O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Fugindo do óbvio, carnavalesco da Grande Rio levará Santos 'artística' à passarela

Ao lembrar-se das histórias do pai, que trabalhava no Porto de Santos, o carnavalesco Fábio Ricardo não imaginava que, três décadas mais tarde, seria o responsável por levar a Cidade ao Carnaval do Rio de Janeiro. Ao misturar ansiedade e emoção, ele se enche de expectativa ao acreditar que a Grande Rio ganhará o caneco do samba em 2016.    
Fábio quer entregar tudo uma semana antes
Fábio é o responsável pela direção artística da escola. Ele tem a missão de pesquisar, criar e desenvolver todo o desfile, desde as fantasias até os monumentais carros alegóricos. E, mais do que isso, administrar todas as pessoas que fazem dos bastidores a principal festa: historiadores, figurinistas, costureiros, projetistas, ferreiros, iluminadores e tantos outros. 
São ao menos 200 pessoas que dia e noite trabalham no barracão da escola na Cidade do Samba, zona portuária do Rio, para que tudo esteja pronto uma semana antes do desfile, em fevereiro. Foi lá, no “quartel-general da criação”, uma sala monitorada e de acesso controlado, que ele recebeu A Tribuna On-line. Apesar de resistente, ele adiantou detalhes do que será visto. 
“Nossa, Santos é assim e eu não sabia”. Essa é a expressão que o carnavalesco quer ouvir dos próprios santistas assim que terminar a apresentação, já na madrugada de segunda-feira (8 de fevereiro). A todo o momento ele fez questão de ressaltar que o enredo propõe uma visão artística da Cidade e das conquistas do passado e do presente.
Serão 3.700 componentes divididos em 33 alas (33 fantasias diferentes, portanto), seis carros alegóricos e dois tripés (carros de menor porte). Os veículos variam de 6 a 15 metros de comprimento. O maior deles será o abre alas que, logo após a comissão de frente, tem a missão de impressionar: “Os personagens da história santista estarão mergulhados no Itororó, que não será só uma fonte”.

Na Grande Rio, a enfermeira deixou as emergências para costurar 3 mil fantasias

Por trás dos portões de quase 8 metros de altura, estão os segredos da Grande Rio, que homenageará Santos no Carnaval 2016. No térreo, em um vão central, os seis carros alegóricos misturam esqueletos de ferro aos adornos já instalados. Ao fundo, um elevador de carga leva ao topo dos três pavimentos, onde estão as máquinas que alinham mais de 3.700 fantasias. 
Nete: ex-enfermeira apaixonada pelo Carnaval
A costureira Ivonete Pereira Cândido, a Nete, é a responsável por comandar uma equipe de 10 mulheres que, diariamente, inclusive aos finais de semana, têm a missão de cortar e costurar os tecidos que vão cobrir os foliões da escola. Para ela, a parte mais fácil, que o desafio maior é concretizar tudo o que o carnavalesco Fábio Ricardo idealizou e apresentou a ela. 
Nete é uma engrenagem na cadeia de produção de uma escola de samba. Após a aprovação da ideia de Fábio pela direção da Grande Rio, ela é a responsável por conceber aquilo que estava no papel. “Depois, se tudo estiver de acordo, passamos para as meninas, que devem reproduzir fielmente o modelo que aprovamos”, conta, ao garantir que é bastante rígida.
O passo a passo ela faz questão de contar: o desenho chega, os materiais são escolhidos e, em seguida, vem o recorte. Depois, há a costura e a aplicação dos adereços, que são elementos que cobrem a fantasia ou um chapéu, por exemplo. O modelo pronto fica à disposição das demais costureiras que, por semana, chegam a receber até R$ 700,00 pelo serviço.

Grande Rio / Comissão de frente tem por trás casal mais disputado do Carnaval do Rio

Enquanto o segredo ronda a comissão de frente, passistas estão a toda na Cidade do Samba 
Se tem algo que é segredo absoluto na Grande Rio, que vai homenagear Santos no Carnaval 2016 na Marquês de Sapucaí, é a comissão de frente. Não por acaso, os ensaios são escondidos e revezados em três lugares diferentes da capital e da Baixada Fluminense. A ordem é mais do que clara: ninguém pode ver ou ouvir nada até a hora do desfile.
Por trás dela estão os coreógrafos Priscilla Mota e Rodrigo Negri. Eles são figuras carimbadas no quesito surpresa. Em 2010 e 2011, foram responsáveis pela comissão que trocava de roupa sem que o público percebesse e, depois, pelos bailarinos que perdiam a cabeça e chocavam a plateia. Ambos desfiles pela Unidos da Tijuca, então campeã.
Cantor Emerson Dias e carnavalesco Fábio Ricardo
entre os coreógrafos Priscila Mota e Rodrigo Negri
“Eu acho que vai ser bem diferente de tudo o que a gente já fez. Traz emoção, traz irreverência e a plástica também é bem bonita”, promete Rodrigo. Se ele e equipe conseguirem cumprir o que dizem para A Tribuna On-line, não há dúvidas de que a nota máxima no quesito está mais do que garantida. “A expectativa nos ajuda bastante também”.
Nesse tom, ele não revela detalhes. Conta que, para despistar os curiosos, os ensaios, que acontecem três vezes por semana, são realizados na Cidade do Samba, em um clube na Tijuca e até na Sapucaí. “Na passarela, nós vamos de madrugada, às 4 horas, 5 horas, para justamente não ter ninguém que possa estragar o que preparamos”.
Serão de 15 a 30 bailarinos que terão apoio de um dos dois tripés que a escola levará para a avenida. Tratam-se de pequenos carros alegóricos que têm a função de oferecer apoio. No caso da comissão, Rodrigo fala que servirá de backstage, isto é, uma área em que poderá ser guardada alguma peça ou fazer troca de roupas, por exemplo.
Até o final deste mês, Rodrigo e a esposa acertam os últimos detalhes com os bailarinos. A partir daí, já em janeiro, a rotina de ensaios ultrapassa as 8 horas diárias. “A comissão dá o andamento ao desfile, é o termômetro. A gente tem que estar muito afinado com a harmonia. Se demora, pode implicar algum atraso. A preocupação é grande”.
Entre os mestres, as bandeiras
 O mestre Kauê Santos Silva, de 10 anos, e a porta-bandeira Tauani Xavier dos Santos, 8 anos, são a versão mirim do casal de mestre-sala Daniel Werneck e a porta-bandeira Verônica Lima - a aposta do Carnavalesco Fábio Ricardo. Ele, um flamenguista que samba desde “pequeno” e reluta em gostar do Santos. Ela, uma bailarina que também é apaixonada pela Grande Rio, mas que no futuro quer se tornar médica. 
O casal não é nem um pouco tímido: a irreverência ao receber os turistas estrangeiros na Cidade do Samba já vem na primeira resposta à pergunta de A Tribuna On-line. “Tio, eu já dei várias entrevistas. Apareci na tevê até”. Ela já emendou: “Quando eu soube que seria escolhida estava com a minha avó. Vim aqui no barracão e eu chorei de emoção”.
Kauê não gosta de muitas palavras, da mesma forma que não esconde o desgosto pelo Peixe. Quando a pergunta é sobre a escolha de Santos para a Grande Rio. “Sou flamengo e do Santos eu não gosto”.  Agora, quando a cidade (de Santos) é colocada à frente, ele tenta consertar. “Ah, tudo bem. Eu gosto, sim”.
Ambos se apresentam como o segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira no Carnaval da Grande Rio, no dia 7 de fevereiro, na Sapucaí. Ao longo da última semana, A Tribuna On-line publicou reportagens sobre os preparativos do evento e dos bastidores da escola, que promete levar uma releitura de Santos e dos santistas à avenida.   

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Para 'pisar forte' na avenida, bateria e intérprete têm que estar em harmonia

 “Eu costumo dizer que a verdadeira orquestra brasileira é a bateria de uma escola de samba. O mestre é quem determina quem vai ou não desfilar. A cada ano que se escolhe um hino, a gente precisa montar o nosso trabalho em cima de um samba, junto com a harmonia e o carro de som. Isso pra gente levantar a galera e não deixar ninguém no chão”.
Dessa forma define o líder da Invocada (apelido dado à bateria da Grande Rio), o mestre de bateria Thiago Diogo, que, aos 34 anos, é considerado o mais jovem a assumir o posto entre todas as escolas do Rio de Janeiro. Ele mistura aptidão pela música, desenvolvida quando estudou piano clássico e passou pela Escola de Música Villa-Lobos, com a paixão de comandar 270 ritmistas. 
Os trabalhos para cada desfile começam entre abril e maio do ano seguinte. Nos quatro meses que se sucedem, Thiago tem a missão de selecionar quem são as pessoas que, ao lado dele, estão mais bem capacitadas para integrar o grupo que é considerado o coração da escola. “Passam aqueles que têm condições de tirar 10. Entramos sempre para ganhar”.
Ele se orgulha em ter conseguido recuperar as notas máximas no quesito para a Grande Rio nos últimos dois anos – quando se despediu da Unidos da Portela. Exigência e rigor fazem parte da rotina de ensaios, que não permitem erros: às terças, o treino técnico e, aos sábados, o show, ambos na quadra. No domingo, há o ensaio na principal avenida de Duque de Caxias.
“A posição do mestre de bateria é muito ingrata. É que nem futebol: se vencer o campeonato, os louros são do time. Se perder, é culpa do treinador. No meu caso, o mestre, que sou eu”, fala. Entre os desafios, está o de nivelar a diversificação dos integrantes, que têm vidas distintas e são de lugares diversos – apesar de a maioria ainda ser de Caxias.
Na retaguarda de Thiago – ou vice-versa – está o intérprete Emerson Dias, que se autodenomina líder de um coral. Ele comanda um conjunto de sete cantores que, junto com a bateria, têm a incumbência de levantar o público com samba-enredo do compositor Márcio das Camisas,  "Pisa forte Grande Rio... É pura emoção”. 

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Santa Cruz da Serra ganha praça com academia de ginástica

A Praça Luciana Tavares Pessanha Faria, Santa Cruz da Serra, passou por uma grande modernização por parte da Prefeitura de Duque de Caxias. O local ganhou academia de ginástica para a terceira idade, novo playground, quadra de areia e o campo de futebol recebeu nova grama sintética, alambrados e iluminação.
Durante a solenidade o prefeito Alexandre Cardoso abordou a crise que afeta a saúde pública do Estado, se colocando ao lado do governador Luiz Fernando Pezão no que for possível fazer para atender os pacientes de outras localidades da Região Metropolitana. Na ocasião, pediu desculpas pelo parcelamento do 13º salário dos servidores do município, e afirmou que o calendário das duas parcelas- janeiro e fevereiro- está garantindo.
“O governo do Estado está passando por um momento difícil, e a Prefeitura de Caxias se dispôs a colaborar no que for possível no atendimento dos pacientes, principalmente os casos graves. As unidades de saúde do município tiveram um aumento na procura em 40%. Quero aproveitar para pedir desculpas ao servidor por não ter pago 13º salário integral, mas quero reafirmar o compromisso assumido, de manter o calendário das duas parcelas de 30%, nos meses de janeiro e fevereiro”, afirmou i prefeito que estava acompanhado do vice-prefeito Laury Villar.
Participaram da solenidade secretários municipais, o presidente da Câmara, Eduardo Moreira, vereadores e lideranças comunitárias.

domingo, 27 de dezembro de 2015

Capoeira / Santa Cruz da Serra – Grupo Nova Geração – Última Roda / 2015

As poderosas lentes do Campinarte captaram dia 27/12/2015, na Praça Vereador Alberto Passarinho (Antiga Praça da Matriz) em Santa Cruz da Serra, a última roda de capoeira do ano do Grupo Nova Geração.
A organização ficou por conta do Mestre Isaías, contramestre Lula e do Xavante.
Participaram deste último evento da temporada 2015 os seguintes grupos: Pequenos Libertadores, Abadá e Resgate de Capoeira.


quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Papai Noel, peça para o Estado parar de matar nossas crianças


Papai Noel, lembra de mim? 
Eu sou aquele que mora num país tropical e coisa e tal, lembra? 
Papai Noel, eu faço parte daquele povo heroico daquele país bom de bola do mulato inzoneiro das noites claras de luar... O senhor não lembra? 
Papai Noel, nesse caso vou tentar refrescar a sua Memória – preste atenção: Eu sou aquele que mora num país cuja população tem a impressão que a maioria dos desonestos, malfeitores, bandidos, traficantes de armas e drogas, viciados, assassinos, corruptos, fraudadores, covardes, cínicos, egoístas, hipócritas, arrogantes, pedófilos, ambiciosos e afins estão no governo ou municipal e/ou estadual e/ou federal. 
Lembrou agora? Ainda não? 
Papai Noel eu moro naquele país onde o noticiário político mais parece um noticiário policial.... Vai dizer que não lembra? Puxa vida Papai Noel... 
Eu sou daquele país que mais parece um continente onde o crime organizado só é organizado porque conta com a participação de policiais, advogados, juízes, políticos, empresários do comércio ou da indústria, militares, funcionários do baixo ao alto escalão de empresas privadas, públicas e empresas multinacionais. Não é possível! 
Papai Noel, o senhor não lembra? Agora o senhor vai lembrar... 
Eu sou aquele que em época de eleições (só em época de eleições) sou tratado como cidadão... Eu faço parte de um contingente enorme de figurantes que atuam no maior espetáculo FARCISTA desse meu país intitulado FALSA DEMOCRACIA – Agora o senhor está começando se lembrar, certo? Isso, Papai Noel... Exatamente! Isso mesmo, Papai Noel... Onde tudo é só para inglês ver... País do faz de conta do assistencialismo da esmola e da humilhação... Agora o senhor está se lembrando? 
Moro num país tropical onde o esporte mais praticado é o TIRO AO POBRE... Eu sabia que o senhor ia se lembrar de mim! 
Papai Noel, o senhor me deu um baita susto. Estava começando a ficar preocupado. 
Já pensou? O Papai Noel não se lembrar de mim? Logo de mim? Papai Noel, o meu pedido é muito simples. 
Nesse Natal eu gostaria que senhor me desse uns vidrinhos de cola, ou melhor, muitos vidros de cola, pra quê? Explico: É que rasgaram nossas leis básicas, exemplo: Lei Orgânica dos Municípios, as Constituições Estaduais e a Federal. 
Eu acredito que colando, restaurando nossas leis (quem sabe?) elas possam ser cumpridas... Se eu acredito em Papai Noel também acredito que isso seja possível, por que não? 
Eu também acredito em coelhinho da Páscoa, Mula sem Cabeça, Filho de Boto, Saci... Por que não? 
Eu acredito que colando, restaurando nossas leis (quem sabe?) elas possam ser cumpridas... 
Papai Noel, peça para o Estado parar de matar nossas crianças! 
Se eu acredito em Papai Noel também acredito que isso seja possível, por que não?

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Serginho homenageia personalidades que contribuem com Caxias | CMDC

Serginho homenageia personalidades que contribuem com Caxias
Com objetivo de homenagear pessoas que contribuem com o engrandecimento de Duque de Caxias, o vereador Serginho (PR) realizou na noite de quarta-feira, dia 16, uma solenidade para entrega de títulos, moções e medalhas.
“Nós que vivemos e trabalhamos por essa Cidade, com dedicação e empenho, devemos ser reconhecidos, por isso vocês estão aqui para serem homenageados. Essas comendas representam a importância de cada um de vocês na sociedade. É uma honra ser o objeto dessa proclamação, pois vocês são amigos meus e amigos de Duque de Caxias”, justificou o vereador.
O prefeito Alexandre Cardoso foi um dos homenageados, sendo o primeiro a receber o título Ordem ao Mérito do Servidor Público, comenda recém-criada pelo vereador Serginho. “Agradeço o Serginho e fico feliz que ele traga as pessoas para dentro da Câmara, que é a casa do povo, a mais importante da Cidade. As pessoas precisam estar aqui para discutir os temas importantes para a sociedade”, disse o chefe do Executivo.
O procurador geral do Município, André Marques, também esteve entre os agraciados e dedicou a honraria a toda sua equipe. “É uma honra para todos nós sermos reconhecidos como um órgão atuante e responsável.”
Professores e policiais foram condecorados na solenidade. “Parabenizo o vereador por esse ato de reconhecer o mérito dessas classes, isso mostra uma visão de vanguarda”, opinou o coronel bombeiro José Manoel Alves de Oliveira, que recebeu a medalha Doutor Moacyr do Carmo.
Militante do movimento negro, Lídia Santos recebeu a medalha Zumbi dos Palmares. “Essa comenda reconhece nossa contribuição para a sociedade e para a história do País.”
O radialista Coelho Lima, do programa Patrulha da Cidade, também foi lembrado pelo vereador. “Topei essa parada porque conheço o Serginho desde garoto, comecei na rádio por causa do pai dele. Meu muito obrigado.” (CMDC)

Hospital em Duque de Caxias suspende atendimento para casos 'sem gravidade'

Referência no atendimento de emergência na Baixada Fluminense, região pobre na periferia do Rio, o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, distrito de Duque de Caxias, fechou na madrugada desta terça-feira, 22, para pacientes que não estejam em estado grave. A medida foi tomada por causa da crise econômica que atinge o Estado do Rio e que tem afetado o repasse de verbas para hospitais da rede de saúde estadual. Funcionários estão com salários atrasados e faltam medicamentos. A emergência para casos graves continua funcionando normalmente, assim como as internações.
O governo do Estado não esclareceu de quem foi a decisão de fechar o hospital - se da Secretaria Estadual de Saúde, se da direção da unidade ou se de funcionários inconformados com as precárias condições de atendimento.
De acordo com a secretaria, em mensagem eletrônica enviada ao jornal O Estado de S.Paulo, o " Hospital Estadual Adão Pereira Nunes está aberto", mas "o atendimento está restrito aos casos mais graves". "É importante deixar claro que os pacientes internados (...) permanecem recebendo assistência médica", informa a secretaria.
O pedreiro Sandro dos Santos, de 37 anos, foi um dos pacientes que não conseguiu atendimento nesta manhã . Ele estava com febre e mal estar. "Meu corpo dói muito e não sei o que tenho. Estou assim desde domingo e agora não consigo nem andar. A atendente do hospital me disse que eles não têm condições de me atender. Vou ter que voltar para casa", disse, sentado no chão, ao lado da entrada fechada da emergência.
Funcionários do hospital entregaram um papel para os jornalistas que estavam no local em que relataram faltar remédios básicos, como o analgésico Dipirona. Contaram ainda que só havia duas caixas de luvas para cada setor da unidade. "Está um caos", escreveram.
Grávida de quatro meses, a cabeleireira Ana Paula da Silva, de 35 anos, foi orientada pelo hospital a comprar medicamentos que, segundo ela, costumavam ser dados pela unidade. "Também disseram que não poderiam fazer exames, que era para procurar outra unidade", lamentou. Segundo ela, vários pacientes estão em macas, aglomerados nos corredores do hospital.

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

BR-040 passa a ter acesso gratuito à internet em trecho de 24 quilômetros

Nesta terça-feira (22), a BR-040 que liga o Rio de Janeiro à Petrópolis, na Serrana do Rio, começou a a oferecer o serviço de wi-fi para quem passa pela rodovia. O acesso gratuito à internet ao longo da rodovia está disponível em um trecho de 24 quilômetros, entre o km 101 (Viaduto de Xerém) e o km 125 (ligação com a Avenida Brasil), em Duque de Caxias. Segundo a Concer, cocnessionária que administra a estrada, nas próximas etapas, o sinal de wi-fi se estenderá até Juiz de Fora (MG), cobrindo todo o trecho da BR-040 sob sua administração.
O Wi-Fi Concer entrou em fase de testes no início do ano, com 110 pontos de acesso só no trecho de Duque de Caxias. A rede pode receber mais de 10 mil acessos simultâneos e tem alcance de 100 metros a partir do eixo da pista, característica que leva inclusão digital a milhares de moradores de comunidades próximas à rodovia.
Com o lançamento da rede em caráter experimental, na primeira quinzena de dezembro, o serviço registrou quase 200 mil acessos acumulados gratuitos à internet, a maioria feita por moradores do município. A novidade no período foi utilizada por internautas de todas as idades, incluindo pessoas com mais de 70 anos, mas o público predominante é de jovens, entre 20 e 35 anos. A maioria usou o sinal da rodovia em dispositivos móveis, como celulares e tablets, segundo dados  dos relatórios de acompanhamento do serviço.
Para utilizar o Wi-Fi da BR-040, o usuário deve acessar o link do serviço na internet  ou no aplicatico da empresa. O usuário deve preencher um cadastro, definir uma senha e aceitar o termo de uso. Cada internauta poderá navegar por até 2 horas, com consumo limitado a 2 Mb/s, devendo se reconectar após este limite de tempo.

GILMARA CUNHA É A PRIMEIRA TRANSEXUAL A RECEBER A MEDALHA TIRADENTES


A ativista Gilmara Cunha recebeu a Medalha Tiradentes pelo seu trabalho no grupo Conexão G em uma cerimônia nesta terça-feira (08/12), no Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Gilmara foi a primeira transexual a receber a honraria, a mais importante condecoração cedida pelo Poder Legislativo fluminense. Emocionada, ela afirmou estar lisonjeada por representar "uma parcela da população que é muito invisibilizada". “Acredito que isso é só um passo na construção de novas políticas públicas”, discursou.
O seu trabalho no Conexão G tem foco nos grupos LGBT do Complexo da Maré, ao promover o combate à violência contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros e a divulgação de iniciativas de saúde para pessoas de orientações sexuais e identidades de gênero distintas do heterossexual cisgênero (termo usado para identficar pessoas não transexuais, que se identificam com o gênero designado no nascimento). O Conexão G foi fundado em 2006 e também atua em outras favelas, como os morros do Borel, da Fé e do Alemão e a comunidade de Rio das Pedras.
O deputado Flávio Serafini (PSol), autor do projeto de resolução que concedeu a medalha à Gilmara, enfatizou que é muito importante a honraria ser dada a uma pessoa transexual por conta da extrema violência que as travestis e os transexuais ainda sofrem. "Os transexuais ocupam um lugar especial no processo de segregação e de violência que sofremos nesse país. Podemos nos ater ao ano de 2014 e ver que o número de assassinatos de pessoas transexuais é quase o mesmo que o número de pessoas com acesso às universidades através do Enem", afirmou o parlamentar durante a cerimônia.
Estavam presentes na sessão o coordenador do programa Rio Sem Homofobia do Governo do Estado, Cláudio Nascimento; Jherry Barbosa, representante do Projeto Alfa Coletivo de Juventide de Rio das Pedras; Alessandra Ramos, representante do deputado federal Jean Wyllis (PSol-RJ); Michele Seixas, do Movimento de Lésbicas do Alemão; Indianara Siqueira, do grupo Transrevolução; e Flávio Rufino, do Coletivo LGBT da Cidade de Deus. Na cerimônia também aconteceu uma apresentação de dança de integrantes do Conexão G.
(Texto de Priscilla Binato)

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Exposição “Memórias através da fé” na Casa Brasil de Imbariê

Até 20 de janeiro a mostra Memória através da Fé pode ser visitada na Casa Brasil de Imbariê, em Duque de Caxias. A exposição resgata a história das comunidades através de fotos do acervo pessoal dos fiéis, com registros de obras de construção das igrejas das comunidades dos bairros de imbariê, Jardim Anhanga, Parque Estrela, Parada Morabi e de outras comunidades do terceiro distrito. A mostra é uma iniciativa das comunidades da Paróquia Santa Clara de Assis em parceria com a secretária municipal de Cultura e Turismo.
O subsecretário Beto Gaspari camisa estampada e o Frei Evaristo durante a inauguração da exposição
A seleção das fotos e a montagem da exposição ficaram a cargo dos funcionários da Casa Brasil Imbariê, e a abertura contou com a presença dos líderes religiosos como frei Evaristo, responsável pela Paróquia de Santa Clara de Assis, do subsecretário de Cultura e Turismo, Beto Gaspari e o diretor do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Duque de Caxias (DESANS), José Zumba, que compartilharam as histórias de suas comunidades através da fé, entre outros convidados.
A expossição pode ser visitada até 20 de janeiro na Casa Brasil de Imbariê
“Memórias através da fé” pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Casa Brasil em Imbariê, na Avenida Coronel Sisson, Lote 16 e 17 Quadra 02 (próximo da agencia dos correios). A entrada é franca.
Exposição “Memórias através da fé” na Casa Brasil de Imbariê

domingo, 20 de dezembro de 2015

Grupo Raimundo Filho /Última Roda de 2015 (Nova Campinas)

As poderosas lentes do Campinarte captaram dia 20/12/2015, na principal Praça de Nova Campinas a última roda de capoeira do ano organizada pelo Grã-mestre Raimundo e pelo Mestre Jeremias.
 
 
Participaram da última roda de capoeira de 2015: Grupo de Capoeira Raimundo Filho, Nova Geração, Arte e Equilíbrio, Lagoa Azul, Diretriz e Abadá.
Aproveitamos para convidar a todos os amantes da capoeira para a última roda de capoeira do Grupo Nova Geração que será realizada dia 27/12/2015 em Santa Cruz da Serra (Pça. Vereador Aberto Passarinho – antiga Praça da Matriz).

Logística de distribuição de equipamentos dos Jogos do Rio terá 2 mil pessoas

O presidente dos Correios, Giovanni Queiroz, visitou na sexta-feira (18) o Centro Logístico dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. É de lá que sairão os equipamentos e mobiliários que serão usados pelos atletas durante os Jogos. De acordo com os Correios, cerca de 2 mil pessoas estarão envolvidas nas operações de logística. No trabalho serão utilizados cerca de 170 caminhões e dois mil equipamentos de movimentação, entre eles, paleteiras, empilhadeiras, trator e guindaste.
A empresa terá que armazenar e entregar 30 milhões de objetos, entre eles, 980 mil peças de equipamentos esportivos, como 2.931 bolas de futebol, 840 de basquetebol, 25 mil bolinhas de tênis e 320 mil alvos de tiro esportivo. Além disso, no mobiliário serão120 mil cadeiras, 18 mil sofás e 25 mil mesas e, ainda, 36 mil bagagens de atletas. 
De acordo com a empresa a operação de logística nos 20 primeiros eventos teste para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, foi concluída com sucesso e foi possível testar o planejamento e o desempenho, nas áreas de armazenagem, de transporte, de distribuição e logística dos materiais esportivos, eletrônicos, utensílios, mobiliários e barreiras, dentre outros equipamentos. Hoje, também, o presidente dos Correios se reuniu com o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.
"Ele me disse que está muito satisfeito com a logística dos Correios. Disse que, entre a equipe da Rio 2016, o comentário geral é que, quando acontece um problema, basta procurar alguém de camiseta azul, porque significa que esta pessoa é dos Correios e eles vão achar a solução”, disse.
Para Giovanni Queiroz, trata-se, sem dúvida, de uma logística complexa. "Serão 30 milhões de itens armazenados e entregues para preparar e montar os palcos por onde passarão quase 15 mil atletas de 205 países, em quatro regiões do Rio de Janeiro”, explicou, garantindo que a empresa está preparada para realizar os Jogos Rio 2016, considerado o maior evento esportivo do planeta.
Os Correios informaram que a área total de armazenagem tem 100 mil metros quadrados, divididos em três centros logísticos, dois em Duque de Caxias e um na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio. O espaço é equivalente a 12 campos de futebol.
Os Correios foram selecionados para o serviço por meio de um processo de concorrência internacional. Esta não será a primeira vez que a empresa fará este tipo de serviço. Nos Jogos Pan Americanos de 2007 do Rio de Janeiro, foram responsáveis por todo o transporte e montagem da estrutura da competição. (Agência Brasil)

sábado, 19 de dezembro de 2015

Concer reforça atendimento na BR-040 durante Natal e Ano Novo

A BR-040 vai operar em esquema especial nos fins de semana prolongados pelas festas de fim de ano. No Natal, o reforço no atendimento de socorro mecânico terá início na quarta-feira, dia 23, e se estenderá até domingo, 27. Já no Ano Novo, o esquema operacional irá de 30 de dezembro a 3 de janeiro. A Concer estima que nos dois períodos 582,7 mil veículos utilizem no período o trecho de concessão da BR-040, de Juiz de Fora ao Rio de Janeiro. 
Os horários de pico em ambos os períodos tendem a ocorrer nas quartas (23 e 30), entre 10h e meio-dia e de 16h às 20h, e nos domingos (27 e 3 de janeiro), a partir de 14h. A Concer lembra que a restrição ao tráfego de caminhões e carretas com três eixos ou mais na pista de subida da Serra de Petrópolis vai vigorar nas quintas (das 16h às 22h) e nos sábados (das 8h às 14h). O usuário também deve evitar trafegar pelo trecho após o término da restrição, quando muitos veículos de carga sobem a serra ao mesmo tempo, causando lentidão ao tráfego. 
A rodovia é monitorada em tempo integral por inspetores de tráfego e por um circuito fechado de tv ligado ao Centro de Controle Operacional da Concer, que além de monitorar as condições de trânsito e clima na rodovia 24 horas por dia, também coordena o atendimento mecânico e médico prestado aos usuários. Em caso de necessidade de socorro médico ou mecânico na BR-040, o motorista deve acionar a Concessionária através da Central de Atendimento ao Usuário (0800-282-0040). Portadores de deficiência auditiva e de fala devem ligar para 0800-281-0041. O serviço também funciona 24 horas por dia. Tanto as centrais de atendimento como o www.concer.com.br informam ainda as condições de trânsito e clima ao longo da BR-040. 
As três praças de pedágio da Concer estão localizadas em Duque de Caxias (km 102), Areal (km 45) e Simão Pereira (km 816, em Minas Gerais). Em cada uma delas, o motorista conta com o posto do Serviço de Informação ao Usuário, espaço climatizado que oferece água gelada, café, banheiros e atendentes treinados que fornecem informações em geral sobre a rodovia. O serviço funciona 24 horas por dia, 7 dias na semana. 
Outro recurso que facilita a comunicação do usuário com a Concer e o acesso a diversas informações e serviços prestados na rodovia é o aplicativo para celulares e tablets. Com o App Concer o usuário recebe alertas e as condições de trânsito e clima da rodovia, tem acesso a câmeras de monitoramento de trafego em pontos estratégicos e ainda pode acionar os socorros médico e mecânico da Concessão. O App está disponível nas lojas de aplicativos dos três sistemas operacionais para dispositivos móveis e pelo concer.com.br/app. Também pelo WhatsApp, a Concer informa eventuais anormalidades no fluxo de tráfego da rodovia. Os números de contato são: 21-99724-2655 (Duque de Caxias), 21-97288-3912 (Serra) e 21-99784-8115 (Itaipava-Juiz de Fora).
A Concessionária recomenda ainda que o motorista respeite a sinalização e os limites de velocidade, que variam ao longo da rodovia, e que verifique as condições do veículo antes de iniciar a viagem, com atenção ao bom funcionamento de freios, faróis e conservação dos pneus, entre outros itens. Para fazer contato com o serviço de emergência da Polícia Rodoviária Federal, o usuário deve ligar para 191.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Natal sem o menino Jesus, não é Natal em lugar nenhum do mundo, muito menos em Santa Cruz da Serra!

Dizem que o símbolo do Natal é a simplicidade, humildade...
Até a letra de uma música de Natal diz: "...pobrezinho, nasceu em Belém...!...

O Natal é sempre associado as coisas mais modestas dessa vida.
Natal não é um tempo de ostentação...
Natal é tempo de reflexão...

E o simples, modesto e humilde morador de Santa Cruz da Serra deve estar refletido:
"Cadê os enfeites de Natal da Praça da Matriz?
Tudo bem, temos pelo menos uma árvore de Natal!
Mas, cadê o presépio, cadê Maria, cadê José, os carneirinhos, o jumentinho, o galo, os magos, etc.
Com tantas restrições, um Natal sem a manjedoura e sem o menino Jesus é muita economia até para os mais humildes...!

Natal sem o menino Jesus, não é Natal em lugar nenhum do mundo, muito menos em Santa Cruz da Serra!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Operação tenta desmantelar quadrilha que vende água imprópria para consumo em Duque de Caxias


RIO DE JANEIRO (OREPORTER.COM) - O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e policiais da 62ª DP (Imbariê) deflagram, na manhã desta quinta-feira (17/12), a Operação Hydra para desarticular uma quadrilha responsável pela extração ilegal e venda de água imprópria para consumo em Duque de Caxias. No município da Baixada Fluminense, estão sendo cumpridos sete mandados de prisão, realizadas buscas em nove endereços, além de serem alvo de apreensão 18 caminhões. Até o momento, seis pessoas foram presas. 

Promotores do GAECO e representantes da Polícia Civil concederão entrevista coletiva às 11h desta quinta-feira, na Cidade da Polícia (Avenida Dom Hélder Câmara, 2066, Jacarezinho) 

De acordo com a denúncia, a organização criminosa é investigada desde agosto de 2014, e se dividia em quatro grupos que se organizavam para a extração e distribuição de água, dominando o mercado dos bairros de Saracuruna, Jardim Primavera e Gramacho.  A água era captada clandestinamente em dois locais, sem qualquer controle de qualidade, colocando em risco a saúde pública. 

Segundo os promotores, a quadrilha tinha a liderança de Reinaldo Souza Rocha, conhecido como Rei Água, que era o principal responsável por receber a água e revendê-la para estabelecimentos comerciais em Duque de Caxias. Também comandavam o esquema Raul de Souza, Luiz Antônio Correia dos Santos e Hélio Marcelo dos Santos Ramos, que organizavam o abastecimento dos caminhões-pipa. 

Hélio também era responsável pela extração ilegal em dois sítios de propriedade de Carlos Roberto Rodrigues, o Bebeto, localizados no bairro Taquara, em Caxias. Outro ponto de captação funcionava em um terreno localizado em Xerém, a partir de poços artesianos. Nesse local, a distribuição era feita pelos acusados Carlos Cesar Ramos Junior e Alexandre Candido da Silva.

Ao todo, 16 pessoas foram denunciadas por organização criminosa, crime ambiental e crime contra as relações de consumo.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Caxias entra no clima de Natal com acendimento da árvore e chegada de Papai Noel

Bom velhinho chegou na Praça do Pacificador na tirolesa
A cidade de Duque de Caxias entrou em clima de Natal, com o acendimento da Árvore e a chegada de Papai Noel, nesta sexta-feira (11/12), na Praça do Pacificador. A noite foi marcada também pela apresentação da banda Fanfaduque e dos corais da Escola Municipal Professora Dalva Borges Cunha, Colégio Estadual Barão de Mauá, Colégio estadual Abdala Chama e do Colégio Duque de Caxias.  A festa foi marcada, ainda, por um culto ecumênico com o padre Renato Gentile, da Diocese de Duque de Caxias, o pastor Paulo Roberto Freitas, da Igreja Memorial Batista, e o babalorixá Celinho de Barabô, representante de matrizes africanas.
Desde cedo os frequentadores da Praça do Pacificador aguardavam a chegada de Papai Noel, que não decepcionou, descendo de tirolesa do alto da Biblioteca Municipal Governador Leonel Brizola, sendo cercado por dezenas de crianças. Em seguida subiu ao palco onde estava o prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, acompanhado da primeira-dama e secretária de Ações Institucionais e Comunicação Tatyane Lima e do vice-prefeito Laury Villar.
Em sua mensagem de Natal, o prefeito Alexandre Cardoso pediu que as pessoas deixassem o ódio de lado, buscassem o amor e a compreensão. “ O Natal deve ser um momento em que todos devemos deixar de lado o ódio e procurar dar mais amor. Amor às pessoas e a sua cidade. Acredito que 2016 seja um ano de vitórias, de paz’, disse o prefeito antes do acendimento da Árvore de Natal, junto com Papai Noel.
Paz e união também foram os temas do culto ecumênico realizado um pouco antes da chegada do “bom velhinho”, pelos três representantes das religiões, que destacaram o significado do Natal para as famílias.
A cerimonia teve a presença dos secretários municipais e de vereadores.
A cidade terá ainda outros dez locais que terão árvore de natal: Praça Roberto Silveira, Praça da Apoteose e Praça do Gramacho, no primeiro distrito. Praça da Rua 2, no Jardim Primavera, Praça do Galo e Praça da Estação de Saracuruna, no segundo distrito.  Já no terceiro distrito as praças da Matriz, em Santa Cruz da Serra; Imbarie e  Vila Canaã. No quarto distrito a Praça da Mantiquira, em Xerém. 
Expectativa
No final da tarde a movimentação na Praça do Pacificador já era grande, principalmente por parte das crianças, que esperavam a chegada de Papai Noel e o acendimento da Árvore de Natal, de 15 metros, colocada próxima ao Teatro Raul Cortez.
A dona de casa Heloísa Moreira, moradora do bairro Olavo Bilac, conta que estava curiosa para ver a abertura do Natal na cidade.  “ Gosto do Natal e acho bonito a cidade ter esta festa. Estou curiosa de ver a árvore e o Papai Noel. Fico sempre emocionada”, diz.
Quando a luz da árvore foi acesa o público comemorou e não foram poucos os que queriam tirar uma foto com o “bom velhinho” e da árvore.  A árvore ficará na Praça do Pacificador até o dia 6 de janeiro. 
Caxias entra no clima de Natal com acendimento da árvore e chegada de Papai Noel

domingo, 13 de dezembro de 2015

Papai Noel da AVLADUC no Parque Paulista (Duque de Caxias)


A AVLADUC participou no Campo do Botafoguinho (Parque Paulista) em Duque de Caxias do Natal sem Fome.

Evento que se repete pelo nono ano consecutivo.

Trabalho feito pelo Grupo do Botafoguinho (Cardoso), Vectar e Amigos.

O trabalho tem como objetivo a arrecadação de alimentos não perecíveis e brinquedos que são distribuídos às famílias carentes da região.

Na programação tivemos: Futebol de veteranos, Futebol Infantil e um jogo entre solteiros e casados.

Mas, o que realmente mexeu com o público presente foi a chegada do Papai Noel da AVLADUC de Paramotor pousando bem no meio do campo do Botafoguinho.

Quem encarnou o bom velhinho para delírio da garotada foi o piloto Carlos da AVLADUC.

O evento deste ano contou com o apoio do Grupo Chico Halley, AVLADUC, Viana do Churrasquinho e Campinarte Dicas & Fatos.
AVLADUC - (Parapente): Papai Noel da AVLADUC no Parque Paulista (Duque de...

sábado, 12 de dezembro de 2015

G.R.B.C. ESPERANÇA DE NOVA CAMPINAS: Almoço em Homenagem a Ala das Baianas

Numa iniciativa do Campinarte, com o apoio do Clube Amigos do Vídeokê e com a produção e a organização do Bloco Esperança de Nova Campinas, tivemos dia 12/12/2015, um almoço em homenagem a Ala das Baianas do Bloco Esperança de Nova Campinas (Presidente: Jurema Gonzaga).
O prato do dia não poderia ser outro senão um apetitoso angu à baiana e o Bar do Roberto (Rua 10 – Esquina com Av. B) foi o local escolhido para essa justa homenagem da agremiação as suas baianas.
A presidente Jurema Gonzaga aproveitou a ocasião para celebrar a mais nova parceria do verde e branco de Nova Campinas, trata-se do Grupo de Afoxé Omoejá (Presidente Ryan).
Ambas as entidades prometem muitas novidades para 2016, vamos aguardar.
E falando em novidades... Nesse evento também foi anunciada a volta de Karla, um belo reforço para o Carnaval / 2016.
A presidente Jurema anunciou também para breve o lançamento do Troféu Fidelidade e apresentou dois nomes certos para receber tal honraria, estamos falando de Jorge Ferreira (compositor e um dos fundadores do bloco) e Ana Regina (componente da ala das baianas).
Quem marcou presença para também homenagear a ala das baianas do Esperança de Nova Campinas foi o professor de teatro Antonio Moreno. 

Saiba mais no blog do Esperança

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Aniversariante e churrasco de confraternização


Dia 08/12/15, as poderosas lentes do Campinarte captaram lá no Parque Paulista imagens do churrasco de confraternização por ocasião de mais um aniversário do Chico (55), morador e comerciante estabilizado em Nova Campinas.

O espaço foi cedido pelo conhecidíssimo “Galo” amigo e parceiro (à direita).
Como sempre muitos amigos prestigiaram a festa de aniversário do Chico que faz questão da presença de todos, sem exceção.

Uma das presenças garantidas em todos os eventos do gênero na comunidade é a do presidente da Associação de Moradores de Nova Campinas (Milton - à esquerda).

Tivemos até a presença de um corajoso torcedor do (recentemente rebaixado) Vasco da Gama.

E falando em futebol... Tinha tricolor, flamenguista, botafoguense... 
Tinha até um banguense!

Resumo: muita alegria, descontração (ao som das músicas do tempo da jovem guarda), cerveja...
O Coelhinho do Campinarte também marcou presença e aproveitou a oportunidade para desejar ao Chico, muitas felicidades e muitos anos de vida.