruba (partes). Rio D`Ouro: Das 9h às 17h, Estradas Paineiras, Projetada, Ruas Estação, MGM Estrada de Ferro Rio D`Ouro, Guassipi, Gustavo Saboia, Marino Machado, Oto Gil, Penalva Santos e Represa (partes).
SÃO JOÃO DE MERITI - Agostinho Porto: Das 8h às 12h, Estrada de Minas, Ruas Cipriano, Jorge Lemos da Silva e Prefeito Oswaldo Marcondes de Medeiros (partes). Centro: Das 8h às 12h, Estrada de Minas (parte). Jardim Metrópole: Das 8h às 12h, Estrada de Minas (parte). Vila Tiradentes: Das 8h às 12h, Estrada de Minas, Ruas Dona Odilia, Igarata, Madalena e Sandra Maria (partes).
02 DE JUNHO
SÃO JOÃO DE MERITI - Jardim Paraíso: Das 13h às 16h, Avenida Marginal (parte). Vilar dos Teles: Das 13h às 16h, Ruas Doutor Francisco Antonio de Oliveira e Pilares (partes). Das 9h às 12h, Rua Visconde Barbacena (parte). Venda Velha: Das 9h às 12h, Rua Quintino (parte).
SEROPÉDICA - Boa Esperança: Das 9h às 17h, Ruas Cambuci, Itamar de Souza, Teresópolis e Walcreuze Guimarães (partes). Seropédica: Das 9h às 17h, Rua Volta Redonda (parte).
OBS: 1) A energia poderá ser restabelecida antes do horário previsto.
2) A programação está sujeita a alterações.
A Light está à disposição para eventuais esclarecimentos, por meio dos seus canais de comunicação:
- Para ocorrências de falta de luz, o 'Light já', envio do Código da Instalação por SMS para o nº 54448;
- Redes Sociais (
twitter/lightclientes e facebook/lightclientes);
- Agências Comerciais da Light (
www.light.com.br)
- Aplicativo Light Clientes para iPhone (gratuito na App Store);
- Agência Virtual (
www.light.com.br);
- Chat (
www.light.com.br)
- Disque-Light Emergência (0800 021 0196);
- Disque-Light Comercial (0800 282 0120).
- Disque-Light Especial (0800 285 2453) - deficientes auditivos ou problemas de fala.
Mais informações
Assessoria de Imprensa Light
21 2211-2907 / 2211-2909 / 2211-2910 / 2211-2922

Bené - Jornaleiro - Parque Paulista

Bené é morador de Nova Campinas e um dos colaboradores do Campinarte Dicas e Fatos.
 
Bené é natural de São Luís (MA), nasceu no dia 21 de abril de 1944.
Em 1965, mudou-se para o Rio de Janeiro indo morar no bairro de Vila Isabel.
Em 1986, mudou-se para Duque de Caxias, mais precisamente para Nova Campinas.
Aposentado da antiga CTC.
J. B. Santos - mais conhecido como Bené - é o responsável pela banca de jornais que fica na Av. 31 de Março no Parque Parque Paulista e está no ramo desde 1997 e há 8 anos no atual ponto - em frente a Padaria e Confeitaria Dupla de Ouro.

domingo, 28 de junho de 2015

Onze pessoas são detidas na Feira de Caxias suspeitas de receptação de produtos

Policias do 15º BPM (Duque de Caxias) realizaram, neste domingo (28/6), operação na Feira Popular de Duque de Caxias, no Centro do município, para coibir a venda de mercadorias piratas e a receptação de produtos. 
Os agentes detiveram 11 pessoas suspeitas de praticar crime contra a propriedade material e receptação e venda de produtos sem nota fiscal. 
Celulares apreendidos
Celulares apreendidos

No local, os agentes apreenderam ainda 158 aparelhos celulares sem nota fiscal, 3.160 mídias de DVDs e CDs piratas, 165  películas de proteção de tela de aparelho celular, 4 tablets sem nota fiscal, 45 carregadores de celular sem nota fiscal, 50 suportes para celular e uma máquina para pagamento em débito ou crédito. O caso foi registrado na 61ª DP.

Evento / Aniversário do Carlito do Sal

 Dia 27 de junho foi o aniversário de Carlito do Sal, mas a comemoração foi no dia 28 no Bar do Roberto em Nova Campinas. 
O vascaíno Carlito do Sal é uma figura muito querida pela comunidade. 
A galera disse presente e a festa teve churrasco, bolo e, claro, muita cerveja gelada. 
 Veja abaixo as imagens:
 

Aniversário da Associação de Capoeira Casa do Engenho / 19 anos

 As poderosas lentes do Campinarte captaram dia 28 de Junho no Carícia Piscina Clube em Nova Campinas evento comemorativo de 19 anos de fundação da Associação de Capoeira Casa do Engenho – 26 de junho de 1996 - Fundador Mestre Levy. 
 
A organização ficou por conta do contramestre George que contou com os seguintes apoiadores: Associação de Capoeira Raimundo Filho, Campinarte Dicas e Fatos e uma considerável parcela do comércio local. 

Marcaram presença diversas entidades de capoeira de Duque de Caxias e municípios vizinhos e um sem número de instrutores, contramestres, mestres e claro, muitos fãs de um dos esportes mais concorridos da baixada fluminense – a capoeira. Confira abaixo imagens do evento:

sexta-feira, 26 de junho de 2015

CHÁCARA ARCAMPO / Por - Emanoel Clemente (Graduado em História -FEUDUC)

  
Olá meus amigos e caros leitores, hoje venho apresentar a vocês um bairro chamado Chácara Arcampo, que fica entre os quilômetros cento e sete e cento e oito da Washington Luiz, ou BR 40, é o último bairro de Campos Elíseos. Segundo distrito de Duque de Caxias, o qual cortando pelo centro temos  uma saída para a Rio Magé, e a nossa frente temos o grande Arco Metropolitano, que liga Itaboraí com Itaguaí.
       Segundo o site Brasil Sabido no ano de 2010, neste local havia 13.793 habitantes, tendo (1,61%) da população de Duque de Caxias,  com um total de 6.794 homens e 6.999 mulheres, a sua divisa com Santa Cruz da Serra, se faz pelo rio Saracuruna, no qual também faz a separação entre o segundo e o terceiro distrito, aqui em Chácara Arcampo existe diversas igrejas, a católica Cristo Rei, Assembleia de  Deus Geração Eleita, Pr. Jairo, Assembleia de Deus Shammah, Pr. Alexandre, Igreja Boas Novas, que se localizam na Estrada do Boitatá  e a mais  nova igreja inaugurada neste local se chama Aliança de Fogo, situada na Estrada Florinda Pinto, dos Pastores, Fabio Terra e Everton Bernardo, temos também igrejas Batistas, Deus é amor e Casa da Benção, além de diversas praças, nas quais citaremos as principais, Praça do Hugo, Praça da Codora e  a Praça do Lelé. Transitam no bairro duas empresas de ônibus que fazem integração do centro de Caxias para os bairros adjacentes e para a central do Brasil, as principais escolas são CIEP 320 - Ercília Antônia da Silva e Escola México, ainda temos o CVT de Santa Cruz da Serra, suas avenidas principais são: Avenidas Chácara Arcampo, Avenida das Laranjeiras e Rua dos Coqueiros. Como atrativo temos os bares mais conhecidos tais como os bares do Bodinho e do Djalma, mas existem outros,  há também lojas de ferragens, diversas firmas, tendo como referência a Dolly.
 

O ar é fresco e puro, ainda há muitas árvores, apesar de acabarem com boa parte dos sítios dando lugar a construção de novas casas, mesmo assim ainda faltam hospitais, mais escolas, postos policias, creches para crianças e unidades de corpo de bombeiro.     
     Assim como em outros bairros de Duque de Caxias, o local sofre por não ter um vereador e por isto, existe muitas ruas que ainda estão como  ruas projetadas, sem Cep. e sem asfaltos, diversas casas com números repetidos dificultando a vida dos carteiros, não há lixeiras apropriadas para a coleta dos resíduos, embora o caminhão passe regularmente, muitas ruas possuem encanamento, porém não cai um pingo de água, mesmo assim ao longo dos anos o bairro vem crescendo. 
  Diante do exposto acima, acredita -se que a solução está no voto do povo, este deveria confiar suas expectativas em um candidato que seja morador do local, pois este conhece as necessidades do bairro.
               
 A transformação do nosso bairro, depende de cada um de nós, vamos lutar por ele.  


                                            Emanoel Clemente.
                                          Graduado em História 
                                                   FEUDUC


        Revisão de Texto
       Eloisa Clemente
    Pós Graduada em Português por Hipertexto

                                                    FEUDUC 

quinta-feira, 25 de junho de 2015

De volta no tempo / Paulinho Gogó em Nova Campinas

Mauricio Manfrini - o Paulinho Gogó - certa feita esteve em Nova Campinas levado por um amigo (Carlito do Sal).
Eles visitaram o Bar da falecida Dona Penha (na Av, A ).
Na época as poderosas lentes do Campinarte captaram a imagem do "Paulinho Gogó" que já brilhava no Rádio.
Veja o Mauricio Manfrini ontem e hoje:

quarta-feira, 24 de junho de 2015

G1 - Dois anos após incêndio, terreno em Caxias mostra sinais de abandono - notícias em Rio de Janeiro

Tonéis e carros queimados se destacam em um terreno na Vila Maria Helena, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Dois anos após um incêndio em que uma pessoa morreu e outras sete ficaram feridas, o local continua abandonado, como mostrou o RJTV desta quarta-feira (24).
Imagens gravadas por Juliana Nunes da Costa mostram estruturas enferrujadas e construção caindo aos pedaços.

Os seis toneis ficaram completamente queimados. Alguns, de quase dez metros de altura, estão retorcidos. O muro estava caindo e havia dois carros abandonados no local.
“A prefeitura e a secretaria de obras nos informaram que há um projeto para um centro esportivo com recursos do governo federal, disse que já estava em fase de licitação e até agora a gente não sabe em que pé está essa situação. A gente quer projeto, a gente quer prazo. A gente quer saber quando esse entulho vai ser retirado”, disse Juliana.
Foi prometido um centro esportivo, que até agora não foi construído. O único parque para crianças também pegou fogo, e criminosos se apossaram do local.
“as pessoas estão invadindo, destruindo, e se apossando do que ficou abandonado. Passam a noite aqui, está muito perigoso”, disse Aloisio Leite de Assis, motorista.

ILUMINAÇÃO EM DUQUE DE CAXIAS

O reparo de iluminação pública pode ser solicitado nos seguintes telefones: (21) 2671-5277 e (21) 2671-7618. Nossos caminhões atendem ruas e praças, sempre de segunda a sexta-feira. Para suprir necessidades emergenciais, a Prefeitura disponibiliza um plantão para atendimentos também aos sábados.

FUMACÊ EM DUQUE DE CAXIAS

A Prefeitura disponibiliza o serviço para prevenção e tratamento de focos do mosquito transmissor da Dengue e de outras doenças através da Coordenadoria de Vigilância Ambiental, Vetores e Zoonoses, que funciona de 8h às 17h. Os contatos para solicitar os serviços são: Gerência da Dengue – (21) 3656-6742 / Núcleo de Zoonoses – (21) 2699-4014.

Coleta de lixo em Duque de Caxias

Como pode solicitar a retirada de entulho?
A retirada de entulho pode ser solicitada ao Departamento de Limpeza Urbana, sempre de segunda a sexta-feira, através do Disque Entulho: (21) 2674-9090 e 0800-0222515
Como é feita a coleta de lixo pelos distritos de Duque de Caxias?
1º Distrito
Coleta Domiciliar Noturna
Segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira:
Centro (lado 2), Engenho do Porto, Senhor do Bonfim, Centenário até a Covanca.
Coleta Domiciliar Diurna
Segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira:
Centenário (Mangueirinha até Jardim Leal), Jardim Olavo Bilac, Bananal, Gramacho (lado da Av. Governador Leonel de Moura Brizola até a ponte), Jardim Gramacho e COAB (lado direito).
Coleta Domiciliar Noturna
Terça-feira, quinta-feira e sábado:
25 de Agosto, Pauliceia, Centro (lado 1), Parque Duque, Vila São Luis, Itatiaia, Vila Guanabara.
Coleta Domiciliar Diurna
Terça-feira, quinta-feira e sábado:
Dr. Laureano, Sarapuí, Copacabana até Gramacho, Jardim Gramacho (lado esquerdo).
2ª Distrito
Coleta Domiciliar Diurna
Segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira:
Gramacho após a ponte, Parque São José, Pantanal até as casinhas, Vila Rosário, Parque Muísa, São Bento, Parque Adelaide, Pilar (centro), Vila Feliz, Jardim Flores, Jardim Primavera (Prefeitura), Pioneira (parte), Parque Chuno, Jardim Primavera (DPO), Estrada Camboatá, Sabará, Jardim Paris, Cidade dos Meninos, Jardim Rotsen, Pioneira, Aliado, Vila Ema.
Coleta Domiciliar Diurna
Terça-feira, quinta-feira e sábados:
Parque Fluminense, Pilar, Figueira, Chácara Rio Petrópolis, Campos Elíseos, Bom Retiro, Jardim Ana Clara, Rua 2, Divinéia, Jaqueira,Vila Urussay.
3ª Distrito
Coleta Domiciliar Diurna
Segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira:
Imbariê I, Conjunto 22 de Abril, Berra Boi, Posto Bravo, Morro do Rádio, Santa Lúcia, Parada Angélica, Parque Paulista I, II e III, Capivara, Bosque do Ipê, Parque Nova Campina, Santa Cruz da Serra (lado direito), Parque Eldorado, Correia, Cangulo, Parque João Pessoa, Nova Campina (área I), Curral, Morro Alegre, Santo Egidio, Carne Podre, Imbariê III, Campo do OZA, Cemitério, Caçambas (Nova Campina, Santa Cruz da Serra e Av. Coronel Sisson).
Coleta Domiciliar Diurna
Terça-feira, quinta-feira e sábados:
Imbariê II, Conjunto 22 de Abril, Conjunto Taza, Avenida Coronel Sisson, Capivari, Zumbi Rala, Parada Angélica, Cristóvão Colombo, Imbariê III, Santo Antônio, Guaxa, Ilha, Parque Equitativa, Codora, Santa Cruz da Serra (lado esquerdo), Nova Campina (área II), Vila Santa Cruz, Vila Canaã, Jardim Olimpo, Vila Mirim, São Judas Tadeu, Igreja, Mangue Seco, Saracuruna, Taquara, Caiaca, Cachoeira das Dores, Mangueira, Parada Morabi, Barro Branco, Jardim Anhangá, Vila Maria Helena I e II, Conjunto Esperança e Mariante I e II.
4ª Distrito
Coleta Domiciliar Diurna
Segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira:
Policlínica, Reta de Xerém, Pocilga, Amapá, Reta 51, Rio do Ouro, Rodovia BR 040, Aviário, Santa Rosa, Cantão.
Coleta Domiciliar Diurna
Terça-feira, quinta-feira e sábados:
Pedreira, Rua 51, Igreja Velha, Vila Operária, Xerém, Rodovia BR 040, Garrão, Bairro Aviário, Reta Santo Antônio, W. Araújo.

terça-feira, 23 de junho de 2015

É contravenção penal perturbar o trabalho ou o sossego alheios

I – com gritaria ou algazarra;
II – exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais;
III – abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos;
IV – provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de que tem a guarda.

Festival Pedrada Ecocultural traz dezenas de atrações para a Praça da Pedreira, em Caxias

No princípio, o que era apenas um evento para começar um processo de revitalização de uma praça acabou se transformando em um festival com dezenas de atrações culturais ao ar livre – o Festival Pedrada Ecocultural, que acontece das 10h às 22h do próximo sábado, dia 27 de junho, em Caxias.
A praça em questão é a João Lazaroni, conhecida na região como a Praça da Pedreira, que fica em um dos pontos altos do primeiro distrito e é uma das maiores praças do bairro 25 de Agosto.
O evento também foi pensado como uma homenagem ao cantor e compositor Chiquinho Maciel, uma das grandes referências culturais da cidade, falecido no mês passado.
Segundo Clara de Deus, uma das organizadoras do Festival, o dia contará com diversas atividades culturais, ambientais e ecológicas. “Os espaços públicos coletivos pertencem à sociedade e devem ter vida, arte, poesia, canto, saúde e suas histórias de amor”, diz a produtora e atriz. “Precisamos revitalizar esta praça e a Cultura pode ser a ponta de lança para isso”, arremata Clara, que também uma das articuladoras de um abaixo-assinado que circula na Internet pedindo a revitalização da Praça da Pedreira, que conta com apoio dos moradores do entorno.
Sobre a homenagem ao artista Chiquinho Maciel, Clara de Deus esclarece que a ideia era prestar essa homenagem com ele ainda em vida, o que infelizmente não pôde acontecer, mas que agora a responsabilidade e a importância desse tributo aumentaram, pois Chiquinho era uma figura muito querida na cidade.
O Festival vai contar com palestras, oficinas, grafiti, pintura, poesia, fotografia, quadrinhos, espetáculos de dança, plantio de mudas, biblioteca itinerante, exibição de filmes e muitos shows musicais, reunindo diversos artistas, coletivos e agitadores culturais da cidade. A programação completa pode ser consultada na página do evento na rede social Facebook https://www.facebook.com/events/1643447292541866/
SERVIÇO:
Festival Pedrada EcoCultural - Revitalização da Praça da Pedreira e Homenagem ao Artista Chiquinho Maciel
Dia 27/06/15, de 10h às 22h.
Endereço: Praça João Lazaroni, rua Tarce de Freitas, s/nº, na 25 de Agosto
Evento ao ar livre.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

De volta no tempo / Capa do Campinarte de Dezembro de 2001

– Nesta edição além de uma mensagem de ano novo o Campinarte destacava Carlos Gomes. Era manchete de capa também a inauguração do Corredor Cultural de Nova Campinas e mais: Aproveite do verão o que ele tem de melhor.
Clique na imagem e confira os outros destaques.

sábado, 20 de junho de 2015

Moradores reclamam de falta de água em NOVA CAMPINAS




Moradores estãõ sem água no bairro Nova Campina, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Mais de 700 casas enfrentam o mesmo problema há meses. Para beber, os moradores são obrigados a comprar galões de água potável. Quando chove, quem mora na região posiciona baldes para recolher a água da chuva e utilizar nas atividades diárias.

Educação / Como adaptar sua escola para deficientes físicos

Conheça alguns dos principais pontos para atender 
a acessibilidade em instituições de ensino

Todas as escolas brasileiras, públicas e particulares, são obrigadas por lei a fazer as modificações arquitetônicas necessárias para atender os requisitos da acessibilidade. Os alunos cadeirantes são os que mais sofrem com a falta de estrutura física adequada. Mas apenas cerca de 30% das instituições de ensino privadas são acessíveis, segundo dados do último Censo Escolar do Ministério da Educação (MEC). Veja o que deve ser modificado na escola para receber estes estudantes, de acordo com a Lei 10.098, de 19/12/2000, o decreto 5296, de 02/12/2004, e a Norma Brasileira 9050, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Símbolo internacional de acesso
A indicação de acessibilidade das edificações, do mobiliário e dos espaços deve ser feita com o uso deste símbolo, preferencialmente branco sobre fundo azul (referência de cores Munsell 10B5/10 ou Pantone 2925 C). Opcionalmente pode ser representado em branco e preto.
Entrada e circulação
A entrada de alunos deve estar preferencialmente localizada na via de menor fluxo de tráfego de veículos. Deve existir pelo menos uma rota acessível, ou seja, livre de escadas e com espaço suficiente para a circulação de uma pessoa em cadeira de rodas, interligando o acesso dos estudantes a todos os ambientes da escola, incluindo a área administrativa.
Os corrimãos das rampas devem ser instalados em duas alturas: 0,70m e 0,92m do piso. Nas escolas que possuírem outras instalações complementares, como piscinas, ambulatórios, locais de hospedagem, etc, estes também devem ser acessíveis.
Portas
As portas, inclusive de elevadores, devem ter um vão livre de no mínimo 0,80 m e altura mínima de 2,10 m. Também devem ser respeitadas as distâncias de aproximação frontal e lateral. Existem muitos outros aspectos a serem considerados conforme o tipo da porta. Para conhecer todas as recomendações consulte a norma da ABNT. 
Na sala de aula
As lousas devem ser instaladas a uma altura inferior máxima de 0,90 m do piso. Todos os elementos do mobiliário interno, inclusive a lousa, devem ser acessíveis, isto é, garantir áreas suficientes para aproximação e manobra de cadeira de rodas.
Também deve ser levada em conta, para a disposição do mobiliário e outros objetos, a faixa de alcance visual dos cadeirantes.
Carteiras
Pelo menos 1% do total das carteiras – com no mínimo uma para cada duas salas de aula – deve ser acessível a cadeirantes. As mesas ou superfícies devem possuir altura livre inferior de no mínimo 0,73 m do piso. A mesma regra serve tanto para as mesas em sala de aula quanto para os refeitórios.
Banheiros
Pelo menos 5% dos sanitários tantos dos alunos como dos professores – com no mínimo um para cada sexo – devem ser acessíveis. Recomenda-se também que, além disso, 10% dos outros sejam adaptáveis à acessibilidade. Os banheiros devem possuir barras de apoio para o vaso sanitário e para os lavatórios. Para conhecer todas as medidas e padrões verifique a norma da ABNT.
Bebedouros
Todos os elementos do mobiliário urbano da edificação, como bebedouros, guichês e balcões de atendimento, devem ser acessíveis, respeitando as áreas de aproximação e manobra, como nos exemplos citados acima com relação às portas e ao mobiliário interno de sala de aula. No caso dos bebedouros, 50% dos equipamentos – no mínimo um – precisam ser acessíveis com altura livre inferior de no mínimo 0,73 m do piso. O acionamento dos bebedouros, assim como o manuseio dos copos, deve estar posicionado na altura entre 0,80 m e 1,20 m do piso.
( Crédito: Yannik D’Elboux, da revista Gestão Educacional para o Bem Paraná)

Observatório Comunitário: Educação / Como adaptar sua escola para deficientes físicos

sexta-feira, 19 de junho de 2015

No Rio, vazamento em oleoduto da Transpetro atinge córrego e chega ao mar | EBC

Um vazamento em um oleoduto da Transpetro, empresa subsidiária da Petrobras, atingiu um córrego, na altura de Coroa Grande, distrito de Mangaratiba, na Costa Verde do estado do Rio, às 9h30 desta sexta-feira (19).
Segundo a Transpetro, cálculos preliminares apontam o derramamento de aproximadamente 600 litros de petróleo. A maior parte desse volume atingiu um córrego próximo, sendo que apenas cerca de 50 litros chegaram ao mar.

De acordo com a companhia, foi constatada uma suspeita de violação e tentativa de furto de combustível no oloeduto ORBIG, que liga a cidade de Angra dos Reis à Refinaria Duque de Caxias (Reduc), em Campos Elísios, distrito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

A empresa informou que o vazamento já foi contido, e que equipes de contingência estão trabalhando no local para o recolhimento do produto e para minimizar os impactos ao meio ambiente.
A Transpetro enumerou os equipamentos utilizados na ação de contingência: dois caminhões vácuo, um caminhão baú, dois tanques de recolhimento, um helicóptero, duas lanchas, quatro táxis boat, 800 metros de barreira absorvente e 30 metros de barreira de contenção.
Segundo a Transpetro, as autoridades ambientais foram avisadas assim que o incidente foi detectado. Uma equipe de bombeiros do quartel de Itaguaí foi deslocada para fazer a contenção, em caso de eventual necessidade.
Em nota, a, Petrobras, barreiras, contenção (SEA) relatou que equipes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizam vistoria no local do acidente.  “Em virtude das condições meteorológicas não houve teto para sobrevoo na região.”

Ainda de acordo com a SEA, até o momento, foram observados filmes mostrando o óleo próximo das praias de Coroa Grande e Itacuruça. O sistema de emergência da Transpetro foi acionado e peritos da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente estão a caminho.

domingo, 14 de junho de 2015

Taxistas de Duque de Caxias terão que atualizar seus taxímetros

Os taxistas que atuam em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, devem agendar, a partir da próxima segunda-feira (15), a verificação metrológica obrigatória. O prazo termina em 26 de junho.
Conforme informou o Bom Dia Rio, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ) iniciou esta semana o período de atualização das tarifas dos táxis convencionais do município. Com isso, os taxistas estão atualizando a tarifa dos taxímetros junto às oficinas credenciadas pelo instituto.

Após a atualização dos taxímetros, os taxistas permissionários deverão consultar o sitewww.ipem.rj.gov.br para agendar a verificação metrológica obrigatória e e emitir a Guia de Recolhimento da União no valor de R$ 37,50.
O taxista autuado por trafegar sem a verificação metrológica no prazo estabelecido pode sofrer multas a partir de R$ 500.

O IPEM-RJ pede aos taxistas que apresentem, no ato da verificação, todos os documentos solicitados para que não haja atraso no serviço. Confira abaixo a relação da documentação exigida.
- Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo junto ao DETRAN
- Carteira de Habilitação do taxista
- Certificado de segurança veicular
- Comprovante de Residência
- Certificado da última verificação do taxímetro
- GRU quitada e cartão de permissionário junto a Secretaria Municipal de Transporte
- Comprovante do agendamento

Huayrãn Ribeiro / Música

Eu preciso aprender o significado de servir a Deus.
Dizem que todas as vezes que servimos a um semelhante, a um animal, a uma planta, estamos servindo a Deus, porque Deus se manifesta ao homem através do próprio homem.
Deus quer ser servido, mas indiretamente, através de nossas manifestações.
Como eu não consegui desvendar os mistérios das luzes de um moro que eu vi, passei a chamá-los de música.
Como eu não consegui desvendar os mistérios das noites mal-dormidas, passei a chamá-los de música.
Como eu não consegui desvendar os mistérios de um certo coração, passei a chamá-los de música.
Quem sabe seja uma forma de servir a Deus?



Música
Música em você é também música
Esse grande sonho de viver
Entre o som e o som e o som
De musica

No falar na maneira de me olhar
O teu corpo todo é música
Pura e simplesmente som
De música

Respirar está no ar no luar
Essa madrugada é música
Tudo brilha ao som do som
De música

Desejar mais e mais música
Pra cantar no mesmo tom
E dançar ao som do som
De música.

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Fila dobra quarteirão em hospital público de Duque de Caxias (RJ)

Um vídeo publicado no Facebook registra o sofrimento de quem tentava marcar uma consulta no Hospital Duque de Caxias, na segunda-feira (8), no bairro Senhor do Bonfim, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense (RJ). As imagens mostram uma fila que dobrava o quarteirão já às 6h.
"Se você quiser marcar uma consulta, por favor, venha dormir na fila", ironizou a internauta Luciene Corlett na rede social. O vídeo teve mais de 50 compartilhamentos até a tarde desta terça (9).
Procurada pela reportagem do UOL, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a fila foi "ocasionada devido à grande procura da população no primeiro dia de marcação de consultas, pelas especialidades oferecidas pela unidade".
A secretaria argumenta que a unidade é "a única do Rio de Janeiro que oferece todas as especialidades adulto e infantil". Por isso, há grande demanda. O órgão informou ainda que "que esse foi um problema pontual e informa que buscará uma solução para que não se repita".
O Hospital Duque de Caxias foi reaberto no ano passado, após seis anos fechado. Ele havia sido interditado pelo Conselho Regional de Medicina, em 2008, por falta de infraestrutura e por colocar em risco médicos, funcionários, pacientes e visitantes. Desde então, a unidade passou por uma longa reforma.
A reabertura só foi possível após a conclusão da primeira etapa da obra, em setembro de 2014. A entrega das instalações restantes está prevista para ocorrer durante este ano. O hospital funciona com 250 médicos e 123 consultórios. São realizados, todos os dias, mais de 1.000 atendimentos.
Leia mais em: http://zip.net/byrpWd

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Como opera o preconceito racial

Ter preconceito significa prejulgar. Quem tem preconceito racial está assim condenando outros sem um julgamento. Tal pessoa conclui que todo membro de certa raça automaticamente possui determinados hábitos, características ou atitudes indesejáveis. Alimenta seu preconceito até mesmo diante de fatos que claramente contradizem suas noções. A pessoa pode, por exemplo, acreditar que todos os membros de certo grupo sejam preguiçosos, ou curtos de inteligência. Quando tal pessoa depara com alguém desse grupo que é laborioso, brilhante – ela conclui que aquele individuo tem de ser uma “exceção”. Infelizmente, fica cega para com as qualidades individuais.
O preconceito, porém, não é inato. Observações feitas em todo o mundo mostram que as crianças brincam indiscriminadamente com membros de outros grupos étnicos, e que não se mostram cônscias das óbvias diferenças físicas, ou as aceitam como coisa normal. Os preconceitos são... inteiramente devidos à aprendizagem, e são adquiridos primariamente através da interação com outras pessoas. Os pais, os professores e os colegas parecem cooperar na transmissão de preconceitos raciais. Às vezes, confrontos desagradáveis com membros de outra raça servem para reforçar tal preconceito.
Muitos de nós, por conseguinte, assimilaram, inconscientemente, atitudes e conceitos eivados de preconceitos. E, não raro, é preciso que a pessoa sonde realmente sua alma para que ela honestamente encare seus sentimentos neste respeito. Você talvez tenha amigos de outras raças. Ma será que faz comentários depreciativos, que incluem aspectos raciais, pelas costas dele? Quando conversa com estes amigos, mantém em destaque a questão racial, talvez sempre sublinhando as diferenças raciais, ou soltando piadas de mau gosto, depreciativas? Mesmo quando as piadas parecem amigáveis, elas podem, às vezes, mascarar uma genuína hostilidade. Ademais, sente-se acanhado e desconfortável de ser visto em público com amigos de outra raça? Presume automaticamente que os membros de outra raça possuem certos talentos – ou falhas?





Estala chicote
Estala chicote, português mandou
No lombo do negro, na vida do negro
Nem a dona Chica se admirou
Aí neguim berro!

Não tem mesa na senzala
Não tem sala, não tem ala
Negro cala, negro rala
Português mandou.

Cana, mel, doce bagaço
Correntes nos braços
Se foges te caço
Português mandou.