O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

sábado, 30 de janeiro de 2016

Comissão aprova projeto que proíbe patrocínio a eventos que estimulem uso de fumo e álcool



A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1320/15, do deputado Daniel Vilela (PMDB-GO), que proíbe órgãos e entidades públicas de patrocinar eventos e produções que estimulem o consumo de derivados de tabaco e de bebidas alcoólicas.
O deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES) foi favorável à medida. Segundo ele, é preciso corrigir a legislação em vigor, que permite ao poder público financiar, ainda que de maneira indireta, atividades nocivas à saúde.

Tramitação
A proposta será analisada de forma conclusiva pelas comissões de Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Newton Araújo
Fonte: Agência Câmara Notícias



quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

O que fazer com seu pet durante o Carnaval?

Entre os meses de dezembro e fevereiro uma triste realidade acomete a alguns animais de estimação: o abandono. Parece mentira, mas o número de animais abandonados no período cresce exponencialmente. Segundo levantamentos realizados por ONGs de São Paulo e do Rio de Janeiro, esse aumento representa cerca de 70% em relação a outros períodos do ano. Isso acontece porque muitos donos querem viajar no período de festas e férias coletivas, mas não sabem o que fazer com os animais.
Para evitar que mais casos como esses aconteçam no período de Carnaval, confira algumas alternativas para que você possa cair na folia sem preocupação, mantendo seu pet seguro e bem tratado. Contrate um petsitter ou peça um help aos amigos. Ao viajar, uma das opções para seu pet ficar bem à vontade é deixá-lo em casa. Para isso, você pode contar com a ajuda de algum amigo ou familiar para ficar responsável pelos cuidados com seu bichinho. Se nenhum conhecido puder assumir a tarefa, existem profissionais habilitados para isso, os petsitters.
O preço varia de acordo com o número de atendimentos e a localização da residência, mas você pode pesquisar em sites como Pet Anjo, My Pet’s Nanny e o PetSitters do Brasil. A pessoa responsável pelo seu pet deve ir de uma a duas vezes diárias na sua casa para dar água, alimentar, limpar as fezes e urina e, no caso de um cão, por exemplo, passear com ele. Para minimizar o estresse do seu animal enquanto estiver fora, não se esqueça de deixar muitos brinquedos à sua disposição.
Dê férias ao seu bichinho. Os hotéis também são uma boa alternativa, mas opte por aqueles que oferecem maior entretenimento aos animais. Assim, seu pet poderá sair da rotina e curtir alguns dias de pura diversão. Na hora de escolher fique atento à infraestrutura oferecida pelo estabelecimento, vale a pena analisar a higiene e as condi- ções do espaço que eles terão para dormir, o atendimento prestado e o auxílio veterinário.
Piscina, serviços de spa e outras atividades para distrair o animal são mais do que bem-vindas, mas não se esqueça de verificar se a piscina está protegida com muros e que um profissional esteja acompanhando as atividades. No caso de gatos, prefira um hotel especializado, pois é comum que estes parem de se alimentar ao passar por possíveis estresses ou traumas com a presença de cães, então em ambientes especializados o profissional consegue reverter o quadro.
Outra informação importante é que, antes de ir para o hotel, o animal precisa estar com todas as vacinas em dia e estar castrado ou fora do período de cio, no caso das fêmeas, para evitar gestações indesejadas. Contrate um anfitrião. Agora, se o seu animal está acostumado a dormir na cama e conviver com humanos, uma boa alternativa é contratar anfitriões que recebam seu bichinho em casa.
No caso de cachorros, uma excelente ferramenta para quem procura um ambiente mais aconchegante e próximo da rotina habitual do companheiro é o DogHero. O aplicativo, disponível em iOS e Android, funciona de maneira semelhante ao Airbnb e oferece uma hospedagem familiar ao pet. Com valores bem abaixo dos hotéis, a plataforma também auxilia na localização da melhor residência para deixar os cães.
Além disso, o dono pode receber fotos e relatório diário, para ficar tranquilo e curtir a viagem. Outra opção é o PetHub, que funciona de maneira semelhante. Enfim, essas são algumas alternativas para você curtir seu Carnaval com a consciência tranquila de que seu pet está em boas mãos. Além disso, também vale lembrar que o abandono ou maus tratos de animais é crime. Retribua todo o amor que seu companheiro lhe dá prezando sempre pelo seu bem-estar e segurança.
** Formada em Medicina Veterinária pela Unisa (Universidade Santo Amaro) e proprietária da Clínica Veterinária Cuidar

Municípios do Rio recebem veículos para combate ao Aedes aegypti | Agência Brasil

Municípios da Baixada Fluminense e nove da região metropolitana do Rio de Janeiro receberam hoje (26) veículos exclusivos para o combate ao mosquito Aedes aegypti no estado. Cada região recebeu 13 carros. Ao todo, 170 carros foram adquiridos pelo governo estadual com verba do Ministério da Saúde para ações de vigilância.

O secretário de Saúde Estadual, Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior, disse que os veículos são fundamentais para possibilitar a mobilidade dos profissionais em campo. “Os carros representam o resgate da estrutura operacional das secretarias municipais de saúde. O dia a dia da vigilância envolve investigação domiciliar dos casos, atuação de equipes em campo, investigação de óbitos. Eles são imprescindíveis para darmos resposta às ações de vigilância”.
Teixeira Júnior informou que, além do combate ao foco do mosquito, a secretaria está padronizando a assistência dos casos com microcefalia em todo o estado, doença recentemente associada ao vírus Zika transmitido pelo Aedes aegypti. “Estamos diante de uma das maiores urgências em saúde pública das últimas décadas, com as ocorrências dos casos de microcefalia. Nesse cenário, precisamos dar a melhor assistência para a gestante e para a criança que venha a ser diagnosticada com microcefalia”, afirmou. “Montamos um protocolo com base nas diretrizes do Ministério da Saúde para que cada profissional da saúde saiba exatamente o que fazer com a gestante e para onde encaminhar a criança com microcefalia para que ela tenha a estimulação mais precoce possível”, ressaltou.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Homem fica ferido após ser atropelado por trem em Duque de Caxias

Um homem, que não teve a identidade divulgada, teve um mal súbito e foi atropelado por uma composição após cair da plataforma no ramal de Gramacho, nas imediações da estação Corte Oito, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense, na manhã desta quarta-feira (27). 
Não há informações sobre o estado de saúde. 
De acordo com a assessoria do Corpo de Bombeiros, a vítima foi levada para o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, também na Baixada. 
Procurada, a assessoria da SuperVia destacou que o homem acessou indevidamente a linha férrea. Durante o período, os intervalos não ficaram prejudicados.


Homem fica ferido após ser atropelado por trem em Duque de Caxias - Manchete Online

Adolescente vai parar na delegacia por quebrar imagens em igreja no RJ

Um adolescente de 13 anos foi parar na delegacia após se envolver em um ato de intolerância religiosa em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, nesta terça-feira (26).  Segundo informou a GloboNews, ele entrou na catedral de Santo Antônio e quebrou duas imagens que estavam no altar. O jovem afirmou na delegacia que a bíblia ensina a não adorar imagens.  A diocese de Duque de Caxias repudiou o ato e acredita que seja uma ação isolada, causada por distorção do que está escrito na bíblia e pelo fundamentalismo adotado por outras igrejas.  O adolescente foi ouvido na delegacia e liberado para os pais. Ele vai responder por crime análogo a dano ao patrimônio.

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Hospital de Clínicas Mário Lioni conquista certificação da Organização Nacional de Acreditação

Referência em atendimento de média e alta complexidades na Baixada Fluminense, a instituição acaba de receber o selo que atesta um alto padrão de qualidade assistencial
Rio de Janeiro, RJ (janeiro de 2016) – O Hospital de Clínicas Mário Lioni, em Duque de Caxias, conquistou a certificação no nível Pleno 2 da Organização Nacional de Acreditação (ONA), a mais importante entidade brasileira certificadora de serviços de saúde. Em 2011, a unidade foi certificada no nível Pleno 1. 
A acreditação da ONA garante que o hospital utiliza protocolos clínicos nacionais padronizados e mensura os processos administrativos e os cuidados assistenciais por meio de indicadores. O resultado, para pacientes e acompanhantes, é mais segurança e qualidade nos atendimentos.
Ao longo dos últimos seis meses, o Hospital de Clínicas Mário Lioni aprimorou seus fluxos, criou processos e incrementou seus indicadores de desempenho e qualidade, com base nas melhores práticas assistenciais utilizadas por instituições hospitalares brasileiras.
O diretor do hospital, Edson Gonçalves Dias da Silva Júnior, salienta a importância da acreditação para os pacientes da Baixada Fluminense que utilizam os serviços do Mário Lioni, referência na região: “Com o processo de acreditação, houve maior integração entre os setores e profissionais do hospital. Fato comprovado em nossa pesquisa de qualidade, que indicou, no mês de dezembro, um percentual de 91,5% de satisfação dos clientes em relação aos atendimentos.”
A metodologia utilizada pela ONA é reconhecida pela International Society for Quality in Health Care (ISQua), associação parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS), que conta com representantes em mais de cem países.
Sobre o Hospital de Clínicas Mário Lioni
Preparado para atender a casos emergenciais, dos mais simples aos de alta complexidade, o Hospital de Clínicas Mário Lioni possui uma ampla rede de serviços médicos especializados. A instituição, localizada em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, proporciona aos moradores da região o atendimento integral em saúde em um único local. Sua estrutura conta com 119 leitos, entre quartos particulares e enfermarias, centro cirúrgico com seis salas para procedimentos de baixa e alta complexidades e estrutura de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 31 leitos (para adultos, pacientes cardiológicos e recém-nascidos), além da emergência 24 horas.
Hospital de Clínicas Mário Lioni conquista certificação da Organização Nacional de Acreditação | Segs.com.br-Portal Nacional|Clipp Noticias para Seguros|Saude

Polícia investiga morte de mulher após cirurgia plástica na barriga e nos seios

Rio - A Polícia Civil investiga a morte de Penha Rodrigues Regina da Silva, de 59 anos, após ser submetida a uma cirurgia plástica na barriga (abdominoplastia) e nos seios (mamoplastia) no Hospital SMH Beneficência Portuguesa, em Petrópolis, na Região Serrana.
A paciente teria sido liberada menos de 24 horas depois do precedimento, realizado por motivos de saúde. Já em casa, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, ela passou mal e foi levada de volta ao hospital. Penha ficou internada por 18 dias e morreu na quarta-feira, dia 20.
Por causa da investigação policial, o corpo de Penha só foi liberado três dias após o falecimento. O enterro foi no domingo, no cemitério do Corte 8, em Duque de Caxias.
Por meio de nota, o hospital afirmou que Penha foi internada e operada conforme indicação de seu médico, Dr. Luiz Augusto Rosli. Segundo a nota, "qualquer conduta adotada em relação à paciente é de competência exclusiva de seu médico assistente". O hospital disse ainda foi montada uma comissão médica interna para acompanhar o caso.
O caso também está sendo investigado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), que abriu sindicância, após a família registrar denúncia.
Segundo a 105ª DP (Petrópolis), um inquérito foi instaurado e testemunhas e parentes da vítima foram ouvidos. A delegacia de Petrópolis solicitou informações ao Cremerj e aguarda o laudo do IML com a causa da morte.

Caxias entra em ritmo de Carnaval com escolha do rei Momo

Festa, pela primeira vez, terá a participação da iniciativa privada
O morador de Duque de Caxias pode preparar a fantasia, porque a cidade terá carnaval. O palco escolhido pela Associação Carnavalesca de Duque de Caxias (ACDUC), é a Avenida Governador Leonel Brizola, entre as ruas rua Nunes Alves e Dr. Manoel Teles, no centro. A Praça do Pacificador não ficará de fora, o espaço se transforma no “terreirão do samba”, com shows no palco externo do Teatro Raul Cortez.   A festa que tem o apoio da Prefeitura, através da secretaria de Cultura e Turismo, será patrocinada pela iniciativa privada, sem qualquer custo para os cofres do município.
O primeiro evento que marca a chegada do Carnaval, acontece nesta sexta-feira (29/1), a partir das 20 horas, no Teatro Raul Cortez, com a eleição do rei Momo, da rainha, princesa, princesa trans (outra novidade), e do Cidadão Samba.
A folia toma conta de Caxias na noite do dia 5 de fevereiro- sexta-feira-  com a apresentação da Corte Momesca e o baile da Cidade, com a Banda da Lira de Ouro, no terreirão do samba. No dia seguinte, começa o desfile de blocos na Avenida Governador Leonel Brizola que receberá grupos afros, blocos de enredos e a Acadêmicos do Grande Rio fechando o carnaval caxiense.
O secretário de Cultura e Turismo de Caxias, André Oliveira, explica que a mudança da festa de Santa Cruz da Serra para o Centro foi uma decisão da ACDUC. “ Respeitamos a decisão deles de trazer a festa para o centro. É importante destacar que o carnaval de Caxias será todo patrocinado pela iniciativa privada, sem qualquer custo para a Prefeitura. A administração municipal estará presente oferecendo infraestrutura, além de equipes das secretarias de Defesa Civil e Políticas de Segurança, Serviços Públicos, Saúde, agentes de trânsito e guarda municipal’, explica.
Para que as festividades transcorram com total segurança para os foliões, a prefeitura será responsável pela infraestrutura e vai mobilizar as secretarias de Defesa Civil e Políticas de Segurança, Saúde, Serviços Públicos e Trabalho, Emprego, Renda e Políticas de Desenvolvimento Econômico que serão responsáveis pela organização do trânsito, controle de público, atendimento médico e limpeza da área do evento. A segurança do público estará a cargo do 15º Batalhão da Polícia Militar e da Polícia Civil.
O desfile de blocos de enredo será na segunda-feira de Carnaval, a partir das 20h. Vão se apresentar os blocos Flor da primavera, do China, Império do Gramacho, Esperança de Nova Campinas e Unidos da Laureano. (Não é a ordem oficial)
Confira a programação
29/1 (sexta-feira)
20h- Eleição da corte mosmeca
Local: Teatro Raul Cortez (Praça do Pacificador- Centro).
5/2 (Sexta-feira)
 20h- Abertura oficial com a apresentação da Corte Momesca e Baile da Cidade de Duque de Caxias, com a Banda da Lira de Ouro. Terreirão do Samba de Duque de Caxias.
Local: Praça do Pacificador (Centro).
6/2(Sábado)
 20h- Desfile dos blocos Plante Uma Muda e Raiz de Verdade- Passarela do Samba
Local: Avenida Governador Leonel Brizola (Centro)
 22h-Priscila Almeida e Banda Galáticos
Local: Palco externo do Teatro Raul Cortez (Praça do Pacificador- terreirão do samba)
7/2 (Domingo)
16h- Terreirão do Samba de Duque de Caxias- Matinê - Baile Infantil com a Banda Charanga do Caneco.
 20h - Desfile dos blocos Imalê Ifé e Boi Guerreiro de Campos Elísios.
Local: Avenida Governador Leonel Brizola
22h- Terreirão do Samba de Duque de Caxias - Marcelo Sá e Banda Panorama
8/2 (Segunda-feira)
20h-Desfile dos blocos
1- GRBC Império do Gramacho
2- GRBC Unidos do Laureano
3- GRBC Esperança de Nova Campinas
4- GRBC do China
5- GRBC Flor da Primavera
9/2 (Terça-feira)
 21h- Terreirão do Samba de Duque de Caxias - Banda Nosso Perfil
22h- Passarela do Samba - Ojuobá Axé
23h- GRES Acadêmicos do Grande Rio
Caxias entra em ritmo de Carnaval com escolha do rei Momo

Duque de Caxias escolhe sua Corte Momesca nesta sexta-feira

A secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias abriu nesta quinta-feira (14/1), as inscrições para rei Momo, rainha, princesa, princesa Trans e Cidadão Samba. Os interessados tem até o dia 28 de janeiro para participar. A corte momesca será escolhida por um júri, no dia 29, no Teatro Raul Cortez, no Centro. Entre os requisitos para uma das vagas é preciso ter 18 anos e ser morador da cidade.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, André Oliveira, este ano foram incluídos novos requisitos para quem pretende integrar a corte momesca. “ Os candidatos devem ser moradores de Duque de Caxias, tanto que no ato da inscrição devem apresentar uma do comprovante de residência. Tocar algum instrumento também é importante para quem irá disputar o título de rei Momo ou Cidadão Samba. Sem contar, ter samba no pé.  É importante também transmitir simpatia e alegria.  Aqueles que forem escolhidos pelos jurados receberão um prêmio em dinheiro”, explica.

Para se inscrever os candidatos devem procurar a sede da secretaria de Cultura e Turismo (Rua Ailton da Costa, 115/ 6º andar- bairro 25 de Agosto. Telefone: 2671-1120), de segunda a sexta-feira, no horário das 9h às 17h.
SERVIÇO
Atividade: Inscrições para corte momesca de Duque de Caxias
Prazo: Até 28 de janeiro
Local de inscrição: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Rua Ailton da Costa, 115/6º andar- bairro 25 de Agosto. Telefone: 2671-1120).
Documentos: Documento de identidade (original e cópia) e comprovante de residência (cópia)
Requisitos: Ser morador de Duque de Caxias, ter 18 anos ou mais, tocar algum instrumento e conhecer bem carnaval.
Premiação:  Rei Momo – R$ 2 mil
Rainha- R$ 2 mil
Princesa- R$ 1.500
Princesa Trans- R$ 1.500
Cidadão Samba- R$ 1.500
A eleição da corte, acontece nesta sexta-feira, dia 29 de janeiro, às 19h, no Teatro Raul Cortez. A entrada é franca e terá a participação especial da bateria do Bloco Plante Uma Muda.

sábado, 23 de janeiro de 2016

Morre a mãe de santo francesa da Baixada Fluminense

A antropóloga de família francesa, nascida em Marrocos, e que se apaixonou pelo Brasil e pelo candomblé, Giselle Cossard, morreu na última quinta-feira, 21, aos 92 anos. Ela chegou ao Brasil na década de 60, com o marido diplomata, e se converteu à religião de matriz africana. Depois de iniciada, tornou-se mãe de santo e assumiu o nome africano Omindarewa. Giselle abriu um terreiro em Santa Cruz da Serra, na cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, região metropolitana do Rio de Janeiro.
Giselle Cossard também escreveu livros sobre o candomblé, apresentados como teses em universidades da França. Em sua juventude na Europa, ela participou da resistência francesa durante a Segunda Guerra Mundial e atuou como espiã. A mãe de santo morreu de câncer. O enterro foi neste sábado, 23, às 16 horas, no Cemitério do Caju, zona norte do Rio.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

O Coelhinho do Campinarte comunica a quem interessar possa

Encontra-se internado desde o início desse ano, no Hospital de Saracuruna, o Presidente Milton Gonçalves do Reis.
Milton sofreu um acidente em sua residência no final de 2015 e (segundo nos foi passado) ele precisa ser submetido a uma cirurgia na bacia.
O presidente da Associação de Moradores de Nova Campinas está aguardando uma transferência para o INTO.
O Coelhinho do Campinarte comunica também que as visitas são das 14 às 15 horas (todos os dias).
Vamos torcer para que tudo corra na mais santa ordem, tudo na mais santa paz e que o Milton volte o mais rápido possível ao convívio dos seus.

domingo, 17 de janeiro de 2016

Jiu-jitsu / Novidade na Equipe PRIME - Graduação de Daniel Mamute

No começo de 2016 Daniel Mamute foi graduado a faixa Roxa pelo seu Mestre João Moreira na "Escola de Artes Marcais ARENA" na equipe PRIME TEAM JIU JITSU, na mesma semana em que saiu o Resultado do Melhor do Ano na Categoria "faixa Azul, Adulto pesadíssimo pela FJJRIO no Ano de 2015.
DANIEL SILVA ARAUJO / 1°colocado....
Daniel Mamute já está se preparando para o seu primeiro campeonato do Ano. Será a sua estreia como Faixa Roxa no Campeonato "ABERTO DE VERÃO da FJJRIO".

Grande Otelo Filho em Nova Campinas

O Esperança de Nova Campinas foi surpreendido nesse sábado, 16/01/2016, simplesmente pelo filho do grande homenageado do verde e branco no Carnaval desse ano – O filho mais velho de Grande Otelo.
Saiba tudo no site da agremiação - clique no link abaixo
G.R.B.C. ESPERANÇA DE NOVA CAMPINAS: Surpresa!... Grande Otelo Filho em Nova Campinas

Caxias ganha centro de triagem de materiais recicláveis

Sustentabilidade e geração de renda. Assim irá funcionar o Centro de Triagem de Materiais Recicláveis, inaugurado nesta sexta-feira (15/1), pela Prefeitura de Duque de Caxias, no Jardim Gramacho. O centro é pioneiro no Estado do Rio na utilização de energia solar e reuso de água. A unidade atenderá catadores de sete cooperativas que participam de um projeto piloto na Vila são Luís, no primeiro distrito, de coleta seletiva.
Na solenidade de inauguração do Centro de Triagem, o prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, ressaltou a importância do projeto por envolver não só a questão da sustentabilidade mas também por gerar renda para os catadores. “É um desafio falar em sustentabilidade sem que envolver resultados econômicos. E a implantação deste centro de triagem faz parte de um projeto que tem início, mas que não pode parar. Ao contrário, o objetivo é outros centros como este sejam implantados no bairro, para atender mais e mais catadores desta área”, afirmou o prefeito que estava acompanhado da primeira-dama e secretária de Ações Institucionais de Comunicação, Tatyane Lima e do vice-prefeito Laury Villar.
O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Luiz Renato Vergara, disse que a entrada em funcionamento do Centro de Triagem era um momento importante, e resultado de um projeto para resgatar a cidadania destas pessoas que trabalham com reciclagem.  “ Este é um momento de grande significado para todos, tanto a prefeitura quanto para os catadores.  A Prefeitura acreditou e investiu neste projeto, que foi construído através de recursos provenientes de medidas compensatórias. Com o centro, estamos fazendo o trabalho de inserção social”, disse o secretário.
Vivendo da reciclagem há 15 anos, Jocimar Figueiredo, considerou a criação do Centro de Triagem de Materiais Recicláveis, uma vitória dos catadores. “ A Prefeitura foi positiva ao construir este centro de triagem. Agora, podemos trabalhar com segurança e saber que vamos ter uma renda certa. Torço para que a coleta seletiva não fique somente na Vila São Luís”, diz a catadora. 
Estiveram presentes secretários municipais, vereadores e representantes de cooperativas de catadores.
Estrutura do Centro de Triagem
Ocupando uma área de 1.200 metros quadrados o Centro de Triagem de Materiais Recicláveis, na Avenida Monte Castelo, no Jardim Gramacho, conta com sete cooperativas de catadores: Coopgram, Cooptotal, Cooper Amigos do Meio Ambiente, Cooper Prosperar, Ambiental Cooper, Cooper Vida e Cooper Ideal. A unidade foi construída através de medidas compensatórias, sem que a Prefeitura tenha investido recursos no centro.
O centro, resultado de uma parceria com a organização não governamental (ONG), Onda Verde, é o primeiro no Estado a utilizar energia solar e o reuso de água. O material reciclável é recolhido pelos catadores na Vila São Luís, onde a Prefeitura, através da secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento desenvolve um projeto-piloto de coleta seletiva. A previsão é coletar diariamente 12 toneladas de material reciclável. Outra novidade oferecida pelo centro de triagem é um aplicativo com informações ao usuário sobre o serviço de coleta seletiva (coletacaxias).

sábado, 16 de janeiro de 2016

Rio Roncador – 16 de Janeiro de 2016 (Nova Campinas)

Nova Campinas – Vejam o que as poderosas lentes do Campinarte captaram ao longo da Avenida A, às margens do rio Roncador.
O nosso Coelhinho percorreu um pequeno trecho e suas lentes registraram muito descaso em relação ao meio ambiente.
A população só percebe as consequências em época de chuva e acaba naturalmente pagando um alto preço por todo esse lixo, carcaças de aparelhos de TV, de sofá, etc.
Atenção – o nosso bravo Coelhinho tem alertado que é preciso ter muito cuidado e tem cobrado das autoridades providências urgentes no que diz respeito ao Rio Roncador.
Pelas imagens o leitor vai perceber que já passou da hora essas “tais providências”.


terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Trânsito impede Paloma Bernardi de ensaiar com a Grande Rio

Além de Sabrina SatoClaudia Leitte e Anitta, o domingo, 10, teria ainda a participação dePaloma Bernardi ensaiando com sua escola pelas ruas de Duque de Caxias - município da região metropolitana do Rio de Janeiro e que abriga a escola. Teria se a rainha de bateria não tivesse dado um bolo na escola. Drama? Climão?
Nada disso. Procurada, a assessoria de imprensa da Grande Rio confirmou a ausência, mas disse que tudo não passou de um problema de trânsito.
"De fato ela estava sendo esperada no nosso ensaio de rua. Combinamos com ela um horário, o motorista foi buscar, mas eles ficaram presos nos trânsito da Linha Amarela (via de acesso do Rio de Janeiro), e não conseguiram chegar. Em dado momento, o próprio Jayder (presidente de honra da escola) mandou ela voltar porque não chegaria a tempo", contou o promoter da agremiação David Brazil, que acrescentou ainda que Paloma estará nesta terça, 12, no ensaio de quadra da escola.
Paloma também falou sobre o assunto em suas redes sociais: "Domingo estava assim...toda trabalhada na make para ir ao ensaio de rua da Grande Rio. Mas eu e o motorista da escola ficamos presos em um trânsito horrível quando estávamos quase chegando! Agora estou com energia acumulada, e nada irá me impedir de cair no samba e de dar um abraço de feliz aniversário no meu presidente Jayder", postou ela na legenda da foto em que aparece sendo maquiada.
Paloma Bernardi (Foto: Gustavo Arrais)Paloma Bernardi: sem climão com a Grande Rio (Foto: Gustavo Arrais)

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Mudanças no trânsito melhora acesso a Santa Cruz da Serra

Os moradores de Santa Cruz da Serra, terceiro distrito de Duque de Caxias, estão se acostumando com as mudanças no trânsito, promovidas pelo Departamento de Trânsito- órgão que integra a secretaria especial de Trabalho, Emprego, Renda e Políticas de Desenvolvimento Econômico. Agentes de trânsito orientam os motoristas sobre as alterações, principalmente na Avenida Automóvel Clube e na pista lateral da Rodovia Washington Luís, sentido Petrópolis que deixou de ser mão dupla.
620ff592 ef41 4488 b6ae 1d8d1a0a30c0
Segundo o secretário Dalmar Lírio Mazinho de Almeida Filho, é comum os motoristas terem dúvidas em relação as mudanças. “As pessoas estão se acostumando com as alterações nas vias e também na nova localização do ponto de ônibus da Avenida Automóvel Clube, que estava mais à frente. O estacionamento do lado esquerdo da via foi proibido, em seu lugar será criada uma ciclofaixa. Para atender os motoristas foram criadas áreas de estacionamento, a partir das Rua Alagoas”, explica.
65090e0b 5d13 4a96 af47 16076b77adb2
“O objetivo das alterações no trânsito foi melhorar o fluxo dos veículos, principalmente do transporte público. Se for preciso fazer alguma modificação, ela acontecerá normalmente. No entanto, é preciso uma avaliação cuidadosa. Pela reação dos motoristas, as mudanças foram positivas, principalmente com o fim do engarrafamento que acontecia nos horários de maior movimento”, afirma Mazinho.
bcd0f151 4f95 4385 af53 61cac07603b3
O motorista também deve estar atento a pista lateral da rodovia, sentido Rio, virou mão única. Com isso, os motoristas não podem mais passar pelo viaduto para entrar em Santa Cruz da Serra, devem seguir até o Arco Metropolitano e retornar.
IMG 8984
A implantação de uma ciclofaixa,dentro do projeto de mudança do trânsito em Santa Cruz da Serra, foi aprovada pelo ajudante de Serviços Gerais, Maurício Santos. " Acho ótimo que a prefeitura faça uma ciclofaixa aqui. A bicicleta é o meu meio de transporte. Posso ir e vir do trabalho com segurança ", comentou.
Já a dona de casa Rosemary Pereira, acha que a ciclofaixa incentivará as pessoas a usar ainda mais suas bicicletas. " Com a ciclofaixa as pessoas não correm o risco de serem atropeladas. Eu mesmo foi começar a fazer compras de bicicleta", garantiu.
Mudanças no trânsito melhora acesso a Santa Cruz da Serra

sábado, 9 de janeiro de 2016

Capoeira em Festa / Aniversário do Grã-mestre Raimundo e do Mestre Irany

As poderosas lentes do Campinarte captaram em janeiro na Associação de Moradores de Nova Campinas (Duque de Caxias), uma festa para comemorar os aniversários de duas pessoas ilustres da Capoeira no Estado do Rio de Janeiro.
O nosso primeiro destaque fica por conta do Grã-mestre Raimundo que nasceu em Jequié (BA), no dia 08/01/1951.

Raimundo Filho (junto com a Mestre Dirce) é um dos fundadores do Grupo de Capoeira Raimundo Filho (13/05/1981).

Como se não bastasse, mais uma curiosidade envolvendo o aniversariante Raimundo Filho: é o Grã-mestre mais antigo da Baixada Fluminense (na foto à esquerda o Mestre Paulo da Luzenza) .
O nosso segundo destaque fica por conta do Mestre Irany que nasceu em 09/01/1950, no bairro de Bonsucesso, Rio de Janeiro.
Mestre Irany tem 46 anos dedicados a capoeira e há 33 anos como Mestre.
 
 
O evento foi bastante concorrido e além de familiares, parentes e amigos dos aniversariantes, marcaram presença alunos, instrutores, contramestres e mestres de vários grupos, academias e associações de capoeira do Brasil.
 
 
O churrasco, como sempre, nota 10 em qualidade e quantidade, pois afinal de contas, essa turma da capoeira come bem.
Veja abaixo alguns flagrantes captados pelo nosso Coelhinho:
Representante da Associação São Cipriano de Capoeira - Mestre Adriana (a primeira mestre de capoeira de Niterói), há 35 anos no esporte.
Representante da Associação Cultural Bonfim – Mestre Soldado, há 50 anos no esporte.
Representante da Associação de Capoeira Mestre Canela – Mestre Mazinho (na foto sentado à esquerda), há 45 anos no esporte (em pé na foto o Mestre Serginho).

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Tradição do Dia de Reis se mantém em Caxias e grupo Flor do Oriente pode virar patrimônio imaterial da cidade

A tradição de se comemorar o Dia de Reis continua em Duque de Caxias. A data ligada ao culto católico de Natal foi lembrada pela secretaria de Cultura de Turismo com a apresentação nesta quarta-feira (6/1), da Folia de Reis Flor do Oriente na Praça do Pacificador, antecedendo o desmonte da Árvore de Natal, que atraiu milhares de pessoas no mês de dezembro.
O grupo Flor do Oriente, que está comemorando 143 anos de fundação, tem sua tradição passada de pai para filho. Seu atual mestre, Rogério, substituiu o pai Sebastião Vicente de Moraes, que durante anos esteve à frente do grupo. Durante a apresentação, fizeram uma homenagem ao antigo mestre.
Durante o evento o secretário de Cultura e Turismo, André Oliveira anunciou o registro da Folia de Reis Flor do Oriente como patrimônio imaterial que será analisado pelo Conselho de  Cultura.
O subsecretário de Cultura e Turismo, Beto Gaspari lembrou a origem do festejo, uma tradição portuguesa que chegou ao Brasil no século 18, e está ligada às manifestações folclóricas em várias regiões do país, principalmente no interior. Os grupos reproduzem a viagem dos Reis Magos a Belém a procura do Deus Menino. Deles fazem parte foliões, músicos, cantores e palhaços que representam os soldados de Herodes. Na sede da Folia de Reis Flor do Oriente os festejos vão se estender até o dia 23 de janeiro com apresentação de grupos do município e de outras regiões.
“Estou maravilhada com esse grupo. Sempre gostei de Folia de Reis e estou emocionada. As cantigas são lindas e mexem com a gente. Temos que manter essa tradição que passa de pai para filho”, disse uma moradora do bairro Sara puí que tirou várias fotos para mostrar aos pais que também gostam das apresentações. “Vou mandar as fotos pelo WhatsApp assim que terminar o evento”, concluiu a dona de casa.
Desmonte da árvore
Encerrada a apresentação do Flor do Oriente, um dos símbolos do Natal começou a desmontada por funcionários da Prefeitura, a Árvore da Praça do Pacificador, uma tradição da cidade, que marca a abertura da festa cristã no município.

Reisado Flor do Oriente divulga seu calendário de atividades

A Folia de Reis Reizado Flor do Oriente, uma das mais antigas do Brasil, baseada na cidade de Duque de Caxias, divulgou o seu giro. Em janeiro a folia realiza a tradicional Festa do Arremate.
24 e 25 de dezembro- Santa Cruz da Serra, Santa Lúcia e Imbariê;
27 de dezembro - Monte Sião , São Bento e Vila Rosário;
01, 02  e 03 de janeiro-  Vila São José, Vista Alegre e Morro da Formiga;
05 de janeiro - Vila Rosário,  Vila São Jose  e Sarapui;
09 e 10 de janeiro- Piabeta e K11  em Nova Iguaçu;
16 e 17 de janeiro-  Miguel couto, Nova Iguaçu;
19 e 20 de janeiro- Areia Branca, Jardim Redentor e Vila Rosário;
Festa do Arremate
Dia 23 de janeiro,   a partir das  21h.
Maiores informações    :
96762-5694  Nora ou  7853-2237  Rogério.


segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Confira a lista dos maiores festivais da Baixada previstos para 2016 - Guia da Baixada

A força criativa da Baixada Fluminense pode ser percebida pelos seus festivais e manifestações semanais que acontecem em diversos pontos da região. Para mostrar o tamanho disso tudo, selecionamos os festivais que atraem públicos superiores a 2.000 pessoas com acesso gratuito. Além disso, separamos alguns nomes de festivais que você deve ficar atenta(o).
Junto dos festivais, reunimos alguns dos vários eventos de agenda fixa na Baixada, totalmente gratuitos, que podem agradar a todos os gostos. Divirta-se na Baixada Fluminense:

Janeiro – Beco Festival

O primeiro festival do ano, o Beco é uma block party (“festa da vizinhança” em tradução livre) que reúne festas da Baixada Fluminense e algumas do Rio de Janeiro, misturando diferentes tribos jovens fora do eixo mainstream da região. Sob o comando das festas Bazinga e BangBang, o Beco Festival tem Marcão Baixada como embaixador, dando um ar de “day-off” (“dia de descanso”, quando os artistas e produtores se juntam para realizar uma festa e se divertirem). A primeira edição atraiu mais de 2.000 pessoas e a previsão para o chamado #becodois é chegar na marca de 5.000.

Abril – Dia da Baixada

A data mais importante do ano na Baixada Fluminense é comemorada no dia 30. Diversas instituições se mobilizam com ações de vários tipos, para compôr uma grande agenda de atividades em toda a região. O Site da Baixada anualmente realiza uma ampla cobertura para seus leitores acompanharem tantos eventos simultâneos. No segundo semestre, o Forum Cultural da Baixada Fluminense agracia os realizadores destas ações durante a entrega do Prêmio Baixada.

Julho – Semana do Rock de Mesquita

Em comemoração ao Dia Mundial do Rock, a cidade de Mesquita recebe um festival formado por diversas bandas do gênero. O evento é produzido por diversos jovens produtores ligados à cena Rock n’roll tanto de Mesquita quanto de cidades vizinhas. Hoje faz parte do calendário oficial da cidade.

Setembro/Outubro – EncontrArte

O Encontro de Artes Cênicas da Baixada Fluminense chega ao seu 15° ano em 2016. Normalmente acontece entre setembro e outubro e seu edital, que é voltado para grupos de teatro de todo o Brasil e exterior, abre por volta de maio e junho. O Festival já experimentou diversos formatos com apresentações em praças, montagem de uma tenda na Via Light, apresentações em escolas e, claro, em teatros fechados como o Teatro Sesc de Nova Iguaçu e a Casa de Cultura de Nova Iguaçu. Até a Vila Olímpica já recebeu espetáculos do festival, que atrai uma média de 2.500 pessoas por ano.

Novembro – Meeting Of Favela

O maior encontro de grafite voluntário do mundo acontece na Vila Operária (Duque de Caxias). Tradicionalmente realizado no último domingo do mês de novembro, o MOF completa o ciclo de 10 anos ao realizar sua 11a edição. Em 2015 foram mais de 2.000 artistas, que movimentaram mais de R$100.000,00 num único dia dentro da Vila Operária, gerando renda e deixando um legado artístico na comunidade. A ideia do MOF é reunir a comunidade e os artistas para um grande encontro que celebra a arte urbana e converge as expressões criativas dos guetos do mundo, principalmente da América Latina.

Festivais ainda sem data prevista

No último ano, a Baixada voltou a receber alguns festivais que haviam dado uma pausa na sua agenda ou não têm uma data fixa. Não poderíamos montar uma lista de grandes festivais para o público sem mencioná-los – e aguardar a confirmação das suas próximas edições.

Festival Roque Pense!

O 1º Circuito Rock de bandas com mulheres na Baixada Fluminense. As atividades do festival promovem uma cultura antissexista e leva muito rock para um público de 1.000 pessoas, atraídos por bandas de rock majoritariamente formadas por mulheres.

Iguacine

O Festival de Cinema de Nova Iguaçu chegou à sua quarta edição, que aconteceu no final de novembro de 2015. Com exibições em diversos pontos da cidade, incluindo uma praça, o festival traz cinema independente de graça para a população, com uma semana recheada de filmes. São cineastas de todo o Brasil e especialmente da Baixada selecionados para compôr a programação.

Extra: agenda fixa de eventos

Além dos grandes festivais para mais de duas mil pessoas, a Baixada conta com uma rede potente de eventos. Essa rede é fundamental para a articulação e realização de grandes culminâncias, além de manter viva a cultura de resistência na região.

Duque de Caxias: Cineclube Mate com Angu

Toda última quarta-feira do mês, o tradicionalíssimo Mate com Angu reúne sua turma para exibir filmes em sessões temáticas. Atualmente o Mate acontece na Lira de Ouro, em Duque de Caxias.

Nilópolis: Sarau Rua

Toda última sexta-feira do mês, na Praça dos Estudantes, ao lado da Prefeitura de Nilópolis, poetas de vários cantos se reúnem para declamar sua poesia. O RUA se tornou um movimento poético, mostrando que nem só de samba vive a terra da Beija-Flor.

Nova Iguaçu: Cineclube Buraco do Getúlio

Após ocupar um bar e um centro cultural, agora o Buraco ocupa a Praça dos Direitos Humanos, no Centro de Nova Iguaçu. São sessões temáticas, na maioria das vezes com uma pegada ativista.

Nova Iguaçu: Sarau Poetas Compulsivos

Todo primeiro sábado tem Poetas Compulsivos. O evento é organizado pela Hulle Brasil, marca criada por Dudu de Morro Agudo que é um dos fundadores do Movimento Enraizados.

São João de Meriti: Cineclube de Guerrilha

Todo mês tem Cineclube de Guerrilha em São João, com sessões trash que atraem artistas e intelectuais de diversos cantos da Baixada. O Cineclube acontece no Bar do Caramujo, Centro de São João de Meriti, a poucos minutos do Metrô.

Duque de Caxias: Coletivo FALA

Com um calendário próprio de ações, o FALA realiza diversas ações em Lote XV e arredores. Da mistura do rap com jazz aos encontros das bandas de rock, o grupo se une para promover eventos diferentes do dia-a-dia do interior da Baixada.
2o Sábado – Feira do troca troca
2o Domingo – Block Cult
3a Sexta – Rapfreejazz


Outros eventos não listados

Ao longo do ano atualizaremos a lista de eventos com agenda fixa. As rodas de rima serão abordadas numa matéria especial. Você pode acompanhar as datas da maioria deles acessando a agenda do Site da Baixada:


Toda quinta-feira o Site da Baixada envia a agenda do fim-de-semana para os seus leitores, clique aqui para se cadastrar e receber gratuitamente, caso ainda não tenha se cadastrado.
Wesley Brasil
wesley@sitedabaixada.com.br