O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Blocos agitam a passarela do samba de Caxias

A noite desta segunda-feira (8/2), foi de muita disputa entre os cinco blocos de enredo que querem conquistar o título de campeão do carnaval de Duque de Caxias. O grande vencedor será conhecido nesta sexta-feira, a partir das 10 horas, na quadra da Grande Rio. O desfile foi aberto pelo rei Momo, André Drumond, que estava acompanhado da Rainha, Princesas (incluindo a trans) e do Cidadão Samba.
O secretário de Cultura e Turismo do município, André Oliveira, destacou que trazer o carnaval para o Centro, era motivo de orgulho para a população e um desejo do prefeito Alexandre Cardoso, que atendeu à solicitação da Associação Carnavalesca de Duque de Caxias (ACDUC) organizadora da festa.
 O público que lotou as arquibancadas vibrou com a passagem dos blocos. O primeiro a desfilar foi o Império do Gramacho, que apresentou o enredo “ Brasil Festeiro”. Em seguida foi a vez da Unidos da Laureano, que homenageou o presidente do Cacique de Ramos, com o tema “ Bira presidente. O Cacique maior da tribo do samba”.
Terceiro bloco a entrar na avenida, a Esperança de Nova Campinas teve como enredo “ Grande Otello- talento em verde e branco”.
Luxo marca final do desfile
Os dois últimos blocos, o do China e Flor da Primavera, não pouparam recursos para conquistar as notas necessárias dos jurados e, consequentemente conquistar o título, que atualmente é da agremiação do segundo distrito.
Tendo como tema a escola de samba Grande Rio, o bloco do China apresentou fantasias luxuosas, grandes carros alegóricos e a bateria dando a famosa “paradinha”, que levantou ainda o público nas arquibancadas, que cantou o samba.
Fechando a noite, a Flor da Primavera também não fez por menos, e levou o luxo para a passarela do samba. Com tema afro, Igbé Omnira, um grito de liberdade”, o bloco do segundo distrito, atual campeão do carnaval caxiense mostrou um desfile impecável. Tornando a disputa ainda mais difícil.
Na Praça do Pacificador muitas famílias aproveitaram para acompanhar o desfile, como Elaine Fonseca, moradora do Centro, que se divertiu com a filha Sofia de 4 anos e a sobrinha Jeniffer, de 2 e os pais Wanderley e Vera. “Boa iniciativa dos organizadores. Este ano, os moradores estão podendo se divertir perto de casa e com total segurança”, frisou a dona de casa.
Próximo à concentração dos blocos, Álvaro Matos e a esposa Carmem disseram que saíram de Saracuruna, no segundo distrito para assistir ao desfile de blocos. “O carnaval no centro da cidade ficou mais longe da minha casa, mas como gosto de curtir a folia valeu a pena”, disse Álvaro que também gostou das alegorias das agremiações.
Terreirão tem baile popular
A festa não ficou somente na Avenida Governador Leonel Brizola, onde os blocos de enredos desfilavam. No Terreirão do Samba, uma multidão aproveitou o baile popular. Ao som de sucessos de carnavais passados, as pessoas dançaram e cantaram.
O baile agradou também aos pequenos comerciantes que montaram barracas na Praça do Pacificador. O movimento durante os dias de folia foi considerado bom. Como garante Dona Dora, que colocou toda a família para ajudar em sua barraca, além de contratar vizinhos. “A volta do Carnaval para o centro foi maravilhosa. As pessoas estão se divertindo e gastando nas barracas. Durante esses dias recebi fregueses conhecidos e fiz novas amizades”, disse a barraqueira.
Promovido pela Associação Carnavalesca de Duque de Caxias (ACDUC), em parceria com a iniciativa privada o “Carnaval da Parceria para sua Alegria”, conta com apoio da Prefeitura, através da secretaria municipal de Cultura e Turismo e de outros órgãos. Para infraestrutura foram mobilizadas as secretarias de Defesa Civil e Políticas de Segurança; Saúde; Serviços Públicos; Assistência Social e Direitos Humanos; Ações Institucionais e Comunicação; e Trabalho, Emprego e Renda e Políticas de Desenvolvimento Econômico, responsáveis pela organização do trânsito, controle de público, atendimento médico, distribuição de preservativos e limpeza da área do evento. A segurança está a cargo do 15º Batalhão da Polícia Militar e da Polícia Civil.